“Mecanismos de discriminação étnico-racial no país se revelam na dinâmica do mercado de trabalho. Estudo do
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizado em 2010, mostra que a população
negra teve uma trajetória desfavorável para se manter ou ascender no emprego, quando comparada a não negros, nas
principais regiões metropolitanas do país. Aproximadas, as taxas de desemprego por cor, entre 2007 e 2010, indicam um maior
número de desempregados negros. Em razão da pobreza de parte dessas famílias, a entrada de jovens no mercado de trabalho
costuma ser precoce, dificultando a conclusão dos estudos de nível básico e o ingresso no ensino superior ou em cursos de
qualificação. Por exercerem trabalho precário, muitas vezes informal, essas pessoas precisam permanecer mais tempo
trabalhando para obter o direito à aposentadoria.”
ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. p. 129.
Considerando a relação entre educação formal e qualificação profissional proposta pela passagem acima e na obra
citada, qual é o principal mecanismo que atualmente visa minimizar as desigualdades sociais e a discriminação étnico-
racial apontadas no trecho? Adicionalmente, aponte três aspectos dessa relação e uma ação do Estado que levaram à
necessidade de criação desse mecanismo.