Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2023)Número Original: 60Código: 12877641

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Exibir texto da questão

Observe abaixo duas pinturas históricas oitocentistas que se tornaram cânones visuais da História do Brasil, e que são acio- nadas, por exemplo, nas comemorações do Bicentenário da In- dependência. (Independência ou Morte, Pedro Américo, 1888.) A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito da produção do passado histórico. a) As duas telas encenam dois fatos históricos fundamentais da memória nacional: o descobrimento do Brasil e a funda- ção da nação independente. Inseridas no panteão histórico nacional, elas valorizam a história global e a Europa. b) Prática do ideário nacionalista oitocentista, a celebração, na pintura histórica, dos fatos nacionais estava associada à pro- dução — do ponto de vista dos trabalhadores retratados na tela — de uma visão de passado da nação. c) Celebrar eventos do passado foi estratégico para as iden- tidades coloniais criadas no século XIX. Assim, pertencer a uma nação significava herdar um passado de valorização da diversidade étnica e igualdade social. d) Estas pinturas inseriam-se em políticas de memória que construíam e traduziam valores fundamentais das identida- des nacionais. Elas ensinavam sobre as origens da nação e estabeleciam referências identitárias para os cidadãos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f

Exibir Questões - UNICAMP

Questões Parecidas

1(UFRGS - 2022)Número Original: 45Código: 11557151

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2022
Exibir texto da questão

Observe a figura abaixo. “Independência ou morte” (1888), Pedro Américo, Museu Paulista da USP. O quadro “Independência ou morte” está localizado no Salão Nobre do Monumento do Ipiranga. Construído entre 1885 e 1890, o edifício-monumento tinha como objetivos reforçar o 7 de setembro como episódio que promoveu o “nascimento do Brasil”, apresentar D. Pedro como herói nacional e construir uma memória positiva do Império. O prédio, hoje Museu Paulista da USP, fechado desde 2013, será reaberto ao público em 2022, no marco das rememorações do bicentenário da independência do Brasil. Considere as afirmações abaixo, sobre a conformação da memória da independência. I - A narrativa gloriosa do Império e de D. Pedro, presente na tela e no edifício-monumento, foi elaborada em uma conjuntura de crise da monarquia e de intensificação da propaganda republicana. II - A tela, mesmo executada décadas depois dos acontecimentos, representa um retrato fiel dos episódios ocorridos na colina do Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822. HI- O quadro contribuiu para a criação de uma imagem do “nascimento do Brasil” a partir da heroicização do gesto de D. Pedro, representando emblematicamente o episódio do Ipiranga como marco da independência do Brasil. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) L Ile II.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 51Código: 9774

Primeiro exame de qualificação

Questões de identificações (Hist.) Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2010
Exibir texto da questão

Independência ou morte! PEDRO AMÉRICO wow des utcg edu br Essa tela foi produzida entre 1886 e 1888, momento de crise do Estado Imperial e de expansão do republicanismo. A imagem da independência do Brasil nela representada enfatiza uma memória desse acontecimento político entendido como: (A) ação militar dos grupos populares (B) fundação heroica do regime monárquico (O) | libertação patriótica pelos líderes brasileiros (D) luta emancipadora face ao domínio estrangeiro


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?