Observe abaixo duas pinturas históricas oitocentistas que se
tornaram cânones visuais da História do Brasil, e que são acio-
nadas, por exemplo, nas comemorações do Bicentenário da In-
dependência.
(Independência ou Morte, Pedro Américo, 1888.)
A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a
respeito da produção do passado histórico.
a) As duas telas encenam dois fatos históricos fundamentais
da memória nacional: o descobrimento do Brasil e a funda-
ção da nação independente. Inseridas no panteão histórico
nacional, elas valorizam a história global e a Europa.
b) Prática do ideário nacionalista oitocentista, a celebração, na
pintura histórica, dos fatos nacionais estava associada à pro-
dução — do ponto de vista dos trabalhadores retratados na
tela — de uma visão de passado da nação.
c) Celebrar eventos do passado foi estratégico para as iden-
tidades coloniais criadas no século XIX. Assim, pertencer a
uma nação significava herdar um passado de valorização da
diversidade étnica e igualdade social.
d) Estas pinturas inseriam-se em políticas de memória que
construíam e traduziam valores fundamentais das identida-
des nacionais. Elas ensinavam sobre as origens da nação e
estabeleciam referências identitárias para os cidadãos.