Os nossos longínquos antepassados só aprenderam a planejar 0 futuro depois que descobriram a semente. O uso de sementes
provocou uma verdadeira revolução. Aos poucos, o homem aprendeu que poderia substituir o seu cansaço em busca da caça por
outro menor: o da criação de animais. A mulher, por sua vez, aprendeu que melhor do que recolher as frutas caidas era culivá-las
com a agricultura.
Foinesse periodo que o ser humano percebeu que, enquanto o animal deve satisfazer suas necessidades aqui e agora, o serhumano
pode planejar o futuro, pois aprendeu que, trabalhando hoje, poderá obter alimento daqui a seis meses.
(MASI Domenico O ócio criativo. Rio de Jane: Setate, 200, p 32, Adaptado
A época histórica a que o texto se refere é a
(A) Idade Média, em que homens e mulheres trabalhavam no campo e sob o controle dos senhores feudais.
(B) Era Moderna, em que o desenvolvimento científico foi impulsionado pelas descobertas do Renascimento.
(C) Antiguidade Clássica, em que havia uma grande discriminação às mulheres, tratadas como inferiores pelos homens.
(D) Pré-História, em que têm início os processos de sedentarização e de produção de alimento pelo ser humano
(E) Idade Contemporânea, em que a agricultura e a pecuária tornaram-se fonte de lucro e não apenas de sustento.