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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2022)Número Original: 78Código: 12794896

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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TEXTO | Manda o Santo Ofício da Inquisição que ninguém, seja qual for seu estado, idade ou condição, pare com carroça, caleça ou montaria nem atrapalhe com mesas ou cadeiras o centro das ruas, que vão da Inquisição a São Domingos, nem atravesse a procissão em ponto algum da ida ou da volta, amanhã, 19 do corrente, em que se celebrará auto de fé. E também que nem nesse dia nem nos dos açoites ouse alguém atirar nos réus maçãs, pedras, laranjas nem outra coisa qualquer. PALMA, R. Anais da Inquisição de Lima. São Paulo: Edusp; Giordano, 1992 (adaptado). TEXTO II Como acontece em todos os ritos, o sentido do auto da fé é conferido pela sequência dos atos que o compõem. Os lugares, as posturas, os gestos, as palavras são fixados previamente em toda a sua complexidade. Por isso, o auto da fé apresenta momentos fortes — durante a preparação, a encenação, o ato e a recepção — que convém seguir em seus pormenores. BETHENCOURT, F. Historia das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália — séculos XV-XIX. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. O rito mencionado nos textos demonstra a capacidade da Igreja em abrandar cerimônias de punição. favorecer anseios de violência. criticar políticas de disciplina. produzir padrões de conduta. ordenar cultos de heresia. VOVOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f

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1(UEL - 2018)Número Original: 2Código: 9457535

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEL 2018
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A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e os outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não sofrem com a sua disjunção; os serviços prestados por uma são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo. De modo que essa tripla associação nem por isso é menos unida, e é assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz. (Adalbéron de Laon (c. 1020). Apud LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa: Estampa, 1984. p.45-46.) Esse texto se refere a Europa cristã medieval como a “casa de Deus”. A partir de tais informações, aponte o papel da Igreja Católica na criação e na manutenção do chamado Regime Feudal.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(URCA - 2018)Número Original: 55Código: 10123863

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f Europa.b
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Questão de Vestibular - URCA 2018
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“Ao usurário, a Igreja e os poderes laicos diziam: “Escolha: a bolsa ou a vida!. Mas o usurário pensava: o que eu quero é “a bolsa e a vida”. Os usurários impenitentes que, no momento da morte, preferiam não restituir o dinheiro mal adquirido ou mesmo leva-lo consigo para a morte zombando do Inferno que lhes era prometido, devem ter sido apenas uma minoria. Pode-se mesmo perguntar se não se tratava de usurários imaginados pela propaganda eclesiástica para melhor divulgar sua mensagem. Tal atitude seria explicada apenas pela descrença, e o descrente do século XIII aparece mais como uma hipótese do que como um personagem real.” (GOFF, Jacques le. A bolsa e a vida: a usura na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1989) Assinale das alternativas abaixo aquela que podemos considerar correta em relação ao que afirma o historiador medievalista: A) Anteriormente ao século XIII, numa sociedade de cristianização incompleta, a religião tinha imposto sua lei, mas não tinha penetrado em todas consciências. Havia homens e mulheres que se entregavam à busca dos bens mundanos, arrastados ao pecado pela atração dos gozos terrestres B) O cristianismo medieval europeu, anterior ao século XIII, era intolerante e obrigava os laicos a viverem como “santos”, devendo fazer penitência e respeitar a religião, enquanto os clérigos, especialmente os monges, viviam do pecado da usura. C) Os laicos medievais europeus dos séculos anteriores ao século XIII viviam em um estado permanente de natureza selvagem incentivado pela Igreja, reis e imperadores, como forma de limitar o número de contemplados para um lugar no paraíso. D) Para os poderosos medievais anteriores ao século XIII Deus estava longe e o mundo próximo, duro, atormentado pela fome, doenças e guerras, enquanto os laicos pobres davam graças a Deus e a salvação. E) Por volta do ano mil, estabeleceu-se o Feudalismo na Europa e com ele aumentaram as injustiças e as desigualdades, enquanto a Igreja abandonou a ideia de cristianizar a sociedade e procurou desmistificar a ideia de existência do Diabo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNITAU - 2018)Número Original: 12Código: 10595592

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
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“Na Alta Idade Média, esperava-se dos reis que eles cooperassem no embelezamento dos monumentos religiosos. Tal ação fazia parte das missões da realeza. Eu falei de Afonso e de Henrique que ajudaram Cluny, eles eram reis — assim como Robert le Pieux que seu biógrafo Helgaud e que Oderic de Sens louvam especialmente por terem generosamente contribuído para o embelezamento de muitas igrejas. Outrora, com efeito, os soberanos dispunham de maiores rendimentos monetários. A sagração sobretudo os colocava entre os Oratores, entre os oficiantes das liturgias, o que lhes impunha participar da cultura eclesiástica. Eles cooperavam diretamente para a eflorescência desta última, mantendo, no seu palatium, esse centro maior de criação que era a capela, e todas as oficinas, de arte, de escrita, de reflexão, que lhes eram associadas, espalhando seus benefícios sobre as catedrais e sobre as abadias reais, e finalmente garantindo a paz, propícia aos trabalhos do espírito. O patrocínio foi, originariamente, a função específica do rei, lugar-tenente de Deus na Terra. Ora, essa função, no século XII, a aristocracia inteira pretende preencher”. DUBY, G. Idade Média, Idade dos Homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 175. Considerando a temática abordada no texto, é CORRETO afirmar: a) Na Alta Idade Média, esperava-se dos reis que cooperassem no embelezamento dos monumentos, para que pudessem criar representações de si e de seu poder para seus súditos. b) A coroação de um rei simbolizava uma união entre os poderes espiritual e temporal, de modo que o rei passava a servir, também, à Igreja. Patrocinar a arte sacra era uma das missões da realeza. c) Durante o período da Idade Média, os reis foram figuras importantes, de modo que a própria aristocracia os seguia no patrocínio da arte sacra. d) Os reis, por serem bastante religiosos e por estarem em um momento de grande opulência de rendimentos monetários, tornavam-se, de forma voluntária, grandes patrocinadores da arte sacra, espalhando seus benefícios sobre as catedrais e sobre as abadias reais. e) O rei era um símbolo que precisava ser celebrado em grandes construções.


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     A     
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4(UEG - 2019)Número Original: 41Código: 9632384

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEG 2019
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Leia o texto a seguir. Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submetei-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura: “jorra leite e mel” foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo, a terra mais que todas frutífera, como um novo paraíso dos deleites. Papa Urbano Il. In: HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. São Paulo: Zahar, 1979. p. 28. O texto citado é um trecho do discurso do papa Urbano II no Concílio de Clemont, em 1095, no qual o pontífice defende a necessidade de os europeus partirem em uma Cruzada rumo ao oriente. Essa expedição militar ficou conhecida como a) Cruzada dos Reis, fracassada militarmente, mas que estabeleceu acordos diplomáticos que possibilitaram peregrinações a Jerusalém. b) Cruzada das Crianças, baseada na crença de que apenas os puros e inocentes, os “filhos de Israel”, poderiam libertar Jerusalém. c) Cruzada Comercial, liderada por comerciantes de Veneza, que se desviaram de Jerusalém e saquearam a cidade de Constantinopla. d) Cruzada dos Pobres, liderada por líderes messiânicos que pretendiam enriquecer conquistando os tesouros de Jerusalém. e) Cruzada dos Nobres, uma campanha bem-sucedida que chegou a fundar em moldes feudais o Reino Latino de Jerusalém.


Opções de Resposta: 
     A     
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5(UNESP - 2017)Número Original: 32Código: 6986951

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f Europa.b
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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A Igreja foi responsável direta por mais uma transfor- mação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condi- ção de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas. (Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.) O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã (A) tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos. (B) limitou suas atividades à esfera cultural e evitou parti- cipar das lutas políticas durante o Feudalismo. (C) manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade Média. (D) reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia imperial. (E) combateu o universo religioso do Feudalismo e pro- pagou, em meio aos povos sem escrita, o paganismo greco-romano.


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