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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2009)Número Original: 23Código: 12710

Verão

Sentido das práticas mercantilistas dos Estados absolutos na Idade Moderna .f Práticas do sistema mercantilista (História)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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O mercantilismo europeu, com suas origens na for- mação do Estado modemo, fundamenta-se em dois princípios: A) colbertismo B) bulionismo C) metalismo D) metalismo E) protecionismo absolutismo intervenção do Estado industrialismo balanca comercial favoravel liberdade dos mercados


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Sentido das práticas mercantilistas dos Estados absolutos na Idade Moderna .f - Práticas do sistema mercantilista (História)

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Questões Parecidas

1(FAMERP - 2023)Número Original: 23Código: 12988596

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Práticas do sistema mercantilista (História)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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O sistema de capitanias hereditárias, implantado na década de 1530 na colonização da América portuguesa, (A) gerou contrastes entre áreas de forte exploração econô- mica e áreas de povoamento. (B) determinou o avanço da ocupação e da exploração para o interior da possessão colonial. (C) eliminou a interferência política e econômica da metró- pole sobre a colonização. (D) assegurou a uniformidade administrativa e exploratória da totalidade do território colonial. (E) facilitou a invasão e a ocupação de regiões da colônia por países vizinhos na América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
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     E     




2(ENEM - 2022)Número Original: 86Código: 12794911

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Processos e fatos históricos sobre as dinâmicas entre senhores e escravos no contexto dos impérios coloniais .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com o Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados. ABREU, J. L. N. A Colônia enferma e a saúde dos povos: a medicina das “luzes” e as informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado). De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos econômicos das elites. naturalistas dos viajantes. abolicionistas dos letrados. tradicionalistas dos nativos. emancipadores das metrópoles. VOVO O


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     A     
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3(UNESP - 2021)Número Original: 33Código: 9350698

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Sentido das práticas mercantilistas dos Estados absolutos na Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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As práticas econômicas mercantilistas são frequentemente relacionadas aos Estados modernos e representam (A) uma concentração de capitais, alcançada principalmente por meio da exploração colonial e de mecanismos de pro- teção comercial. (B) uma difusão do comércio em escala mundial, obtida com a globalização da economia e a multipolaridade geoes- tratégica. (C) uma redução profunda no grau de intervenção do Estado na economia, que passou a ser gerida pelos movimentos do mercado. (D) o resultado da concentração do poder político nas mãos de governantes que defendiam, sobretudo, os valores e interesses da burguesia industrial. (E) o combate sistemático às formas compulsórias de traba- lho, que impediam o crescimento dos mercados consumi- dores internos nos países europeus.


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4(UNESP - 2018)Número Original: 34Código: 7002178

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Questões com causas ou consequências (Hist.) Significados da colonização europeia das ilhas do Caribe para toda a América.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Os problemas ocorridos na colonização das ilhas do Caribe podem ser considerados “exemplares para toda a América”, pois geraram (A) a identificação de uma grande oportunidade, para nativos e europeus, de conviver com outros povos e desenvolver a tolerância e o respeito a valores morais e culturais diferentes. (B) o temor, nos indígenas, diante da ambição europeia e a percepção, pelos europeus, da dificuldade de estru- turar o empreendimento colonial e manter o controle de terras e povos tão distantes. (C) o início de um longo conflito entre os europeus e as populações nativas, que provocou perdas humanas e financeiras nos dois lados, inviabilizando a exploração comercial da América. (D) a formação de uma elite colonial que recusava subme- ter-se às ordens das coroas europeias e dispunha de plena autonomia na produção e comercialização das mercadorias. m o reconhecimento, pelos europeus, da necessidade de instalação de feitorias no litoral para a segurança dos viajantes e a aceitação, pelos nativos, da hege- monia dos conquistadores.


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5(UNESP - 2018)Número Original: 36Código: 7002182

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Participação da Igreja Católica na montagem da empresa colonial na América portuguesa e espanhola.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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“À instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e pró- xima dos autóctones” contribuiu para a dominação espa- nhola e portuguesa da América, uma vez que os religiosos (A) mediaram os conflitos entre grupos indígenas rivais e asseguraram o estabelecimento de relações amistosas destes com os colonizadores. (B) aceitaram a imposição de tributos às comunidades indígenas, mas impediram a utilização de nativos na agricultura e na mineração. (C) toleraram as religiosidades dos povos nativos e assim conseguiram convencê-los a colaborar com o avanço da colonização. (D) rejeitaram os regimes de trabalho compulsório, mas estimularam o emprego de mão de obra indígena em obras públicas. (E) desenvolveram missões de cristianização dos nativos e facilitaram o emprego de mão de obra indígena na empresa colonial.


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