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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2010)Número Original: 17Código: 12649

Inverno

Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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INSTRUÇÃO: Responda à questão com base nas afirmativas a seguir, acerca das categorias dos insetos quanto ao seu desenvolvimento. Ametábolos (do grego: a = negação; metabole = transformação): do ovo emerge um indivíduo muito semelhante ao adulto, ou seja, não ocorre um estágio de larva antes de o jovem inseto atin- gir a fase adulta. Não há uma forte transforma- ção durante o desenvolvimento do inseto, pois a forma jovem já se assemelha à do adulto, sendo apenas menor. Hemimetábolos (do grego: hemi = metade): as formas jovens (ninfas) já têm alguma semelhan- ça com adulto, e ocorre apenas uma metamor- fose incompleta. A cada muda, a semelhança com o adulto torna-se maior. Holometábolos (do grego, holos = total): do ovo eclode uma larva de corpo segmentado, muitas vezes sem patas, olhos ou asas. Ocorre, então, uma metamorfose completa com mudas até a transformação em pupa. A pupa sofre profundas mudanças: os tecidos larvais são destruídos e novos tecidos, característicos do adulto, são formados. Uma vez formado, o adulto rompe a cutícula pupal e emerge, não sofrendo mais nenhuma muda. São exemplos corretos de ametábolos, hemimeta- bolos e holometábolos, respectivamente, A) B) Cc) D) E) a barata, o grilo e a mariposa. a barata, a formiga e o grilo. a mosca, a barata e a mariposa. a mosca, o grilo e a barata. a traça, a barata e a mariposa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 50

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Classe Insecta (Insetos)

Exibir Questões - PUC - RIO GRANDE DO SUL

Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2011)Número Original: 67Código: 13700

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Classe Arachnida (Aracnídeos) Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Identificação do número de insetos de uma coleta .f Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a profes- sora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, pre- servados e montados para a exposição. Exemplo de insetário para exposição ou coleção científica. Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de ara- nhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espé- cie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é (A) 24. (B) 19. (C) 18. (D) 14. (E) 12.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP - 2018)Número Original: 3Código: 6984817

Segunda Fase - Terceiro dia

Identificação das fases de desenvolvimento dos insetos .f Características da metamorfose dos insetos .f
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Questão de Vestibular - USP 2018
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Gafanhotos alados (Orthoptera), formando nuvens, atacaram recentemente lavouras de mandioca, na região Norte do Brasil, trazendo prejuízos econômicos. Outra praga agrícola que vem causando danos para a economia é a lagarta-do-cartucho (Lepidoptera), que ataca plantações de milho e reduz a produção desse grão em até 50%. a) Como esses insetos são classificados quanto ao tipo de desenvolvimento e ao processo de metamorfose? b) Quais são as fases de desenvolvimento representadas pelo gafanhoto alado e pela lagarta?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(FAMERP - 2015)Número Original: 7Código: 7890714

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Características externas dos insetos .f Resposta no nome do tópico .f Identificação das fases de desenvolvimento dos insetos .f Uso de figuras (Biologia).t Classificação taxonômica dos artrópodes .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2015
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As figuras mostram a espécie Lonomia obliqua (ordem Lepidoptera) em duas fases distintas: quando lagarta (taturana), bastante perigosa ao ser humano, em função da elevada toxicidade do veneno contido em suas cerdas; e já metamorfo- seada em mariposa, não representando risco algum. LAGARTA MARIPOSA (www.inaturalist.org) (http://rnesanantonio.blogspot.com.br) a) A qual filo e classe pertence esse animal? Cite duas características externas exclusivas dos integrantes dessa classe. b) Qual o tipo de desenvolvimento característico dessa ordem? Indique suas etapas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 67Código: 14097

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Filo Arthropoda (Artrópodes) Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Observe os quadrinhos. Esta lagarta mole e comprida a) Tenho Deixa de nojo de | frescura! mexer na| Eu conheço o minhoca! À seu passado! vai virar uma borboleta ... (Fernando Gonsales, Folha de S.Paulo, 18.06.2009.) Sobre o contido nos quadrinhos, os alunos em uma aula de bio- logia afirmaram que: 1. O besouro, assim como a borboleta, apresenta uma fase lar- val no início de seu desenvolvimento. II. As lagartas são genética e evolutivamente mais aparentadas às minhocas que aos besouros. TI. Ao contrário dos besouros, que possuem sistema circulató- rio fechado, com hemoglobina, as borboletas e as minhocas possuem sistema circulatório aberto, sem hemoglobina. É correto apenas o que se afirma em (A) L (B) IL (© Te IL (D) Te III. (E) We Ill.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 57Código: 8325

Segunda série

Angiospermas Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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A figura abaixo ilustra uma das inúmeras relações entre plantas e animais. Durante o processo evolutivo dos dois gmpos, essa interação tem sido muito importante, em especial, para a reprodução das angiospermas. Disponível em: ‘nn /eommons wikimedis.org/ .ge European honey bee extracts nee taripg>. Acesso em: 08 out. 2008, wiki Com relação aos dois grupos, é correto afirmar: a) Os insetos e as angiospermas representam, respectivamente, os dois grupos de maior diversidade dentre os animais e as plantas. b) As angiospermas representam o único grupo vegetal que forma tubo polínico. c) Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça e abdome. d) Os insetos apresentam sexos separados e são animais vivíparos. e) As angiospermas formam, após a dupla fecundação, um embrião 3n e um endosperma 2n.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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