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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2022)Número Original: 17Código: 11854993

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre o mundo como estética .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Nietzsche diz que “o mundo só se justifica como fenômeno estético”, sensível, e apresenta isso em uma teoria da tragédia (particularmente, a grega) como encontro e rivalidade entre duas potências sensíveis da natureza, os impulsos dionisíaco e apolíneo. Então, é correto dizer que, para Nietzsche, A) B) c) D) o mundo é sensível, fenomênico, e a arte é uma aparência sensível que confirma uma realidade igualmente sensível, fenomênica. os impulsos dionisíaco e apolíneo são forças espirituais que se manifestam na arte, que é a aparência sensível do suprassensível. a tragédia, a arte, é a percepção sensível dos corpos animados e inanimados, como se encontram, nas ciências, a biologia e a física. ao mostrar o destino dos heróis, a tragédia mostra que eles, ao se submeterem às forças da natureza, pecam, têm culpa e pagam por ela.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Considerações filosóficas de Nietzsche sobre o mundo como estética .f

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1(UEL - 2022)Número Original: 29Código: 12918002

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre o mundo como estética .f
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Questão de Vestibular - UEL 2022
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Leia o texto a seguir. Teremos ganho muito a favor da ciência estética se chegarmos não apenas à intelecção lógica mas à certeza imediata da introvisão [Anschauung] de que o contínuo desenvolvimento da arte está ligado à duplicidade do apolíneo e do dionisíaco, da mesma maneira como a procriação depende da dualidade dos sexos, em que a luta é incessante e onde intervêm periódicas reconciliações. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 27. A compreensão do processo de criação a partir da analogia com a procriação, da valorização da intuição e da crítica ao conceito renovou profundamente a estética filosófica. A respeito da teoria nietzscheana da criação, manifesta na sua interpretação do apolíneo e do dionisíaco, assi- nale a alternativa correta. a) O dionisíaco, elogiado por Nietzsche como símbolo de um acordo superior entre o humano e a natureza, tem como marca característica a dissolução do humano. b) O apolíneo representa o âmbito da dissolução das formas, da embriaguez; enquanto o dionisíaco diz respeito ao âmbito figurativo do sonho. c) O procedimento dialético socrático, discutido por Nietzsche, mantém a tensão característica da tragédia, sendo a lógica uma criação resultante do equilíbrio entre a forma e o informe. d) A cultura da ópera representa o renascimento da tragédia, pois reconstitui os vínculos entre arte, religião e sociedade a partir da oposição entre o apolíneo e o dionisíaco. e) A relação entre o apolíneo e o dionisíaco permite pensar a criação a partir de elementos negligenciados pela filosofia, como o corpo, as pulsões e o feminino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2019)Número Original: 20Código: 7871582

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre o mundo como estética .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“[NJjão existe contraposição maior à exegese e justificação puramente estética do mundo [...] do que a doutrina cristã, a qual é e quer ser somente moral, e com seus padrões absolutos, já com sua veracidade de Deus, por exemplo, desterra a arte, toda arte, ao reino da mentira — isto é, nega-a, reprova-a, condena-a.” NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. — “Tentativa de autocrítica”. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 19. Nessa passagem, Nietzsche A) B) C) D) apoia a valorização moral da obra de arte, negando que seja possível obras de arte divergentes da moral crista. defende uma arte verdadeira, contra a arte cristã, que adere à mentira, pois não passa de uma moral. concebe que os padrões absolutos do cristianismo são supraestéticos, suprassensiveis, e por isso valorizam a arte. critica a concepção moral da existência em defesa do caráter sensível, estético do mundo, tal como se configura na arte.


Opções de Resposta: 
     A     
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