Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2020)Número Original: 6Código: 11427858

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre a genealogia da moral no Ocidente .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Leia com atenção a passagem a seguir que expõe parte da crítica feita por Friedrich Nietzsche ao edifício moral construído no ocidente: “Mas que quer ainda você com ideais mais nobres! Sujeitemo-nos aos fatos: o povo venceu - ou 'os escravos', ou 'a plebe”, ou 'o rebanho, ou como quiser chamá-lo se isto aconteceu graças aos judeus, muito bem! Jamais um povo teve missão maior na história universal. 'Os senhores' foram abolidos; a moral do homem comum venceu. A redenção! do gênero humano (do jugo dos 'senhores') está bem encaminhada; tudo se judaiza, cristianiza, plebeiza visivelmente (que importam as palavras!)”. Nietzsche, Friedrich. Para a genealogia da moral - Prólogo. Primeira dissertação 59. Considerando a compreensão de Nietzsche acerca do fundamento moral do ocidente, assinale a afirmação verdadeira. A) Segundo Nietzsche, a verdade e a moral propostas pelos gregos e pelo cristianismo são instrumentos que os fracos inventaram para submeter e controlar os fortes e instaurar uma moral do rebanho. B) Em Nietzsche, encontra-se uma defesa ferrenha dos princípios morais elaborados pela filosofia grega clássica platénica e aristotélica que tem a razão como elemento condutor da ação moral. C) Para Nietzsche, a moralidade instaurada pelo cristianismo foi fundamental na instituição de uma cultura forte, moralmente ancorada na figura poderosa e altiva de Cristo, modelo para o líder. D) Na perspectiva Nietzschiana, a moral dos senhores e da aristocracia que sempre prevaleceu entre os povos da antiguidade, reforçada pela religião cristã, enfraqueceu o homem tornando-o submisso.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre a genealogia da moral no Ocidente .f

Exibir Questões - UECE

Questões Parecidas

1(UFU - 2018)Número Original: 3Código: 7818233

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre a genealogia da moral no Ocidente .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2018
Exibir texto da questão

Por meio da genealogia da moral, um método de investigação sobre a origem dos valores morais, Nietzsche (1844-1900) mostra que a cultura ocidental adotou um sistema de moralidade denominada por ele de “moral de escravos”. Sobre isso, explique A) como Nietzsche caracteriza essa moral de escravos. B) o que é a vontade de potência e como Nietzsche usa essa noção na superação da moral de escravos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UFU - 2021)Número Original: 13Código: 11749668

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre a genealogia da moral no Ocidente .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

“Como poderia algo nascer de seu oposto? Por exemplo, a verdade do erro? Ou a vontade de verdade, da vontade de engano? Ou a ação não-egoísta, do egoísmo? [...] Tal gênese é impossível: quem sonha com ela é um parvo, e mesmo pior que isso: as coisas de supremo valor têm de ter uma outra origem, uma origem própria — desse mundo perecível, aliciante, enganoso, mesquinho, desse emaranhado de ilusão e apetite é impossível deduzi-las? Pelo contrário, é no seio do ser, no imperecível, no Deus escondido, na 'coisa em si' — é ali que tem de estar seu fundamento, ou em nenhuma outra parte! Esse modo de julgar constitui o típico preconceito pelo qual se reconhecem os metafisicos de todos os tempos. [...]” NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal. Coleção Os Pensadores. Tradução: Rubens. R. T. Filho. São Paulo: Nova Cultural, p. 303. (Adaptado) Conforme o texto nietzschiano, é correto afirmar, EXCETO, que A) o Deus escondido e a coisa em si são, para os metafísicos, alguns dos fundamentos da moral. B) sua filosofia questiona toda moral cujos fundamentos tenham origem própria, como Deus. C) a moral, proposta pelos metafísicos, nasce, por exemplo, do mundo perecível e mesquinho. D) os metafísicos acreditam que a origem da moral tem de estar no ser ou na coisa em si mesma.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?