Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2021)Número Original: 57Código: 10195873

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Sociologia) Mundo.b Teorias sobre a função social da educação nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma antecâmara para a vida em sociedade, mas constituindo os primeiros degraus de uma caminhada, que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a “cultura do outro” como “necessidade de compreensão de singularidades e diferenças”, a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo. A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas. ASSIS, G. J.; LIMA, E. E. Escola, família e sociedade: diferentes espaços na construção da cidadania. Disponível em: https://educere.bruc.com.br. Acesso em: 06 ago., 2020. A educação como instituição social funciona sociologicamente como um agente de mudanças e de ) responsabilização. ) nepotismo. ) compaixão. ) ) oo To jurisprudência. comunicação. D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Teorias sobre a função social da educação nas sociedades contemporâneas .f

Exibir Questões - UPE

Questões Parecidas

1(UEG - 2017)Número Original: 49Código: 9578376

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Sociologia) Teorias sobre a função social da educação nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2017
Exibir texto da questão

A educação é um processo pelo qual as gerações mais velhas impõem às gerações mais novas determinadas formas de agir, sentir, pensar, visando constituir o ser social em cada indivíduo e socializá-lo para seu lugar na divisão social do trabalho (classe social, profissão, etc.). Essa concepção de educação é a) durkheimiana, pois a entende como um fato social e como formação do ser social. b) marxista, pois expressa a dominação e a inserção individual em uma classe social. c) Kantiana, pois a coloca como sendo um imperativo categórico do qual ninguém pode escapar. d) weberiana, pois a compreende como ação social de uma geração sobre outra. e) cartesiana, pois valoriza a razão e o seu papel racionalizador e socializador.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2021)Número Original: 25Código: 11453684

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões de identificações (Sociologia) Teorias sobre a função social da educação nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
Exibir texto da questão

Desde seu início, a Sociologia tem tratado o tema da Educação e joga luz sobre uma clássica e importante discussão própria desta ciência: a relação entre mudança social e os sistemas educacionais nas sociedades modernas. Dentre os questionamentos ligados a este debate, encontram- se Os seguintes: 1. Até que ponto a Educação formal ou Escolar contribui para mudanças na sociedade?; e2. A Educação, por outro lado, pode ser um mecanismo de permanência e imobilismo da estrutura social? Esses questionamentos foram, de certa forma, respondidos por alguns sociólogos, mas ainda demandam atenção, pesquisa é estudo ao redor do mundo moderno. É importante destacar que cada um dos estudiosos e pensadores da Sociologia que se debruçaram sobre esse tema elaborou sua própria explicação e compreensão a respeito. Considerando esse aspecto, assinale a opção que apresenta a correta relação entre pensamento e autor. A) Os sistemas educacionais no capitalismo moderno desenvolvidos pelos partidos políticos, pelas organizações e pelos corpos profissionais reproduzem racionalmente todas as esferas da sociedade. — Karl Marx B) A Educação formal, em escolas e universidades, reproduz o sistema social vigente, na sua dividida estrutura de classes, através da desigual distribuição de capital econômico e de capital cultural. — Marcel Mauss C) A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais novas para que estas últimas adquiram as demandas físicas, intelectuais e morais exigidas para a manutenção da sociedade. — Emile Durkheim D) A educação de instituições de ensino é um instrumento para a manutenção do domínio das classes dominantes na sociedade, uma vez que transmite a hegemonia da cultura dos dominadores. — Gabriel Tarde


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?