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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2009)Número Original: 7Código: 10157

Discursivo

Raízes (Anatomia e Histologia Vegetal) Germinação e Crescimento Hormônios Vegetais Tecidos Meristemáticos Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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Para estudar o tropismo de vegetais, tomou-se uma caixa de madeira sem tampa, com fundo constituído por uma tela de arame. Sobre a tela, colocou-se uma camada de serragem, mantida sempre úmida, c uma camada de terra vegetal. Por cima da terra, foram espalhados grãos de feijão. A caixa foi suspensa, mantendo-se o fundo na horizontal, sem contato com o solo. As raízes dos grãos germinaram, passando pela tela de arame cm direção ao solo, mas voltaram a entrar na caixa, através da tela, repetindo esse processo à medida que cresciam Aponte os dois mecanismos fisiológicos envolvidos no crescimento das raízes e descreva a atuação de ambos no processo descrito.


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Raízes (Anatomia e Histologia Vegetal) - Germinação e Crescimento - Hormônios Vegetais - Tecidos Meristemáticos

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Questões Parecidas

1(UECE - 2016)Número Original: 9Código: 7864721

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Funções do hormônio vegetal Etileno .f Funções do hormônio vegetal Giberelina .f Funções do hormônio vegetal Auxina.t Funções do hormônio vegetal Ácido abscísico (ABA)
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Questão de Vestibular - UECE 2016
Questão de Vestibular - UECE 2016
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Quando Fitting, em 1909, usou o termo para descrever o fenômeno de senescência induzida pela fertilização da flor em orquideas, o conceito de hormônio surgiu no contexto das plantas. O uso desse termo foi consolidado pelos trabalhos feitos com fototropismo na época da descoberta das auxinas. O botânico alemão Julius Von Sachs (1897) já havia postulada que as plantas produziam determinadas substâncias responsáveis pela formação de órgãos, tais como raizes e flores. Tal conceito foi recentemente desenvolvido pelo grupo do professor Leubner Metzger da Albert Ludwigs University, na Alemanha. O conceito atual inclui a função dos hormônios como mensageiros quimicos na comunicação entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores. (Os Hormônios Vegetais, Lourdes Isabel Velho do Amaral, 2010). No que diz respeito aos hormônios das plantas, assinale a afirmação INCORRETA. A) As auxinas apresentam uma gama enorme de efeitos fisiológicos, mas sua marca típica é o envolvimento no alongamento celular e sua interação sinergética com histonas na regulação do processo de divisão celular. B) As giberelinas (GAs) regulam a mobilização de reservas em graos de cereais e transformam anões genéticos de milho, ervilha e arroz em plantas de altura normal. C) O ácido abscísico (ABA) está envolvido na regulação do fechamento estomático, na adaptação a vários estresses e na indução de estruturas dormentes, como gemas de inverno de árvores decíduas da região temperada. A embriogênese e a maturação da semente, inclusive a sintese de proteínas de reserva, também são mecanismos regulados por ABA. D) O etileno foi descoberto por seu efeito no crescimento de plântulas e no amadurecimento de frutos. Esse hormônio regula várias respostas nos vegetais, tais como germinação, expansão celular, diferenciação celular, florescimento, senescência e abscisão, embora sua ação dependa do estágio de maturação.


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     A     
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     C     
     D     
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2(FAMEMA - 2017)Número Original: 7Código: 7818062

Prova 1

Características do tecido de reserva das sementes de angiospermas .f Identificação (Biologia) Características da síntese de ATP nas células de plantas no início do processo germinativo sem a presença de luz Uso de figuras (Biologia).t Fatores abióticos que mais influenciam na germinação Identificação das estruturas das raízes .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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A imagem representa a formação de uma raiz durante o fenômeno da germinação. (Karen Arms e Pamella S. Camp. Biology, 1995.) a) Sabe-se que a luz, a temperatura adequada, a água e o oxigênio são fatores que estimulam a germinação. Qual desses fatores mais influencia no início desse processo? Nomeie as estruturas filamentosas apontadas pela seta na imagem. b) As células embrionárias conseguem sintetizar ATP utilizando o material de reserva nutritiva, independentemente da presença de luz. Cite o tecido de reserva de nutrientes encontrado nas sementes de angiospermas e explique como ocorre a síntese de ATP nessas células, no início da germinação, sem a presença de luz.


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3(UFMG- aa - 2010)Número Original: 4Código: 6388859

Segunda Etapa

Identificação de hormônios vegetais por meio de suas ações fisiológicas .f Uso de figuras (Biologia).t Análise dos mecanismos fisiológicos de plantas por consequência da poda .f Características do crescimento e desenvolvimento vegetal .f Características do fototropismo de plantas em diferentes condições .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Buscando explicar a ocorrência do fototropismo, Charles Darwin realizou, juntamente com Francis Darwin, seu filho, várias experiências, mostradas nas figuras I e II, utilizando sementes de gramíneas. Analise estas duas figuras: x Y w z Raios x Y Ww z de luz I-Na ausência de luz II -Na presença de luz Legenda. X- Coleóptilo com a ponta descoberta W- Coleóptilo com a ponta retirada Y - Coleóptilo coma ponta envolvidaem Z- Coleóptilo com a ponta descoberta e com o papel opaco meio do corpo envolvido em papel opaco 1.A) A partir da análise dessas figuras e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, ELABORE duas conclusões a que se pode chegar com base nos resultados das experiências descritas. Conclusão 1 Conclusão 2: B) REPRESENTE, no espaço próprio da ampliação, a alteração morfológica das células do segmento da planta destacado na figura abaixo. Raios de luz C) EXPLIQUE a ação da substância envolvida no processo representado no subitem B, deste item. 2. Em determinada época do ano, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza poda de árvores das vias públicas da cidade CITE uma consequência dessa prática para as plantas e EXPLIQUE os mecanismos fisiológicos dela decorrentes. Consequência: Explicação: 3. Hormônios vegetais sintéticos podem ser empregados, na agricultura, com diferentes objetivos — entre eles, a obtenção de frutos sem sementes, como mostrado nestas figuras: (HE À “a Considerando a obtenção de frutos sem semente exemplificada, IDENTIFIQUE a fase do ciclo do desenvolvimento da planta em que ocorreu a aplicação do hormônio vegetal. JUSTIFIQUE sua resposta. Fase" Justificativa:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 72Código: 3429

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Germinação e Crescimento Hormônios Vegetais Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos. sistema de relógio suporte —" O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se O distribua uniformemente nas faces do caule, estimulando o crescimento de todas elas de forma igual. acumule na face inferior do caule e, por isso, determine um crescimento maior dessa parte. concentre na extremidade do caule e, por isso, iniba o crescimento nessa parte. o o O distribua uniformemente nas faces do caule e, por isso, iniba o crescimento de todas elas. o concentre na face inferior do caule e, por isso, iniba a atividade das gemas laterais.


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     A     
     B     
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     D     
     E     




5(UNESP- SP - 2008)Número Original: 23Código: 14913

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Movimentos Vegetais Germinação e Crescimento Hormônios Vegetais Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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A figura reproduz um experimento em que uma planta coloca- da em um vaso transparente recebe luz lateralmente, no caule e nas raízes, conforme indicam as setas. Após alguns dias, o caule apresenta-se voltado para a fonte de luz e as raízes encontram-se orientadas em sentido oposto. Isso se deve à ação das auxinas, hormônio vegetal que atua no controle do crescimento de caules e raízes, promovendo o alongamento das células. ‘ / Fonte | de luz <_ ee Podemos afirmar corretamente que, no caule, as auxinas promoveram o crescimento do lado (A) não iluminado da planta, enquanto nas raizes promove- ram o crescimento do lado iluminado. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado não iluminado da planta. (B) iluminado da planta, enquanto nas raízes promoveram o crescimento do lado não iluminado. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta. (C) não iluminado da planta, assim como o fizeram nas raízes. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta. (D) iluminado da planta, assim como o fizeram nas raizes. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concen- tração de auxina no lado iluminado da planta. (E) não iluminado da planta, enquanto nas raizes promove- ram o crescimento do lado iluminado. A inclinação do caule deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado, enquanto a inclinação da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado não iluminado.


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