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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(URCA - 2018)Número Original: 51Código: 10123855

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Contradições socioculturais no contexto da ascensão da burguesia na Europa absolutista do século XVIII .f Europa.b
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Questão de Vestibular - URCA 2018
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“A transformação da renda em trabalho, na renda em espécie nada de fundamental altera na natureza da renda familiar (...). Por renda monetária entendemos aqui a renda fundiária que resulta de uma simples mudança de forma da renda em espécie, tal como esta não é mais do que uma modificação da renda em trabalho (...). A base deste tipo de renda, embora se aproxime a sua dissolução, continua a ser a mesma da renda em espécie, que constitui o seu ponto de partida. O produtor direto é ainda, como antes, o possuidor da terra, através da herança ou de qualquer outro direito tradicional, e deve efetuar ao seu senhor, enquanto proprietário de sua condição de produção mais essencial, a prestação de trabalho excedente na forma de corveia, isto é, trabalho não-pago pelo qual não se recebe equivalente, na forma de um subproduto transformado em dinheiro” (MARX, Karl. O Capital, v. 3, p. 774-777). Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta ao que se apresenta no texto acima sobre o processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, no início da Idade Moderna e fase de constituição do Estado Absolutista: A) Nas origens do Estado Absolutista estava a coerção extra econômica privada, a dependência pessoal e a associação do produtor direto com os instrumentos de produção. B) Mesmo depois do fim do Absolutismo o subproduto rural continuou sendo extraído na forma de trabalho não pago. C) Durante este período a propriedade agrária deixou de ser aristocrática o permitiu o mercado livre da terra e a mobilidade efetiva do elemento humano. D) O trabalho foi separado de suas condições sociais de existência rurais para se transformar, logo após a crise feudal do século XIV, em força de trabalho. E) Para garantir a formação do Estado centralizado, os reis absolutistas tomaram as terras dos senhores feudais e entregaram para a classe média burguesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Contradições socioculturais no contexto da ascensão da burguesia na Europa absolutista do século XVIII .f

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1(UNICAMP - 2023)Número Original: 18Código: 12842740

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Contradições socioculturais no contexto da ascensão da burguesia na Europa absolutista do século XVIII .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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O compositor de música clássica Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg, na Áustria, em 1756. Era de origem burguesa modesta. Com três anos, começou a aprender tocar piano e, aos cinco, já havia escrito um concerto para cravo. Mozart faleceu em 1791, aos 35 anos, e foi enterrado numa vala comum. O compositor tinha consciência de seu raro dom e deixou em torno de 600 obras. Durante boa parte de sua vida, trabalhou incansavelmente, mas não encontrou o reconhecimento que desejava, especialmente na corte de Viena. O destino de Mozart foi muito marcado por sua situação social, pois havia uma dependência do músico com relação à aristocracia da corte. Nela, a nobreza estabelecia o padrão para os artistas de todas as origens sociais. Ao analisar sua vida, é preciso ser capaz de traçar um quadro claro das pressões sociais que agem sobre o indivíduo. (Adaptado de: ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.) A partir do excerto e de seus conhecimentos, responda: a) Considerando o valor social do artista e as pressões sociais da época, explique por que seria anacrônico afirmar que Mozart era percebido como gênio naquele contexto histórico (1756-1791). b) Explique o ideário de meritocracia na ordem social burguesa do século XIX e o diferencie dos princípios de estratificação social do Antigo Regime.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UNITAU - 2018)Número Original: 13Código: 10594620

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Contradições socioculturais no contexto da ascensão da burguesia na Europa absolutista do século XVIII .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
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Uma característica peculiar do desenvolvimento social do século XVIII [...] era o fato de que, apesar de toda a ênfase nas barreiras que dividiam os vários estados e classes, o processo de nivelamento cultural não pôde ser sustentado, e pessoas que, exteriormente, mostravam-se ansiosas por se manterem isoladas umas das outras, estavam ficando, interiormente, cada vez mais parecidas, de modo que, em última instância, havia meramente dois grandes grupos: as pessoas comuns e a comunidade daquelas que se situavam acima das pessoas comuns. As que pertenciam a esse segundo grupo compartilhavam os mesmos hábitos, o mesmo gosto e falavam a mesma linguagem. A aristocracia e a alta burguesia amalgamaram-se numa única elite cultural e, com isso, os antigos sustentáculos da cultura estavam dando e recebendo ao mesmo tempo. HAUSER, A., Hist6ria Social da Arte e da Literatura. Sao Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 502. Adaptado. A partir da leitura do texto, e considerando seus saberes sobre o tema, é CORRETO afirmar que, no século XVIII, a) se formou uma elite cultural, composta pela aristocracia e pela burguesia, de modo que classes antes bastante diferentes passaram a não mais existir. b) ocorreu o enfraquecimento do projeto da burguesia de projeção cultural, de forma que a aristocracia se apresentou como única elite. c) aconteceu uma aproximação entre as formas de pensar dos diferentes grupos sociais, de modo a não se estabelecerem novas elites culturais. d) houve um nivelamento cultural que possibilitou uma similaridade entre pessoas comuns, que passavam a ter mais direitos. e) passou a haver maior semelhança entre a alta burguesia e a aristocracia, que, ao se organizarem como uma elite cultural, se diferenciavam das pessoas comuns de classes sociais mais baixas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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