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1(URCA - 2021)Número Original: 11Código: 11707072

Segundo Semestre - Segundo Dia

Questões com imagens (Hist.) Estados Unidos.b Relações políticas dos EUA com a América Latina no contexto da Doutrina Monroe no século XIX .f

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
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In: Library of Congress, Washington, D.C. (1.C-DIG-ds-08213) O Big Stick (“grande porrete'") é a expressão que faz re- ferência à política desenvolvida pelo Presidente dos Es- tados Unidos da América entre 1901 e 1909, Theodore Roosevelt Junior. Essa política tinha como slogan "fale com suavidade e tenha à mão um grande porrete' e es- tava direcionada para os países da América Latina. A política do Big Stick era caracterizada por: A) Promover o desenvolvimento econômico da América Latina, com ênfase na industrialização. B) Apoiar a reforma agrária na América Latina, notadamente entre as comunidades indígenas. C) Defender a autodeterminação dos povos e a não intervenção nos. paises. D) Implantar regimes republicanos e extinguir as monarquias na América Latina. E) Aumentar a influência e garantir os interesses dos Estados Unidos na América Latina.


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2(FAMEMA - 2022)Número Original: 27Código: 11392422

Prova 2

Estados Unidos.b Relações políticas dos EUA com a América Latina no contexto da Doutrina Monroe no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)

Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
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Em 2 de dezembro de 1823, James Monroe, presidente dos Estados Unidos, em sua mensagem anual ao Congresso anunciou o que veria a ser conhecida como “Doutrina Monroe”: Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição live e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia. Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a Doutrina Monroe e as relações entre Estados Unidos (EUA) e a América Latina na primeira metade do século XIX. () É uma doutrina elaborada no contexto de afirmação das independências da maior parte das excolônias ibéricas na América de caráter defensivo, que ficou associada ao slogan “América para os americanos”. () É um discurso contra o predomínio britânico na região e legitimador dos interesses intervencionistas do imperialismo dos EUA, que queria tornar-se uma potência hegemônica na região usando a “Política do Grande Porrete”. () É uma estratégia de relacionamento com a América Latina pautada na colaboração econômica, com o fim de formar mercados externos para os produtos e investimentos da nascente indústria norte-americana e ficou conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, (A) V-V=F (8) V-F-V (CQ) F-V-F (0) V-F-F (e) F-F-Vv


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3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 14Código: 6463175

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 1 - Grupo 5

Questões com imagens (Hist.) Estados Unidos.b Aspectos políticos, econômicos e culturais da Doutrina Monroe criada pelos EUA no século XIX .f

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
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A Doutrina Monroe John J. Johnson. Latin America in Caricature. Austin: Un. of Texas Press, 1980, p. 55. Sobre o significado e os acontecimentos do período histó- rico representado na charge, é INCORRETO afirmar: (A) que as diretrizes da doutrina retratada na charge fo- ram fixadas pelo presidente dos EUA, James Monroe, em 1823, no contexto da restauração monárquica na Europa e das tentativas da Espanha de recuperar o poder que perdia em suas colônias americanas. (B) que a doutrina retratada na charge afirmava que os EUA não permitiriam a recolonização da América re- cém-independente pelas potências europeias a partir de intervenções do Congresso de Viena. (C) que, neste contexto, os EUA defendiam o direito dos povos americanos à autodeterminação nacional, tra- duzido na frase “a América para os americanos”. (D) que, com a doutrina retratada na charge, declarou-se que os Estados Unidos não tinham nenhuma preten- são sobre as colônias ou dependências de quaisquer potências europeias. (E) que a doutrina retratada na charge foi o ponto mais alto de uma era que celebrou a força, a prosperidade econômica e a consolidação da independência dos Estados Unidos.


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4(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 38Código: 4343

Primeira Fase - Prova Q e Z

Doutrina Monroe.g Independência das colônias espanholas.g

Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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“Ninguém é mais do que eu partidário de uma política exterior baseada na amizade íntima com os Estados Unidos. A Doutrina Monroe impõe aos Estados Unidos uma política externa que se começa a desenhar. (...) Em tais condições a nossa diplomacia deve ser principalmente feita em Washington (...). Para mim a Doutrina Monroe (...) significa que politicamente nós nos desprendemos da Europa tão completamente e definitivamente como a lua da terra.” (Adaptado de Joaquim Nabuco, citado por José Maria de Oliveira Silva, “Manoel Bonfim e a ideologia do imperialismo na América Latina”, em Revista de História, n. 138. São Paulo, jul. 1988, p.88.) Sobre o contexto ao qual o político e diplomata brasileiro Joaquim Nabuco se refere, é possível afirmar que: a) A Doutrina Monroe a que Nabuco se refere, estabelecida em 1823, tinha por base a ideia de “a América para os americanos”. b) Joaquim Nabuco, em sua atuação como embaixador, antecipou a política imperialista americana de tornar o Brasil o “quintal” dos Estados Unidos. c) Ao declarar que a América estava tão distante da Europa “como a lua da terra”, Nabuco reforçava a necessidade imediata de o Brasil romper suas relações diplomáticas com Portugal. d) O pensamento americano considerava legítimas as intenções norte-americanas na América Central, bem como o apoio às ditaduras na América do Sul, desde o século XIX.


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