Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revolta da Cabanagem
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2018)Número Original: 16Código: 10594623

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a Cabanagem no contexto político e social das revoltas regenciais do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

Analisada como mais um movimento regional, típico do período regencial do Império do Brasil, a Cabanagem foi um movimento social que ocorreu em Belém do Pará, em 1835, e deixou mais de 30 mil mortos e uma população local que só voltou a crescer significativamente em 1860. No entanto, os cabanos e suas lideranças vislumbravam outras perspectivas políticas e sociais. Eles se autodenominavam "patriotas", mas ser patriota não era necessariamente sinônimo de ser brasileiro. RICCI, M. Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária. Tempo, vol.11,n. 22, Niterói, 2007. Adaptado. Sobre o movimento da Cabanagem e sobre a identificação de seus protagonistas como patriotas, é CORRETO afirmar: a) O movimento era comandado por proprietários de terra portugueses, que não reconheciam a independência do Brasil, por isso se denominavam “patriotas”. b) O movimento matou mestiços, índios e africanos pobres ou escravos, mas dizimou, principalmente, os grandes proprietários de terra, denominados “patriotas”. c) A má administração portuguesa, de caráter colonialista, despertou o motim dos pequenos proprietários de terra e dos escravos, que se denominaram “patriotas”. d) Os cabanos, ao longo do movimento, se denominavam “patriotas”, porque criaram um sentimento comum de identidade entre povos de etnias e de culturas diferentes. e) O motim era liderado pela população pobre que migrou para a capitania, após 1831, e era contra o governo Imperial, por isso denominavam-se “patriotas”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEA - 2021)Número Original: 14Código: 12957032

SIS - Segunda Série - Triênio 2022 a 2024

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a Cabanagem no contexto político e social das revoltas regenciais do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
Exibir texto da questão

Ainda nos anos 1930, nascia uma outra versão para a ação cabana, agora marcada por um posicionamento político- -marxista. Caio Prado Júnior, de maneira precursora, atribuía aos cabanos da Amazônia do século XIX a prerrogativa de te- rem sido os únicos revolucionários populares e partidários de ideais libertários que conseguiram tomar o poder. Com este autor, os olhos da historiografia marxista no Brasil se volta- ram definitivamente para o movimento de 1835. Os cabanos tornaram-se exemplos de rebeldes primitivos. (Magda Ricci. Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária: o problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840, 2006.) Tendo em vista a teoria marxista, a expressão “rebeldes pri- mitivos” refere-se ao fato de que (A) o socialismo era aplicado na Rússia quando a cabana- gem teve início no Brasil. (B) os cabanos rejeitavam doutrinas sob a alegação de que a prática das transformações era mais relevante. (C) a organização cabana inspirou movimentos europeus de cunho socialista como a Primavera dos Povos. (D) o marxismo consolidou-se alguns anos depois da eclo- são da cabanagem no Brasil. (E) os revoltosos deveriam, primeiramente, conquistar a abo- lição da escravidão para depois lutar por outros ideais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2019)Número Original: 15Código: 7821331

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Processos e fatos históricos sobre a Cabanagem no contexto político e social das revoltas regenciais do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

“[...] foi o mais notável movimento popular do Brasil. O Unico em que as camadas mais inferiores da população conseguiram ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade. [...] primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva de poder.” PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil e outros estudos. São Paulo: Brasiliense, 1975. p. 69. (Adaptado) A citação acima diz respeito à Cabanagem, uma das principais revoltas ocorridas no chamado Período Regencial Brasileiro. Acerca desse movimento, é correto afirmar que A) ocorreu na cidade de Salvador, em 1835, com significativa participação de africanos escravizados de origem muçulmana. O levante durou menos de 24 horas e foi duramente reprimido. Os revoltosos sobreviventes foram mortos, presos ou degradados. B) ocorreu no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841 e foi liderado por homens pobres (com apoio de escravos, de vaqueiros e mesmo de alguns fazendeiros) que enfrentaram grandes proprietários de terra, comerciantes e autoridades políticas. C) ocorreu na província da Bahia entre os anos de 1837 e 1838. Seu objetivo era, denire outros, a criação de uma república de caráter transitório até que Dom Pedro Il alcançasse a maioridade. D) ocorreu na província do Grão-Pará, entre 1835 e 1840, em decorrência da exploração sofrida pelos trabalhadores submetidos a um regime de trabalho de semiescravidão. Esses foram violentamente reprimidos e aproximadamente 30 mil pessoas morreram assassinadas por tropas imperiais e em incêndios.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2009)Número Original: 11Código: 8169

Terceira série

Processos e fatos históricos sobre a Cabanagem no contexto político e social das revoltas regenciais do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Exibir texto da questão

A partir de 1835, o Pará foi sacudido por uma rebelião de grandes proporções, a Cabanagem, só derrotada por volta de 1840, após longos anos de sangrentos combates. Sobre a Cabanagem, é correto afirmar: a) b) °) 4) A rebelião teve nítida orientação conservadora, com o objetivo principal de retorno ao Pacto Colonial, devido aos vínculos de seus dirigentes com a burguesia mercantil portuguesa, que contava com o apoio dos cabanos, adeptos da recolonização do país. A Cabanagem teve orientação de cunho étnico-racial, com o objetivo de retorno ao regime de aldeamentos para os índios cabanos, que contestavam os mans costumes da vida urbana e burguesa da província do Pará. A rebelião teve uma dimensão popular e radical, devido à participação dos cabanos, termo associado a homens livres pobres, negros, indígenas e mestiços, moradores em cabanas à beira dos rios, os quais proclamaram a República na província do Pará. A Cabanagem teve motivação étnico-racial, com o objetivo de libertar os escravos, moradores de cabanas à beira dos rios, os quais instanraram no Pará uma República negra semelhante à do Haiti, com a deportação de todos os brancos da província. O movimento teve uma orientação separatista, com uma base social composta por grandes fazendeiros e cabanos, os quais defendiam que a província fosse desligada do Império brasileiro e incorporada à República da Colômbia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?