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1(UEL - 2017)Número Original: 57Código: 9440300

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (filosofia).g Fundamentos teóricos sobre os conceitos de esclarecimento e menoridade no pensamento filosófico de Kant .f
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso do seu entendimento sem a direção de outro indivíduo ... Sapere Aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. (KANT, |. Resposta à pergunta: que é 'Esclarecimento” ('Aufklárung”). Trad. Floriano de Souza Fernandes, 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p.100-117.) Tendo em vista a compreensão kantiana do Esclarecimento (Aufklárung) para a constituição de uma compreensão tipicamente moderna do humano, assinale a alternativa correta. a) Fazer uso do próprio entendimento implica a destruição da tradição, na medida em que o poder da tradição impede a liberdade do pensamento. b) A superação da condição de menoridade resulta do uso privado da razão, em que o indivíduo faz uso restrito do próprio entendimento. c) A saída da menoridade instaura uma situação duradoura, pois as verdadeiras conquistas do Esclarecimento se afiguram como irreversíveis. d) A menoridade é uma tendência decorrente da natureza humana, sendo, por esse motivo, superada no Esclarecimento, com muito esforço. e) A condição fundamental para o Esclarecimento é a liberdade, concebida como a possibilidade de se fazer uso público da razão.


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2(UNESP - 2019)Número Original: 60Código: 6985006

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações filosóficas sobre o conceito de dever na obra de Kant .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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A maior violação do dever de um ser humano consigo mesmo, considerado meramente como um ser moral (a hu- manidade em sua própria pessoa), é o contrário da veracida- de, a mentira [...]. A mentira pode ser externa [...] ou, inclusi- ve, interna. Através de uma mentira externa, um ser humano faz de si mesmo um objeto de desprezo aos olhos dos outros; através de uma mentira interna, ele realiza o que é ainda pior: torna a si mesmo desprezível aos seus próprios olhos e viola a dignidade da humanidade em sua propria pessoa [...]. Pela mentira um ser humano descarta e, por assim dizer, aniquila sua dignidade como ser humano. [...] É possível que [a men- tira] seja praticada meramente por frivolidade ou mesmo por bondade; aquele que fala pode, até mesmo, pretender atingir um fim realmente benéfico por meio dela. Mas esta maneira de perseguir este fim é, por sua simples forma, um crime de um ser humano contra sua própria pessoa e uma indignidade que deve torná-lo desprezível aos seus próprios olhos. (Immanuel Kant. A metafísica dos costumes, 2010.) Em sua sentença dirigida à mentira, Kant (A) considera a condenação relativa e sujeita a justificativas, de acordo com o contexto. (B) assume que cada ser humano particular representa toda a humanidade. (C) apresenta um pensamento desvinculado de pretensões racionais universalistas. (D) demonstra um juízo condenatório, com justificação em motivações religiosas. (E) assume o pressuposto de que a razão sempre é gover- nada pelas paixões.


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3(UFU - 2021)Número Original: 15Código: 11749481

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Considerações filosóficas sobre os indivíduos e as leis morais no pensamento filosófico de Kant .f
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Podemos dizer que o objetivo de Kant, ao escrever a Crítica da Razão Prática, era demonstrar que a lei moral provém da ideia de liberdade, por isso a razão pura é também prática no sentido de que a ideia racional de liberdade determina por si mesma a vida moral e com isso demonstra sua própria liberdade. De acordo com trecho acima, conclui-se que, para Kant, o agir moral deve fundar-se A) na noção de felicidade. B) nos ditames da razão. C) nas sensações físicas. D) na natureza humana.


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4(UECE - 2022)Número Original: 70Código: 11854682

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Considerações filosóficas sobre o lugar e o papel do Estado no pensamento de Kant .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Quando argumenta que um Estado não tem direito a apropriar-se de outro Estado, seja por herança de seus soberanos, troca, compra ou doação, Kant afirma: “Um Estado não é patrimônio (como, por exemplo, o solo em que ele tem a sua sede). E uma sociedade de homens sobre a qual mais ninguém a não ser ele próprio tem de mandar e dispor. Enxertá-lo noutro Estado significa eliminar a sua existência como pessoa moral e fazer desta última uma coisa, contradizendo, por conseguinte, a ideia do contrato originário, sem a qual é impossível pensar Direito algum sobre um povo”. KANT, Immanuel. À paz perpétua: Um projeto filosófico. Trad. port. Artur Morão. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior, 2008, p.5. Adaptado. Baseado na citação acima, é correto afirmar que A) o Estado é uma coisa, por isso só pode ser tomado pela força. B) o Estado, sendo uma coisa, pode ser herdado, comprado ou doado. C) cada Estado, como pessoa moral, só obedece às suas próprias leis. D) o Estado é uma pessoa moral, pois o território é sagrado para seu povo.


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5(UEL - 2020)Número Original: 43Código: 9457874

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre o conceito de dever na obra de Kant .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. [...] devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 208-209. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria kantiana do dever, assinale a alternativa correta. a) A máxima de uma ação moral universalizável pode ter como fundamento os efeitos da ação, sendo considerada moral- mente boa uma ação cujos efeitos causam o bem. b) A obrigação incondicional que a lei moral impõe advém do reconhecimento da possibilidade de universalização das máximas da ação. c) A mentira pode, em certas circunstâncias, ser legitimada moralmente quando dela resulta uma ação benéfica ou impede o prejuízo a outrem. d) A máxima incondicional de uma ação moral pode ter como fundamento a experiência, pois os costumes fornecem elementos suficientes para ela. e) O imperativo categórico, princípio dos imperativos do dever, escolhe, dentre os estímulos fornecidos à vontade, o que lhe é mais adequado.


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