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  • Pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes
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1(UFU - 2022)Número Original: 14Código: 12917730

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f

Questão de Vestibular - UFU 2022
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Sobre o ser humano no estado de natureza, Thomas Hobbes (1588-1679) escreveu o seguinte: O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, consequentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 82. Partindo desse texto como premissa, para Hobbes, A) enquanto persistir o estado de natureza, persiste um estado de guerra de todos contra todos. B) no estado de natureza, os seres humanos são felizes porque são naturalmente livres. C) para a constituição do Estado, ninguém deve renunciar a sua liberdade natural. D) por natureza, a liberdade de cada ser humano não entra em conflito com a liberdade dos demais.


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2(UECE - 2023)Número Original: 13Código: 12798199

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações sobre a teoria contratualista e o Estado no pensamento político e filosófico de Hobbes .f

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Leia com atenção a seguinte passagem da obra de Thomas Hobbes (1588-1679), sobre o estado de natureza. “E dado que a condição do homem [...] é uma condição de guerra de todos contra todos, sendo neste caso cada um governado pela sua própria razão, e nada havendo de que possa lançar mão que não lhe ajude na preservação da sua vida contra os seus inimigos, segue-se que numa tal condição todo homem tem direito a todas as coisas, até mesmo aos corpos uns dos outros. Portanto, enquanto durar este direito natural de cada homem a todas as coisas, não poderá haver para nenhum homem (por mais forte e sábio que seja) a segurança de viver todo o tempo que geralmente a natureza permite aos homens viver.” HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil. São Paulo: Martins Fontes, 2014. (Texto adaptado). De acordo com o fragmento anterior, é correto afirmar que, para Hobbes, A) no estado de natureza, encontramos um sistema político e moral que garante a segurança dos homens. B) o estado de natureza se constitui de uma existência pacífica, pois os homens têm direito a todas as coisas. C) o estado de natureza é associado ao estado de guerra, pois nele são constantes os riscos à vida. D) o estado de natureza se caracteriza por um poder soberano que promove a paz e a segurança dos homens.


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3(UECE - 2019)Número Original: 65Código: 7859618

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual é o que afirma que cabe ao próprio indivíduo, e não ao Estado, a proteção de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um “direito de natureza”, que o pensador inglês define no seguinte modo: “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim”. HOBBES, Thomas. Leviatã, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983 — adaptado. Com base na definição acima, considere as seguintes afirmações: I. O direito de natureza não garante a vida de ninguém. II. O direito de natureza não garante a propriedade individual. III. O direito de natureza é igual para todos. É correto o que se afirma em A) IelIlapenas. B) IelTIII apenas. C) Ile III apenas. D) I, Il e II.


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4(UFU - 2020)Número Original: 16Código: 9141167

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f

Questão de Vestibular - UFU 2020
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Leia o excerto do Leviatã de Thomas Hobbes (1588-1679). “Desta guerra de todos os homens contra todos os homens também isto é consequência: que nada pode ser injusto. As noções de bem e mal, de justiça e de injustiça não podem aí ter lugar. Onde não há poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça. A justiça e a injustiça não fazem parte das faculdades do corpo ou do espírito. Se assim fosse, poderiam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo modo que seus sentidos e paixões.” HOBBES, Thomas. Leviatã: ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João P. Monteiro e Maria B. N. da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Do excerto acima, depreende-se que |. no estado de natureza, existe moralidade. ll. a noção de que “o homem é o lobo do homem”. Il. o Estado já é tratado como poder político. IV. o Pacto Social e o do Estado são necessários. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. Apenas | e Il. Apenas | e III. Apenas Il e IV. Apenas Ill e IV. VOU >


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5(ENEM - 2015)Número Original: 24Código: 6346509

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles entravam em conflito. recorriam aos clérigos. consultavam os anciãos. apelavam aos governantes. exerciam a solidariedade. VOO


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