Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 14Código: 12917730

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

Sobre o ser humano no estado de natureza, Thomas Hobbes (1588-1679) escreveu o seguinte: O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, consequentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 82. Partindo desse texto como premissa, para Hobbes, A) enquanto persistir o estado de natureza, persiste um estado de guerra de todos contra todos. B) no estado de natureza, os seres humanos são felizes porque são naturalmente livres. C) para a constituição do Estado, ninguém deve renunciar a sua liberdade natural. D) por natureza, a liberdade de cada ser humano não entra em conflito com a liberdade dos demais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2023)Número Original: 13Código: 12798199

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações sobre a teoria contratualista e o Estado no pensamento político e filosófico de Hobbes .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

Leia com atenção a seguinte passagem da obra de Thomas Hobbes (1588-1679), sobre o estado de natureza. “E dado que a condição do homem [...] é uma condição de guerra de todos contra todos, sendo neste caso cada um governado pela sua própria razão, e nada havendo de que possa lançar mão que não lhe ajude na preservação da sua vida contra os seus inimigos, segue-se que numa tal condição todo homem tem direito a todas as coisas, até mesmo aos corpos uns dos outros. Portanto, enquanto durar este direito natural de cada homem a todas as coisas, não poderá haver para nenhum homem (por mais forte e sábio que seja) a segurança de viver todo o tempo que geralmente a natureza permite aos homens viver.” HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil. São Paulo: Martins Fontes, 2014. (Texto adaptado). De acordo com o fragmento anterior, é correto afirmar que, para Hobbes, A) no estado de natureza, encontramos um sistema político e moral que garante a segurança dos homens. B) o estado de natureza se constitui de uma existência pacífica, pois os homens têm direito a todas as coisas. C) o estado de natureza é associado ao estado de guerra, pois nele são constantes os riscos à vida. D) o estado de natureza se caracteriza por um poder soberano que promove a paz e a segurança dos homens.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2019)Número Original: 65Código: 7859618

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual é o que afirma que cabe ao próprio indivíduo, e não ao Estado, a proteção de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um “direito de natureza”, que o pensador inglês define no seguinte modo: “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim”. HOBBES, Thomas. Leviatã, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983 — adaptado. Com base na definição acima, considere as seguintes afirmações: I. O direito de natureza não garante a vida de ninguém. II. O direito de natureza não garante a propriedade individual. III. O direito de natureza é igual para todos. É correto o que se afirma em A) IelIlapenas. B) IelTIII apenas. C) Ile III apenas. D) I, Il e II.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2020)Número Original: 16Código: 9141167

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Leia o excerto do Leviatã de Thomas Hobbes (1588-1679). “Desta guerra de todos os homens contra todos os homens também isto é consequência: que nada pode ser injusto. As noções de bem e mal, de justiça e de injustiça não podem aí ter lugar. Onde não há poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça. A justiça e a injustiça não fazem parte das faculdades do corpo ou do espírito. Se assim fosse, poderiam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo modo que seus sentidos e paixões.” HOBBES, Thomas. Leviatã: ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João P. Monteiro e Maria B. N. da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Do excerto acima, depreende-se que |. no estado de natureza, existe moralidade. ll. a noção de que “o homem é o lobo do homem”. Il. o Estado já é tratado como poder político. IV. o Pacto Social e o do Estado são necessários. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. Apenas | e Il. Apenas | e III. Apenas Il e IV. Apenas Ill e IV. VOU >


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM - 2015)Número Original: 24Código: 6346509

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles entravam em conflito. recorriam aos clérigos. consultavam os anciãos. apelavam aos governantes. exerciam a solidariedade. VOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?