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  • Pensamento filosófico de Michel de Montaigne
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1(ENEM- BR - 2020)Número Original: 78Código: 8950378

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Questões de identificações (Hist.) Interdisciplinar Aspectos da obra filosófica de Michel de Montaigne no século XVI

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu”, do texto íntimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto. COELHO, M. Montaigne. São Paulo: Publifolha, 2001 (adaptado). O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a) O O O ® O confissão, que relata experiências de transformação. ensaio, que expõe concepções subjetivas de um tema. carta, que comunica informações para um conhecido. meditação, que propõe preparações para o conhecimento. diálogo, que discute assuntos com diferentes interlocutores.


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2(UNESP - 2018)Número Original: 59Código: 7002257

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações filosóficas sobre as diferenças entre o bem e o mal no pensamento de Michel de Montaigne .f

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Os homens, diz antigo ditado grego, atormentam-se com a ideia que têm das coisas e não com as coisas em si. Seria grande passo, em alívio da nossa miserável con- dição, se se provasse que isso é uma verdade absoluta. Pois se o mal só tem acesso em nós porque julgamos que o seja, parece que estaria em nosso poder não o levarmos a sério ou o colocarmos a nosso serviço. Por que atribuir à doença, à indigência, ao desprezo um gosto ácido e mau se o podemos modificar? Pois o destino apenas suscita o incidente; a nós é que cabe determinar a qualidade de seus efeitos. (Michel de Montaigne. Ensaios, 2000. Adaptado.) De acordo com o filósofo, a diferença entre o beme o mal (A) representa uma oposição de natureza metafísica, que não está sujeita a relativismos existenciais. (B) relaciona-se com uma esfera sagrada cujo conheci- mento é autorizado somente a sacerdotes religiosos. (C) resulta da queda humana de um estado original de bem-aventurança e harmonia geral do Universo. (D) depende do conhecimento do mundo como realidade em si mesma, independente dos julgamentos humanos. (E) depende sobretudo da qualidade valorativa estabele- cida por cada indivíduo diante de sua vida.


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