Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Mercúrio na cadeia alimentar
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM - 2020)Número Original: 112Código: 9060682

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Características da concentração de mercúrio nos níveis tróficos das cadeias alimentares.f

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Metais são contaminantes encontrados em efluentes oriundos de diversas atividades antrópicas. Dentre esses, o mercúrio (Hg) é aquele que apresenta a maior toxicidade e o único metal que reconhecidamente causou óbitos em humanos em razão de contaminação pela via ambiental, particularmente pela ingestão de organismos aquáticos contaminados. Considere que, em um ecossistema aquático cujas águas foram contaminadas por mercúrio, esse metal será incorporado pelos organismos integrantes de toda a cadeia alimentar nos diferentes níveis tróficos. LACERDA, L. D.; MALM, O. Contaminação por mercúrio em ecossistemas aquáticos: uma análise das áreas críticas. Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado). Na situação apresentada, as concentrações relativas de mercúrio encontradas nos organismos serão (A) mais altas nos produtores do que nos decompositores. iguais para todos nos diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar. mais altas nos consumidores primários do que nos consumidores de maior ordem. mais baixas nos de níveis tróficos de menor ordem do que nos de níveis tróficos mais (C) mais baixas nos consumidores secundários e terciários do que nos produtores. altos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2019)Número Original: 61Código: 6985008

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da entrada de mercúrio em uma cadeia alimentar aquática.t

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

O solo amazônico é naturalmente rico em mercúrio na sua forma inorgânica. Na bacia do Rio Negro, todos os anos, na época chuvosa, os rios transbordam, invadem a floresta e formam ecossistemas fechados que permanecem inundados por até 130 dias. Nesse processo, o mercúrio inorgânico é liberado na água e bactérias anaeróbias convertem-no em metilmercúrio, que entra na cadeia alimentar aquática desses ecossistemas. (http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.) Na situação descrita, (A) as bactérias anaeróbias concentram a maior parte do mercúrio nas cadeias alimentares da região inundada. (B) a bioacumulação de mercúrio nos organismos aquáti- cos será menor ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares. (C) os microrganismos que fermentam a matéria orgânica na água favorecem a entrada de mercúrio nas cadeias alimentares. (D) os organismos autotróficos nas cadeias alimentares da região inundada não são contaminados pelo mercúrio. (E) a contaminação por mercúrio fica restrita aos organismos aquáticos dos ecossistemas da região inundada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.