Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Bioacumulação nas cadeias alimentares
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM - 2020)Número Original: 112Código: 9060682

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Características da concentração de mercúrio nos níveis tróficos das cadeias alimentares.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Metais são contaminantes encontrados em efluentes oriundos de diversas atividades antrópicas. Dentre esses, o mercúrio (Hg) é aquele que apresenta a maior toxicidade e o único metal que reconhecidamente causou óbitos em humanos em razão de contaminação pela via ambiental, particularmente pela ingestão de organismos aquáticos contaminados. Considere que, em um ecossistema aquático cujas águas foram contaminadas por mercúrio, esse metal será incorporado pelos organismos integrantes de toda a cadeia alimentar nos diferentes níveis tróficos. LACERDA, L. D.; MALM, O. Contaminação por mercúrio em ecossistemas aquáticos: uma análise das áreas críticas. Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado). Na situação apresentada, as concentrações relativas de mercúrio encontradas nos organismos serão (A) mais altas nos produtores do que nos decompositores. iguais para todos nos diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar. mais altas nos consumidores primários do que nos consumidores de maior ordem. mais baixas nos de níveis tróficos de menor ordem do que nos de níveis tróficos mais (C) mais baixas nos consumidores secundários e terciários do que nos produtores. altos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 123Código: 7456356

Única Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Tecido humano afetado pelo acúmulo de estrôncio-90 na cadeia alimentar no qual o homem faz parte Identificação (Biologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

A poluição radioativa compreende mais de 200 nuclídeos, sendo que, do ponto de vista de impacto ambiental, destacam-se o césio-137 e o estrôncio-90. A maior contribuição de radionuclídeos antropogênicos no meio marinho ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960, como resultado dos testes nucleares realizados na atmosfera. O estrôncio-90 pode se acumular nos organismos vivos e em cadeias alimentares e, em razão de sua semelhança química, pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir o cálcio em diversos processos biológicos. FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, |. |. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova, n. 21, 1998 (adaptado). Ao entrar numa cadeia alimentar da qual o homem faz parte, em qual tecido do organismo humano o estrôncio-90 será acumulado predominantemente? Cartilaginoso. Sanguineo. Muscular. Nervoso. Osseo. VOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2019)Número Original: 61Código: 6985008

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da entrada de mercúrio em uma cadeia alimentar aquática.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

O solo amazônico é naturalmente rico em mercúrio na sua forma inorgânica. Na bacia do Rio Negro, todos os anos, na época chuvosa, os rios transbordam, invadem a floresta e formam ecossistemas fechados que permanecem inundados por até 130 dias. Nesse processo, o mercúrio inorgânico é liberado na água e bactérias anaeróbias convertem-no em metilmercúrio, que entra na cadeia alimentar aquática desses ecossistemas. (http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.) Na situação descrita, (A) as bactérias anaeróbias concentram a maior parte do mercúrio nas cadeias alimentares da região inundada. (B) a bioacumulação de mercúrio nos organismos aquáti- cos será menor ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares. (C) os microrganismos que fermentam a matéria orgânica na água favorecem a entrada de mercúrio nas cadeias alimentares. (D) os organismos autotróficos nas cadeias alimentares da região inundada não são contaminados pelo mercúrio. (E) a contaminação por mercúrio fica restrita aos organismos aquáticos dos ecossistemas da região inundada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM - 2017)Número Original: 111Código: 6888631

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Acúmulo de substâncias tóxicas na cadeia alimentar.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida — cerca de 30 anos — na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar. MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em: http://cienciahoje uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado). Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque são animais herbívoros. são animais detritívoros. são animais de grande porte. digerem o alimento lentamente. estão no topo da cadeia alimentar. VOOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UPE - 2017)Número Original: 7Código: 10123659

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Uso de figuras (Biologia).t Determinação da quantidade de toxina acumulada nos níveis tróficos de uma cadeia alimentar .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2017
Exibir texto da questão

Inúmeros pesticidas foram desenvolvidos no século passado (incluindo herbicidas, fungicidas, inseticidas e raticidas), com o intuito de controlar organismos indesejados. Esses pesticidas contêm venenos, produtos químicos tóxicos, que se concentram no solo, até que são lavados pela chuva ou pela irrigação. Não raramente, por meio de enxurradas, tais substâncias chegam aos rios costeiros ou oceanos. Organismos que vivem nos manguezais, como os anfípodes, se alimentam de matéria orgânica e facilmente absorvem os poluentes concentrados na água. Uma vez ingeridos por organismos maiores, como peixes, as toxinas passam à etapa seguinte da cadeia trófica, representada na figura por uma águia pescadora. Essa contaminação também afeta os humanos, que se alimentam de peixes e de outros seres marinhos. Adaptado de “Guia Didático Maravilhosos Manguezais do Brasil, Instituto BiomaBrasil, 245 p”. > “BRAY Considerando que um anfipoda ingere um pedaço de detrito contendo 10 unidades de uma determinada toxina, que dez anfípodas servem de alimento para um peixe e, ainda, que dez peixes são comidos por uma águia, é CORRETO afirmar que Restos vegetais Detritos com toxina a) o anfípoda reterá 10 unidades de toxina, os peixes reterão 100 unidades, e a águia pescadora reterá 1000 unidades. b) todos os representantes dessa cadeia reterão a mesma quantidade de toxina. c) o anfípoda reterá 1 unidade de toxina, os peixes reterão 10 unidades, e a águia pescadora reterá 10 unidades. d) o anfípoda reterá 10 unidades de toxina, os peixes reterão 20 unidades de toxina, e a águia pescadora reterá 30 unidades de toxina. e) apenas os anfípodas e peixes reterão 10 unidades de toxinas, sendo residual a quantidade de toxina retida na águia pescadora.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?