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Resultados

1(UNIFESP - 2017)Número Original: 5Código: 9494242

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Determinação do número de plantas com características específicas de um cruzamento com gametas recombinantes .f Uso de figuras (Biologia).t Determinação da porcentagem de gametas recombinantes .f
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2017
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Em tomateiros, o alelo dominante A condiciona frutos vermelhos e o alelo recessivo a condiciona frutos amarelos. O alelo dominante B condiciona flores amarelas e o alelo recessivo b, flores brancas. Considere que em uma planta adulta os alelos 4 e B estão em um mesmo cromossomo e distantes 15 unidades de recombinação (UR), da mesma forma que os alelos a e b, conforme mostra a figura. A + o a Pr < -Y_ 15 UR a) Quais os gametas recombinantes produzidos por essa planta? b) Qual a porcentagem esperada de gametas recombinantes produzidos por essa planta? Do cruzamento dessa planta com uma planta duplo-homozigótica recessiva foram geradas 1 000 sementes. Quantas sementes originarão plantas com frutos vermelhos e flores brancas?


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2(FAMERP - 2016)Número Original: 5Código: 7890754

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Constituição gênica dos gametas de uma célula após o processo de meiose Análise da taxa de recombinação entre genes de um cromossomo .f Determinação da porcentagem de gametas recombinantes com genes recessivos .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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A figura ilustra uma célula animal de uma fêmea com 2n = 2. a) Caso essa célula sofra meiose sem permutação, qual será a constituição gênica de cada gameta formado? b) Suponha que apenas 36% das células germinativas dessa fêmea entrem em meiose e sofram permutação entre os genes em questão. Qual a porcentagem de gametas recombinantes contendo somente genes recessivos? Qual foi a taxa de permutação”?


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3(FAMERP - 2021)Número Original: 7Código: 9060890

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Características gerais da Segunda Lei de Mendel .f Características das heranças de genes localizados nos cromossomos sexuais .f Determinação da porcentagem de gametas recombinantes com genes recessivos .f Identificação do fenômeno que realiza mudanças na composição genotípica .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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As figuras ilustram células pertencentes a três indivíduos: uma criança e seus genitores. Em cada célula está representado um par de cromossomos sexuais, com os pares de alelos e seus respectivos locos. A distância entre os locos é de 26 UR. X Y a Crianca ¢ M i xX Y a) O alelo dominante no genótipo da criança foi herdado de qual dos seus genitores? Qual fenômeno permitiu que a com- posição genotípica da criança fosse diferente da dos genitores? b) Com relação aos genes representados, qual a porcentagem esperada de ovócitos portadores apenas de alelos recessivos gerados pela mulher? Explique por que a localização dos genes representados na célula da mulher não está relacionada à Segunda Lei de Mendel.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(UFPR- aa - 2011)Número Original: 31Código: 6339420

Primeira Fase

Determinação da porcentagem de gametas recombinantes .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2011
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Admita que dois genes, A e B, estão localizados num mesmo cromossomo. Um macho AB/ab foi cruzado com uma fêmea ab/ab. Sabendo que entre esses dois genes há uma frequência de recombinação igual a 10%, qual será a frequência de indivíduos com genótipo Ablab encontrada na descendência desse cruzamento? a) 50% b) 25% e) 30% d) 100% e) 5%


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5(UNESP - 2019)Número Original: 67Código: 6985020

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Determinação de genótipos com base na análise da medida em UR (unidade de recombinação) .f Identificação (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Um homem de genótipo AaBb em arranjo cis teve um filho com uma mulher duplo-nomozigótica dominante para estes genes autossômicos. O gene 4 está distante 8 unidades de recombinação (UR) de B. Há menor probabilidade de o genótipo dessa criança ser A) AaBB ou AaBb. B) AABB ou AABb. D (A) (B) (C) AABB ou AaBB. (D) AABb ou AaBb. (E) E) AABb ou AaBB.


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