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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(FAMERP - 2016)Número Original: 5Código: 7890754

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Constituição gênica dos gametas de uma célula após o processo de meiose Análise da taxa de recombinação entre genes de um cromossomo .f Determinação da porcentagem de gametas recombinantes com genes recessivos .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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A figura ilustra uma célula animal de uma fêmea com 2n = 2. a) Caso essa célula sofra meiose sem permutação, qual será a constituição gênica de cada gameta formado? b) Suponha que apenas 36% das células germinativas dessa fêmea entrem em meiose e sofram permutação entre os genes em questão. Qual a porcentagem de gametas recombinantes contendo somente genes recessivos? Qual foi a taxa de permutação”?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 3

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Constituição gênica dos gametas de uma célula após o processo de meiose - Análise da taxa de recombinação entre genes de um cromossomo .f - Determinação da porcentagem de gametas recombinantes com genes recessivos .f

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Questões Parecidas

1(UEG - 2015)Número Original: 31Código: 9577936

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Análise da taxa de recombinação entre genes de um cromossomo .f
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Questão de Vestibular - UEG 2015
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Tr O processo de divisão celular é extremamente importante nos processos biológicos. Durante a prófase da primeira divisão da meiose, os cromossomos homólogos podem passar por permutações entre si (recombinação ou crossing over), gerando gametas com uma combinação de alelos diferentes das combinações existentes nos cromossomos dos pais. A soma desses recombinantes é chamada de taxa ou frequência de recombinação. A figura a seguir exemplifica um caso de três genes (A, Be C) situados em um par de cromossomos homólogos. ad da Bt raB Ci FIC par de homologos GEWANDSZNAJDER, F.; LINHARES, S. Biologia hoje. SAo Paulo: Atica, vol.3, 2014, p. 73. Sobre as taxas de recombinação entre esses /oci, verifica-se que a taxa de recombinação entre a) A,BeC é randomizada e inespecífica. b) AeCémaior que entre A e B. c) Ae B é equivalente à taxa entre Be C. d) Ae Bé menor queentre Be cC.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMERP - 2021)Número Original: 7Código: 9060890

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Características gerais da Segunda Lei de Mendel .f Características das heranças de genes localizados nos cromossomos sexuais .f Determinação da porcentagem de gametas recombinantes com genes recessivos .f Identificação do fenômeno que realiza mudanças na composição genotípica .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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As figuras ilustram células pertencentes a três indivíduos: uma criança e seus genitores. Em cada célula está representado um par de cromossomos sexuais, com os pares de alelos e seus respectivos locos. A distância entre os locos é de 26 UR. X Y a Crianca ¢ M i xX Y a) O alelo dominante no genótipo da criança foi herdado de qual dos seus genitores? Qual fenômeno permitiu que a com- posição genotípica da criança fosse diferente da dos genitores? b) Com relação aos genes representados, qual a porcentagem esperada de ovócitos portadores apenas de alelos recessivos gerados pela mulher? Explique por que a localização dos genes representados na célula da mulher não está relacionada à Segunda Lei de Mendel.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UFU - 2018)Número Original: 3Código: 7821422

Dois - Segunda Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Determinação da posição de genes a partir de um cruzamento .f Determinação do mecanismo de herança genética através da frequência de descendentes de um cruzamento .f Análise da taxa de recombinação entre genes de um cromossomo .f Determinação dos tipos de gametas produzidos por um duplo heterozigoto.f
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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Em uma aula de biologia sobre conceitos clássicos da genética, uma professora apresentou duas situações de cruzamentos em ervilha de cheiro (Lathyrus odoratus) — Situação A, e em uma espécie de tomateiro (Solanum lycopersicum) — Situação B, conforme esquema abaixo. Situação A Flor Púrpura/Pólen Alongado X Flor Vermelha/Pólen Redondo (PpLI) (ppll) Descendentes Flor Púrpura/Pólen Alongado (481) Flor Vermelha/Pólen Alongado (52) Flor Púrpura/Pólen Redondo (51) Flor Vermelha/Pólen Redondo (480) Situação B Fruto Arredondado/Folha Normal X Fruto Oval/Folha Manchada (AaMm) (aamm) Descendentes Fruto Oval/Folha Manchada (74) Fruto Arredondado/Folha Manchada (125) Fruto Oval/Folha Normal (129) Fruto Arredondado/Folha Normal (/2) Genética na escola, v. 12, n. 1, 2017 (adaptado). Considerando-se as situações descritas, pergunta-se: A) qual mecanismo de herança genética explica as frequências observadas de descendentes na situação A e B? B) qual a taxa de permutação entre os genes e qual a posição que eles estão nos cromossomos na situação Bº? C) na situação A, quais os tipos de gametas produzidos por uma ervilha de cheiro duplamente heterozigota para Flor Purpura/Polen Alongado?


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