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1(UFRGS - 2018)Número Original: 11Código: 7079176

Terceiro Dia

Uso de figuras (Biologia).t Características de diferentes estruturas botânicas.t
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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Considere as estruturas esquematizadas abaixo, coletadas no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. 1 Assinale a alternativa correta sobre essas estruturas. (A) 1 e 3 sao estruturas reprodutivas. (B) 2 e 3 sao estruturas de angiospermas. (C) 3 é uma estrutura com função de absorção de nutrientes. (D) 2 é uma estrutura que corresponde ao fruto. (E) 1,2 e 3 são estruturas de plantas vasculares.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(URCA - 2023)Número Original: 54Código: 12907074

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Identificação de estruturas botânicas.t
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Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
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E) (URCA/2023.1) Em determinadas espécies de plantas, algumas modificações presentes em caules e folhas pas- saram a atribuir novas funções a esses órgãos. Sobre as modificações das plantas é correto afirmar: As gavinhas são folhas especializadas que se enrolam em um suporte, auxiliando na captura de agentes polinizadores ou na defesa de predadores. As brácteas são folhas modificadas que ocorrem no eixo floral, muitas vezes com características diferentes das fo- lhas verdes que realizam fotossíntese na planta. Os espinhos podem ser formados pela modificação de fo- lhas, caules, estípulas e até mesmo pelas raízes. São vas- cularizados e permeados pelos parênquimas paliçádico e esponjoso, o que dificulta sua remoção da planta. Nos vegetais chamados cladódios, são os caules que rea- lizam a fotossíntese. Eles são providos de folhas e têm crescimento limitado. Esses caules podem conter mucila- gem, solução viscosa rica em carboidratos que ajuda a reter água. Os filocládios correspondem um tipo de brácteas achata- das que se apresenta com formato semelhante ao de folhas e crescimento limitado. Essas estruturas são importantes para aproveitar melhor a luz solar em ambientes com baixa incidência luminosa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UECE - 2017)Número Original: 20Código: 7864952

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Identificação botânica de ingredientes presentes em uma refeição.t
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Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
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Para uma refeição familiar, preparou-se uma sopa com 2 cebolas, 1 couve-flor, 2 cenouras e 3 mandioquinhas. Considerando os ingredientes listados, do ponto de vista botânico, é correto afirmar que foram utilizados, respectivamente, no preparo dessa refeição: A) B) C) D) catafilos, flores, caules e tubérculos. bulbos, folhas, caules e raízes. bulbos, flores, raízes e caules. catafilos, folhas, tubérculos e raízes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 45Código: 6888127

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Características botânicas compartilhadas entre diferentes vegetais.t
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
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No Brasil, entre os produtos orgânicos mais comercializados estão o tomate, o morango e o café. Nesses vegetais, (A) as nervuras das folhas são paralelas. (B) as raízes são fasciculadas. (C) os feixes condutores são organizados ao redor do cilindro central. (D) o processo de polinização ocorre apenas pelo vento. (E) o metabolismo fotossintético é do tipo CAM.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(FGV - SP - 2014)Número Original: 45Código: 6347915

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Identificação de estruturas botânicas.t
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Um grupo de estudantes percorria uma trilha pela Mata Atlân- tica, quando um deles observou, na ponta de um bambuzeiro, estruturas vegetais que, a princípio, desconheciam. Iniciaram então, sem grande aprofundamento, um curto “debate botânico científico” sobre a classificação de tais estruturas, devidamente registradas na imagem. (Efi) bx) O estudante que primeiro identificou as estruturas afirmou que eram estruturas reprodutivas vegetais, tais como flores, ou fru- tos, ou sementes. Com relação a esse comentário, o estudante (A) não está correto, pois os bambus são dicotiledôneas, como a grama e o capim, portanto não produzem tais estruturas reprodutivas. (B) está correto, pois os bambus são gimnospermas, como a pal- meira e o coqueiro, que produzem tais estruturas, mesmo que diminutas. (C) não está correto, pois os bambus são angiospermas, como a samambaia e a avenca, as quais nem sempre produzem tais estruturas. (D) está correto, pois os bambus são monocotiledôneas, como o trigo e a cana, portanto produzem tais estruturas, mesmo que pouco chamativas. (E) não está correto, pois os bambus são eudicotiledôneas, como a orquídea e a bromélia, as quais não produzem tais estrutu- ras reprodutivas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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