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1(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 16Código: 6387698

Segunda Fase

Características da modificação genética em mosquitos machos .f Características do processo da transgenia .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Aedes aegypti modificados (transgênicos) têm sido utilizados no combate à dengue. Esses mosquitos produzem uma proteina que mata seus descendentes ainda na fase de larva. Mosquitos machos modificados são soltos na natureza para procriar com fêmeas nativas, mas os filhotes resultantes desse cruzamento não sobrevivem. É possível monitorar a presença de ovos resultantes do cruzamento de machos modificados com fêmeas nativas a partir da luz fluorescente emitida pelos ovos. a) Descreva o princípio da técnica utilizada para produzir os mosquitos modificados. b) Por que os ovos resultantes do cruzamento dos machos modificados com fêmeas nativas emitem luz fluorescente? O que é preciso fazer com os ovos para saber se eles emitem luz fluorescente?


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2(UFPR- aa - 2016)Número Original: 5Código: 6388522

Segunda Fase

Relação entre culturas transgênicas e o aumento do uso de pesticidas .f Características das lavouras transgênicas que estimulam o seu cultivo .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais cultivam variedades geneticamente modificadas de grãos e fibras do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo relatório do Serviço Internacional para Aqui de Aplicações em Agrobiotecnologia. Críticos das lavouras geneticamente modificadas dizem que os transgênicos levam ao aumento do uso de pesticidas, causam danos ao meio ambiente e que até o momento não foi provado que tais produtos são seguros para o consumo humano e anim: (Fonte: . Acesso em 08 set. 2015.) a) Discorra sobre duas características das lavouras transgênicas que estimulam os produtores a cultivá-las. b) Por que o uso de culturas transgênicas levaria ao aumento do uso de pesticidas?


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3(UFPB- PB - 2009)Número Original: 58Código: 8224

Terceira série

Transgênicos Clonagem Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Pesquisadores da EMBRAPA, em Campina Grande-PB, desenvolvem estudos com Engenharia Genética visando à produção de algodão colorido. Além de obterem as fibras coloridas, os cientistas buscam melhorar o rendimento de plantas para que produzam fibras longas e duráveis, e que sejam resistentes a pragas. Nesse caso, são empregadas técnicas clássicas de melhoramento genético. Para a produção de fibras azuis, em fase de desenvolvimento, os pesquisadores optaram pela criação de uma espécie transgênica. Sobre a Engenharia Genética, o melhoramento genético e a produção de espécies transgênicas, identifique as afirmativas corretas: I As técnicas de melhoramento genético consistem em selecionar e aprimorar, por meio de conhecimentos científicos, características desejáveis de espécies de interesse para a humanidade. Il. Técnicas de clonagem de genes são empregadas para a produção de transgênicos. II. Os organismos transgênicos são aqueles que recebem e incorporam genes de ontras espécies. IV. A Engenharia Genética refere-se ao ramo da Biologia que estuda apenas os genes de vegetais. V. O melhoramento genético de seres vivos teve início com o desenvolvimento das técnicas de clonagem gênica.


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4(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 4Código: 30873

Segunda Fase

Transgênicos Tecnologia do DNA-recombinante Clonagem Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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A insulina é um hormônio peptídico produzido no pâncreas que age na regulação da glicemia. É administrada no tratamento de alguns tipos de diabetes. A insulina administrada como medicamento em pacientes diabéticos é, em grande parte, produzida por bactérias. a) Explique como é possível manipular bactérias para que produzam um peptídeo que naturalmente não faz parte de seu metabolismo. b) Cite duas outras maneiras pelas quais é possível se obter insulina sem envolver o uso de bactérias.


Veja a resolução para saber se acertou!

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5(UNIFESP - 2020)Número Original: 2Código: 9494662

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Vantagens do uso de células-tronco pluripotentes induzidas (IPS) na formação de tecidos para transplantes .f Identificação das moléculas de RNA que se ligam ao RNA mensageiro .f Características da pluripotência das células-tronco embrionárias (CTEs) .f Determinação da sequência de bases nitrogenadas de um RNA a partir do RNA mensageiro .f
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
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Em células-tronco embrionárias (CTES), o potencial de pluripotência pode variar entre as células oriundas de um mesmo embrião. À medida que o embrião se desenvolve, as células-tronco alteram a quantidade de determinados mi- croRNAs, pequenas moléculas de RNA que apresentam uma sequência de nucleotídeos complementar à de um RNA mensageiro. Os microRNAs degradam ou impedem a tradução dos RNAs mensageiros a que se associam e, dessa forma, contribuem para a manutenção da pluripotência das CTEs. O entendimento desses mecanismos de regulação da pluripotência pode auxiliar as pesquisas com as CTEs e tam- bém com as células-tronco pluripotentes induzidas (IPS), obtidas a partir de células adultas de pacientes, modificadas em laboratório. (“Novos mecanismos que regulam a pluripotência em células-tronco embrionárias são desvendados”. www.portaldaenfermagem.com.br, 18.08.2019. Adaptado.) a) Qual é a sequência de bases nitrogenadas no microRNA que se liga à sequência de bases CAGU de um RNA men- sageiro? Cite outra molécula de RNA que pode se ligar ao RNA mensageiro. b) No que consiste a pluripotência das CTEs? Qual a vantagem do uso de células iPS na formação de tecidos para transplantes?


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