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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2009)Número Original: 58Código: 8224

Terceira série

Transgênicos Clonagem Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Pesquisadores da EMBRAPA, em Campina Grande-PB, desenvolvem estudos com Engenharia Genética visando à produção de algodão colorido. Além de obterem as fibras coloridas, os cientistas buscam melhorar o rendimento de plantas para que produzam fibras longas e duráveis, e que sejam resistentes a pragas. Nesse caso, são empregadas técnicas clássicas de melhoramento genético. Para a produção de fibras azuis, em fase de desenvolvimento, os pesquisadores optaram pela criação de uma espécie transgênica. Sobre a Engenharia Genética, o melhoramento genético e a produção de espécies transgênicas, identifique as afirmativas corretas: I As técnicas de melhoramento genético consistem em selecionar e aprimorar, por meio de conhecimentos científicos, características desejáveis de espécies de interesse para a humanidade. Il. Técnicas de clonagem de genes são empregadas para a produção de transgênicos. II. Os organismos transgênicos são aqueles que recebem e incorporam genes de ontras espécies. IV. A Engenharia Genética refere-se ao ramo da Biologia que estuda apenas os genes de vegetais. V. O melhoramento genético de seres vivos teve início com o desenvolvimento das técnicas de clonagem gênica.


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Transgênicos - Clonagem

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 4Código: 30873

Segunda Fase

Transgênicos Tecnologia do DNA-recombinante Clonagem Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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A insulina é um hormônio peptídico produzido no pâncreas que age na regulação da glicemia. É administrada no tratamento de alguns tipos de diabetes. A insulina administrada como medicamento em pacientes diabéticos é, em grande parte, produzida por bactérias. a) Explique como é possível manipular bactérias para que produzam um peptídeo que naturalmente não faz parte de seu metabolismo. b) Cite duas outras maneiras pelas quais é possível se obter insulina sem envolver o uso de bactérias.


Veja a resolução para saber se acertou!

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2(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 16Código: 6387698

Segunda Fase

Características da modificação genética em mosquitos machos .f Características do processo da transgenia .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Aedes aegypti modificados (transgênicos) têm sido utilizados no combate à dengue. Esses mosquitos produzem uma proteina que mata seus descendentes ainda na fase de larva. Mosquitos machos modificados são soltos na natureza para procriar com fêmeas nativas, mas os filhotes resultantes desse cruzamento não sobrevivem. É possível monitorar a presença de ovos resultantes do cruzamento de machos modificados com fêmeas nativas a partir da luz fluorescente emitida pelos ovos. a) Descreva o princípio da técnica utilizada para produzir os mosquitos modificados. b) Por que os ovos resultantes do cruzamento dos machos modificados com fêmeas nativas emitem luz fluorescente? O que é preciso fazer com os ovos para saber se eles emitem luz fluorescente?


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3(UFPR- aa - 2016)Número Original: 5Código: 6388522

Segunda Fase

Relação entre culturas transgênicas e o aumento do uso de pesticidas .f Características das lavouras transgênicas que estimulam o seu cultivo .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais cultivam variedades geneticamente modificadas de grãos e fibras do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo relatório do Serviço Internacional para Aqui de Aplicações em Agrobiotecnologia. Críticos das lavouras geneticamente modificadas dizem que os transgênicos levam ao aumento do uso de pesticidas, causam danos ao meio ambiente e que até o momento não foi provado que tais produtos são seguros para o consumo humano e anim: (Fonte: . Acesso em 08 set. 2015.) a) Discorra sobre duas características das lavouras transgênicas que estimulam os produtores a cultivá-las. b) Por que o uso de culturas transgênicas levaria ao aumento do uso de pesticidas?


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4(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 42Código: 17531

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Transgênicos Rec
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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Três em cada quatro pessoas nunca ouviram falar sobre os produtos alterados em laboratório (transgênicos). Jornal da Tarde, 28/08/2010 A respeito dos transgênicos, são feitas as afirmações abaixo. I. São sempre indivíduos incapazes de se reproduzir. II. Aumentam a produtividade dos alimentos. II. São organismos tanto vegetais quanto animais, produzidos pela Engenharia Genética, que contêm genes de outra(s) espécie(s). IV. São vegetais produzidos por radiação que se tornam resistentes a predadores. Assinale a) se somente I e II estiverem corretas. b) se somente II e III estiverem corretas. c) se somente I e III estiverem corretas. d) se somente II e IV estiverem corretas. e) se somente III e IV estiverem corretas.


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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 4Código: 3978

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Genética (Biologia) Clonagem Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram os genótipos e os fenótipos idênticos. os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes. diferenças nos genótipos e fenótipos. o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos. 0000


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