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1(ENEM - 2022)Número Original: 61Código: 12794915

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos do estoicismo no pensamento de Sêneca .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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Entretanto, nosso amigo Basso tem o ânimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfaleça. SENECA, L. Cartas morais. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990. O excerto refere-se a uma carta de Sêneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover a valorização de disputas dialógicas. rejeição das convenções sociais. inspiração de natureza religiosa. exaltação do sofrimento. VOVOO moderação das paixões.


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2(ENEM - 2014)Número Original: 13Código: 4288405

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Epicuro no período helenístico .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. EPICURO DE SAMOS. Doviras prncipois In SANSON V F Texto da osetia Ro da Jonoro Eu 9974, No fragmento da obra flosófica de Epicuro o homem tem alcançar o prazer moderado e a felicidade. valorizar os deveres e as obrigações sociais. aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade. defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber. oo 0005


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3(ENEM- BR - 2016)Número Original: 14Código: 6624633

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Características da filosofia ceticista na antiguidade clássica.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos. LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988. O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por O Desprezar quaisquer convenções e obrigações da sociedade Atingir o verdadeiro prazer como o princípio e o fim da vida feliz. Defender a indiferença e a impossibilidade de obter alguma certeza Aceitar o determinismo e ocupar-se com a esperança transcendente Agir de forma virtuosa e sábia a fim de enaltecer o homem bom e belo. vo oo


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4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 52Código: 6971210

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Epicuro no período helenístico .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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A quem nao basta pouco, nada basta. EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude: Esperança, tida como confiança no porvir. Justiça, interpretada como retidão de caráter. Temperança, marcada pelo domínio da vontade. Coragem, definida como fortitude na dificuldade. Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão. Y9O@O O


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5(UEL - 2023)Número Original: 2Código: 13041160

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - Filosofia

Fundamentos teóricos do estoicismo no pensamento de Sêneca .f
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Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. O filósofo, repito, não fabrica os instrumentos necessários às necessidades correntes. Por que atribuir-lhe uma atividade tão subalterna quando ele, na realidade, é um “artista da vida”? As outras artes, aliás, também estão sob o seu domínio. Se é a filosofia que governa a nossa vida, deve também ela governar os acessórios da nossa vida; o seu fim supremo, porém, é determinar em que consiste a felicidade e em guiar-nos pela via que conduz a esse fim. A sua tarefa é distinguir os males reais dos males aparentes, é libertar os espíritos de vás ilusões, é instilar neles uma grandeza efetiva e reprimir as exageradas aparências derivadas de juízos fúteis, é evitar toda e qualquer confusão entre grandeza real e presunção; é, em suma, facultar-nos o conhecimento da natureza, inclusive da natureza da própria filosofia. (Adaptado de: SÊNECA. Cartas a Lucílio. Tradução de: J. A. Segurado e Campos. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. A Lucilio, IX, 90, 27-28. p.448-449.) Sêneca (4 a.C. — 65 d.C.) foi um intelectual e político do Império Romano, notável pelos seus escritos sobre a vida, a morte e a felicidade. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Sêneca, discorra sobre o propósito estoico de sua filosofia.


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