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1(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 20Código: 4770

Segunda Fase

Positivismo (História) Evolucionismo Cientificismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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A biologia era essencial para uma ideologia burguesa teoricamente igualitária, pois deslocava a culpa das desigualdades humanas da sociedade para a natureza. As vinculações entre biologia e ideologia são evidentes no intercâmbio entre a eugenia e a genética. A eugenia era essencialmente um movimento político, que acreditava que as condições do homem e da sociedade só poderiam melhorar através do incentivo à reprodução de tipos humanos valorizados e da eliminação dos indesejáveis. A eugenia só passou a ser considerada científica após 1900, com o surgimento da genética, que parecia sugerir que o cruzamento seletivo dos seres humanos segundo o processo mendeliano era possível. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 351-353.) a) Quais as implicações políticas do desenvolvimento da genética, no início do século XX? b) Relacione a ciência do final do século XIX e a política externa européia do período.


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2(UFU - 2020)Número Original: 2Código: 9157215

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

Aspectos do contexto histórico e das proposições de Marx e Engels no século XIX .f Aspectos e características do Socialismo Utópico no século XIX.f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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A era das Fake News, marcada pelo surgimento quase diário de teorias conspiratórias, com um enorme sucesso no Brasil graças à disseminação nas redes sociais, elegeu o “Marxismo Cultural? como uma das principais ameaças aos chamados “valores ocidentais e cristãos”. Sem qualquer respaldo acadêmico, essa frágil teoria da conspiração começou a ser difundida nos círculos conservadores e de extrema-direita norte- americana desde a década de 1990. Trata-se de uma suposta forma de marxismo, adaptada pela Escola de Frankfurt e pelo filósofo marxista Antonio Gramsci, que teria se infiltrado nas sociedades ocidentais com o objetivo de destruir suas instituições e valores tradicionais. Essa caracterização maniqueísta do pensamento marxista, entretanto, não condiz com as teorias criadas por Karl Marx, Friedrich Engels e demais marxistas com o intuito de compreender o funcionamento do capitalismo e sua eventual superação. Considerando-se as informações apresentadas, explique A) dois princípios básicos que fundamentam o marxismo de Marx e de Engels. B) as diferenças entre o marxismo e o chamado socialismo utópico.


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3(UERJ - 2019)Número Original: 7Código: 6977460

Exame Discursivo

Questões de identificações (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Semelhanças e diferenças entre o nazismo alemão e o fascismo italiano .f Aspectos e características do Totalitarismo na primeira metade do século XX
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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As acusações mais constantes aos quadrinhos do Super-Homem são de que naturalizam a violência como melhor forma de resolver problemas, inclusive os sociais, e, claro, de que há um autoritarismo intrínseco na ideia de ser preciso um homem forte para pôr ordem na sociedade. Também se apontam em suas histórias o desprezo pelas instituições criadas em torno do voto, o elogio das autoridades não eleitas (militares, policiais, juízes), uma rebeldia juvenil contra a desordem e a promoção de novas elites. Adaptado de CAMPOS, Rogério de. Super-Homem e o romantismo de aço. São Paulo: Ugra Press, 2018. teses.usp.br Criado em 1938, o personagem Super-Homem foi alvo de críticas que o associavam a ideologias políticas correntes naquela década. Com base no texto, denomine a ideologia política associada ao personagem por seus críticos. Nomeie, também, dois regimes ou movimentos inspirados por essa ideologia.


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4(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 48Código: 16043

Segundo exame de qualificação

Nazifascismo Estado-Nação e Nacionalismo
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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O direito ao solo ¢ à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão, parece destinado à ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que dará a seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos apontar o caminho. Adolf Hitler Minha luta, 1925. Adaptado de FERREIRA, Marieta de M. e outros. História em curso: da Antiguidade à globalização. São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV, 2008. As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de: (A) xenofobia (B) espaço vital (C) purificação racial (D) revanchismo militar


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5(UEL - 2020)Número Original: 2Código: 9473239

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do projeto nazifascista e a função da propaganda para a concretização dos seus objetivos políticos e econômicos Questões com imagens (Hist.) Aspectos da propaganda e dos movimentos de extrema direita no mundo do século XXI .f Alemanha.b
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Deul[ehes Wochen É tiie asst Dre 425. | HERAUSGEBER: JULIUS STREICHER } ncnbe, im omoves 136 | } ncnbe, im omoves 136 | Oktober 1936 Das Cio nm Andes Ginter oem eee des Miosfauer Prozejjes rage a Soke wists Se ees Pagina do jornal nazista Der Sturmer, que circulou na Ale- manha entre 1923 e 1945. Nesta imagem, vemos uma edi- ção de 1936. Abaixo da caricatura, ao final da página, apa- rece o slogan “Os judeus são nossa desgraça!”. «einer um Share BARBOSA, Caroline de Alencar. A função da propaganda Aulte Getiar Sin Beit au Enechten litgt dem Auden fern . ' zo ~ au . . pu ao on am Ge bat be ganje Welt um Freflen geen antissemita no periódico alemão Der Stúrmer. Boletim His- Die Juden sind unser Ungliiciks! oriar,n. 18, jan./mar. 2017, p. 89-97. —__—_—_—_—_=—_—_ees ss meme eu no Yus dem Snbalt Die Sand Judas liegt jchwer av! Aiondern Jaime Devifenidmeber in Malien Com base na imagem e na legenda, responda aos itens a seguir. a) Indique que tipo de imagem o jornal intencionava passar em relação ao povo judeu. Justifique sua resposta com base em, ao menos, três elementos presentes na caricatura e no slogan. b) A partir do exemplo da caricatura, discorra sobre o papel da imprensa nazista na difusão de uma visão dos judeus como “inimigos internos” da nação. Em seguida, estabeleça um paralelo com os dias de hoje, dando um exemplo de uma forma atual de divulgação de certas imagens em relação aos que não compartilham de um mesmo ideário político de grupos ou indivíduos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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