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1(UNESP - 2023)Número Original: 37Código: 13030733

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Questões de identificações (Filosofia) Reflexões sobre o tipo de conhecimento filosófico comparado com outros saberes .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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O homem que não tem a menor noção da filosofia cami- nha pela vida afora preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças habituais da sua época e do seu país, e das convicções que cresceram na sua mente sem a coo- peração ou o consentimento deliberado de sua razão. Para tal homem, o mundo tende a tornar-se finito, definido, óbvio. Ao contrário, quando começamos a filosofar, imediatamente nos damos conta de que mesmo as coisas mais vulgares le- vantam problemas para os quais só podemos dar respostas muito incompletas. A filosofia livra-nos da tirania do hábito. (Bertrand Russell. Os problemas da filosofia, 1972. Adaptado.) De acordo com o filósofo Bertrand Russell nesse excerto, o enfrentamento da “tirania do hábito” pela filosofia contribui para (A) o descarte dos fundamentos da cosmogonia. (B (C (D (E) a reprodução do discurso científico. o estabelecimento do ceticismo absoluto. a rejeição dos saberes tradicionais. expansão das bases do conhecimento. ) ) )a )


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNESP - 2022)Número Original: 38Código: 11574215

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Questões de identificações (Filosofia) Transformações na forma de ver e pensar o mundo a partir do advento da filosofia na Grécia .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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 Afilosofia, além do privilégio histórico de ter sido a primei- ra tentativa de compreensão do mito, tem consciência, desde a sua origem, do seu parentesco com ele. A filosofia, se não é filha, é, pelo menos, irmã mais nova do mito e estabeleceu desde o seu berço uma fascinante relação de amizade e con- fronto com esse irmão mais velho. O alvorecer da filosofia na tradição ocidental mistura as suas luzes e sombras com as do mito que a precedeu na odisseia da humanidade. (Marcelo Perine. “Mito e filosofia”. In: Philosophos, 2002. Adaptado.) A relação apresentada no texto expressa uma passagem transformadora na filosofia referente à (A) organização da pólis. (B) reflexão sobre a ética. (C) expansão do território grego. (D) valorização das figuras divinas. (E) racionalização da natureza.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2022)Número Original: 59Código: 11574980

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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As certezas do homem comum, as verdades comuns da experiência cotidiana, os filósofos vivem-nas, por certo, e não as negam, enquanto homens. Mas, enquanto filósofos, não as assumem. Nesse sentido em que as desqualificam, pode-se dizer que as recusam. Desqualificação teórica, re- cusa filosófica, empreendidas em nome da racionalidade que postulam para a filosofia. Assim é que boa parte das filosofias opta por esquecer “metodologicamente” a visão comum do Mundo, recusando-se a integrá-la ao seu saber racional e teórico. Não podendo furtar-se, enquanto homens, à experiência do Mundo, não o reconhecem como filósofos. O Mundo não é, para eles, o universo reconhecido de seus discursos. Desconsiderando filosoficamente as verdades co- tíidianas, o bom senso, o senso comum, instauram de fato o dualismo do prático e do teórico, da vida e da razão filosó- fica. Instauram, consciente e propositadamente, o divórcio entre o homem comum que são e o filósofo que querem ser. (Oswaldo Porchat Pereira. Rumo ao ceticismo, 2007. Adaptado.) O “divórcio” entre o homem comum e o filósofo, segundo o autor, ocorre em função da (A) negação do homem comum em entender a realidade. (B) restrição do saber comum no fazer filosófico. (C) diferença de mundos que buscam compreender. (D) falta de correspondência factual do saber comum. (E) proposição de respostas necessariamente divergentes.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(UECE - 2022)Número Original: 68Código: 11413688

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Perspectivas sobre o surgimento e desenvolvimento da filosofia grega no pensamento de Carl Sagan .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“Os grandes cientistas de Tales a Demócrito e Anaxágoras costumam ser descritos nos livros de história ou de filosofia como ‘pré-socraticos’, como se sua principal função fosse sustentar a fortaleza filosófica até o advento de Sócrates, Platão e Aristóteles, e talvez influenciá-los um pouco. Na verdade, os antigos jônios representam uma tradição diferente e bastante questionadora, muito mais compatível com a ciência moderna.” SAGAN, Carl. A espinha dorsal da noite. In: Cosmos. Trad. bras. Paulo Seiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. É implícita a essa passagem de Carl Sagan (1934- 1996) acerca do surgimento e da história da filosofia grega a visão de que A) depois de Sócrates os filósofos não estudaram a natureza. B) Sócrates rompeu com os métodos dos filósofos jônicos. C) os pensadores anteriores a Sócrates não eram filósofos. D) Platão e Aristóteles não conheceram teses pré- socráticas.


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5(UPE - 2020)Número Original: 39Código: 10079314

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UPE 2020
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Leia o texto a seguir sobre o conhecimento filosófico: O questionamento filosófico surge, pois, de um sentimento de surpresa, de estupefação e de susto diante do que aparece e se deixa estar aqui junto a nós. Aos poucos, porém, vamos assimilando uma determinada interpretação, aquela precisamente do mundo em que vivemos. (BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 168.) O autor salienta a singularidade do conhecimento filosófico; de início, com a estupefação e, depois, com o primado da dimensão interpretativa. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. a) No conhecimento filosófico, a interpretação dispensa a estupefação. b) O questionamento filosófico independe da estupefação. c) O questionamento filosófico surge de uma determinada interpretação, declinando da estupefação. d) Para o conhecimento filosófico, é imprescindível surgir um sentimento de surpresa e, paulatinamente, uma determinada interpretação. e) No âmbito do conhecimento filosófico, a surpresa é suficiente.


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