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1(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 57Código: 5880526

Segundo exame de qualificação

Ações institucionais históricas de proteção dos direitos indígenas no Brasil do século XX.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2015
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A década de 1940 representou um momento importante para debates e iniciativas relacionados aos direitos das populações indígenas, como a realização do 1º Congresso Indigenista Interamericano. Naquele momento, a iniciativa de criar o Dia do Índio tinha como objetivo o estímulo a: (A) conversão religiosa de comunidades tribais (B) preservação de línguas em desaparecimento (C) reconhecimento de patrimônios culturais nativos (D) crescimento demográfico de grupos em extinção


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2(UERJ - 2019)Número Original: 5Código: 6977456

Exame Discursivo

Questões de identificações (Hist.) Ações institucionais históricas de proteção dos direitos indígenas no Brasil do século XX.g Aspectos dos povos indígenas no Brasil em diferentes momentos históricos e sua participação na formação e desenvolvimento da nação brasileira .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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Tenho pois mostrado pela razão, e pela experiencia, que a pezar de serem os Índios bravos huma raça de homens inconciderada, preguiçosa, e em grande parte desagradecida e deshumana para com nosco, que reputão seus inimigos, são com tudo capazes de civilisação, logo que se adoptão meios proprios, e que há constancia e zelo verdadeiro na sua execução. Nas actuaes circunstancias do Brasil e da Politica Européa, a civilisação dos Índios bravos he objecto de summo interesse e importancia para nós. Com as novas Aldêas que se forem formando, a Agricultura dos Generos comestiveis, e a criação dos gados devem augmentar, e pelo menos equilibrar nas Provincias a cultura e fabrico do açucar. Apontamentos para a civilisação dos Índios bravos do Império do Brasil (1823), de José Bonifácio de Andrada e Silva. Disponível em: objdigital.bn.br. CAPÍTULO VIII Dos Índios Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. ô 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. (...) Art. 232. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: www2.senado.leg.br. Os documentos transcritos apresentam visões distintas sobre os indígenas e seus direitos. Os apontamentos expostos por José Bonifácio à Assembleia Geral Constituinte do Império do Brasil, em 1823, não foram incorporados ao texto da Constituição outorgada em 1824; já os artigos do Capítulo VIII da Constituição Brasileira de 1988 até hoje vigoram. A partir da comparação entre os documentos, identifique duas características, uma de 1823 e outra de 1988, que evidenciam as formas de considerar os direitos dos indígenas no Brasil em cada momento histórico. Em seguida, apresente um fator que explique a presença de tais direitos na Constituição de 1988.


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3(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 10Código: 7505741

Exame Discursivo

Aspectos e características políticas e econômicas do projeto de ocupação da Amazônia empreendido pelo Estado no período da ditadura civil-militar brasileira. Posicionamentos atuais das lideranças indígenas referentes às políticas do Estado para a Amazônia .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Entre 19/4 e o momento atual, ocorreram mudanças nas perspectivas de ocupação e exploração da Amazônia, em particular quanto aos seus efeitos para as populações indígenas locais, como se observa nas reportagens a seguir. AMAZÔNIA 74 — SALTO PARA O FUTURO Os primitivos e naturais habitantes da Amazônia cedem lugar aos avanços da civilização. A foto maior mostra índios aldeados pelos salesianos. As outras são silvícolas da Perimetral Norte. O homem está vencendo. Revista O Cruzeiro, 05/12/1973. Fonte: memoria.bn.br. JOENIA WAPICHANA, A VOZ INDÍGENA NO CONGRESSO EM MEIO À CRISE NA AMAZÔNIA Joênia Wapichana, nascida em 1974, é a primeira mulher indígena que se senta no Congresso Nacional. Escolheu o gabinete 231 em homenagem ao artigo da Constituição mais importante para ela e os seus, o que reconhece a organização social, os costumes, as línguas, os credos e as tradições dos índios, assim como seus direitos originais às terras que historicamente ocupam. Por isso, na porta do gabinete parlamentar 231, um cartaz explica em duas frases: “Dizem que a terra dos Yanomami é muito grande e tem poucos índios. Mas esses poucos índios protegem o planeta inteiro: Adaptado de brasil.elpais.com, 30/08/2019. Explique o projeto governamental para a ocupação e exploração da Amazônia na década de 1970. Indique, também, um posicionamento de lideranças indígenas, na atualidade, quanto à Amazônia.


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