Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Organização política, social e econômica de Esparta.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2014)Número Original: 32Código: 6984185

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

História Comparada Sociedade romana da antiguidade.g Organização política, social e econômica de Esparta.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

A comparação que o texto estabelece entre Roma e Esparta é pertinente, uma vez que foi comum às duas cidades (A) valorizar a formação e a disciplina da soldadesca e cons- tituir amplo aparato militar. (B) instalar e manter importantes áreas coloniais no Norte da Africa e no Oriente Próximo. (C) estabelecer amplo domínio militar e comercial sobre o Mar Mediterrâneo e o Leste europeu. (D) erradicar a influência política e militar de Atenas e com- bater os exércitos cartagineses e persas. (E) viver sob regimes democráticos, após terem atravessado períodos de oligarquia e de tirania.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNEB - 2019)Número Original: 26Código: 7941691

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do processo educacional dos jovens no período da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das sociedades muçulmanas da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das civilizações ocidentais do período da Idade Moderna.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade espartana da antiguidade.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade egípcia da antiguidade.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
Exibir texto da questão

Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...| eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018). A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete a civilização (A) egípcia, quando a ameaça de democratização do poder pelas reformas empreendidas a partir da unificação dos reinos do Baixo Egito e Alto Egito, exigiu a formação de uma guarda imperial submetida ao Faraó. espartana, quando a formação de uma camada de guerreiros, que detinha o poder político e econômico, exigia uma educação de caráter militarista, para a manutenção de um sistema oligárquico no poder através da coerção dos hilotas. medieval, quando a carreira militar, através da consagração como cavaleiro, era uma das poucas possibilidades de o servo camponês ascender socialmente e abandonar sua situação de miserabilidade. muçulmana, quando a jihad foi utilizada pela doutrina islâmica para a formação de um império militarista, que expandiu suas conquistas pela Península Ibérica, em detrimento do desenvolvimento científico e comercial. moderna, quando a conquista e colonização do continente africano pelos europeus ocorreu com a formação do movimento das Cruzadas para a reconquista da Terra Santa, durante o processo da expansão marítima e comercial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?