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  • Organização política, social e econômica de Esparta.g
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1(UNESP - 2014)Número Original: 32Código: 6984185

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

História Comparada Sociedade romana da antiguidade.g Organização política, social e econômica de Esparta.g


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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A comparação que o texto estabelece entre Roma e Esparta é pertinente, uma vez que foi comum às duas cidades (A) valorizar a formação e a disciplina da soldadesca e cons- tituir amplo aparato militar. (B) instalar e manter importantes áreas coloniais no Norte da Africa e no Oriente Próximo. (C) estabelecer amplo domínio militar e comercial sobre o Mar Mediterrâneo e o Leste europeu. (D) erradicar a influência política e militar de Atenas e com- bater os exércitos cartagineses e persas. (E) viver sob regimes democráticos, após terem atravessado períodos de oligarquia e de tirania.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNEB - 2019)Número Original: 26Código: 7941691

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do processo educacional dos jovens no período da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das sociedades muçulmanas da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das civilizações ocidentais do período da Idade Moderna.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade espartana da antiguidade.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade egípcia da antiguidade.g

Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...| eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018). A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete a civilização (A) egípcia, quando a ameaça de democratização do poder pelas reformas empreendidas a partir da unificação dos reinos do Baixo Egito e Alto Egito, exigiu a formação de uma guarda imperial submetida ao Faraó. espartana, quando a formação de uma camada de guerreiros, que detinha o poder político e econômico, exigia uma educação de caráter militarista, para a manutenção de um sistema oligárquico no poder através da coerção dos hilotas. medieval, quando a carreira militar, através da consagração como cavaleiro, era uma das poucas possibilidades de o servo camponês ascender socialmente e abandonar sua situação de miserabilidade. muçulmana, quando a jihad foi utilizada pela doutrina islâmica para a formação de um império militarista, que expandiu suas conquistas pela Península Ibérica, em detrimento do desenvolvimento científico e comercial. moderna, quando a conquista e colonização do continente africano pelos europeus ocorreu com a formação do movimento das Cruzadas para a reconquista da Terra Santa, durante o processo da expansão marítima e comercial.


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