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1(UNICAMP - 2021)Número Original: 22Código: 9157342

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Identificação dos mecanismos de manipulação social do consumo identificação do conceito de valor simbólico e valor de uso
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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A mensagem não fala do objeto, o objeto fala da mensagem. A marca de um produto não marca o produto, marca o consumidor como membro do grupo de consumidores da marca. A desigualdade social se consagra e se recria, assim, pela via simbólica. A submissão do objeto ao signo é o elemento central do consumo, posto que os signos são manipulados e têm uma coerência lógica que é nunca satisfazer completamente a necessidade e deixar o desejo permanentemente aberto. Para as “massas” são as grandes séries, os desenhos estandardizados e anônimos, as formas desgastadas e não distintivas; para as “elites”, é a pequena série ou o “fora de série”, o distintivo, a novidade, o inalcançável, o exclusivo. (Adaptado de Luís Enrique Alonso, “Introdução”, em Jean Baudrillard, La sociedad de consumo. Sus mitos, sus estructuras. Madrid: Siglo XXI, 2007, p. XLIII-XLIV.) Com base no texto e em seus conhecimentos, a) explique a diferença entre “valor de uso” e “valor simbólico” de um bem ou mercadoria; b) descreva o mecanismo presente nos meios de comunicações que manipula os signos para torná-los objetos do desejo. Explique por que esse mecanismo de manipulação dos signos não é restrito a uma classe social.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(FAMEMA - 2021)Número Original: 30Código: 9060784

Prova 2

Brasil.b Valorização dos habitos e da importância social do consumo de bens materiais
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2021
Questão de Vestibular - FAMEMA 2021
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A partir da década de 1970, a tônica principal dos anún- cios é a hipertrofia da importância dos produtos na vida dos seus consumidores. Os bens foram perdendo a modéstia de se colocarem humildemente a serviço do progresso coletivo ou do conforto individual. Essa supervalorização de produtos industrializados é uma face da redução da modernidade a mero crescimento econômico. (Maria Eduarda da Mota Rocha. A nova retórica do capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais, 2010.) O excerto refere-se aos anos da história do Brasil em que se associavam (A) autonomia sindical e aumentos salariais no setor industrial. (B) ideologia de ascensão social e desenvolvimento eco- nômico. (C) economia agroindustrial e preservação do meio ambiente. (D) nacionalismo econômico e enfraquecimento do Estado Nacional. (E) democracia política e liberalismo econômico.


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     C     
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3(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 22Código: 9520275

Segunda Fase - Segundo Dia

Expansão dos habitos de consumo.m
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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A mensagem não fala do objeto, o objeto fala da mensagem. A marca de um produto não marca o produto, marca o consumidor como membro do grupo de consumidores da marca. A desigualdade social se consagra e se recria, assim, pela via simbólica. A submissão do objeto ao signo é o elemento central do consumo, posto que os signos são manipulados e têm uma coerência lógica que é nunca satisfazer completamente a necessidade e deixar o desejo permanentemente aberto. Para as “massas” são as grandes séries, os desenhos estandardizados e anônimos, as formas desgastadas e não distintivas; para as “elites”, é a pequena série ou o “fora de série”, o distintivo, a novidade, o inalcançável, o exclusivo. (Adaptado de Luís Enrique Alonso, “Introdução”, em Jean Baudrillard, La sociedad de consumo. Sus mitos, sus estructuras. Madrid: Siglo XXI, 2007, p. XLIII-XLIV.) Com base no texto e em seus conhecimentos, a) explique a diferença entre “valor de uso” e “valor simbólico” de um bem ou mercadoria; b) descreva o mecanismo presente nos meios de comunicações que manipula os signos para torná-los objetos do desejo. Explique por que esse mecanismo de manipulação dos signos não é restrito a uma classe social.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 49Código: 7061694

Inverno - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Expansão dos habitos de consumo.m
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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Em o pão nosso de cada dia, José Alcindo de Carvalho refere-se a um hábito alimentar que se expandiu pelo globo. Pode-se associar ao processo de expansão de hábitos e costumes pelo globo: (A) A implantação de mudanças tecnológicas profundas em nível mundial favoreceu a padronização dos costumes e hábitos nas mais distantes regiões do Planeta, como o consumo de produtos industrializados pelas sociedades indígenas. (B) O atraso tecnológico da maioria dos países do terceiro mundo impede a divulgação, pelos meios de comunicação de massa, de produtos feitos em outras partes do mundo e ganhos sociais provenientes da globalização econômica. (C) A rapidez da comunicação e a criação de uma tecnologia da informação possibilitaram a divulgação de hábitos e costumes tradicionais e a preservação de valores culturais das sociedades consideradas subdesenvolvidas. (D) O desenvolvimento de uma tecnologia de comunicação de massa de penetração mundial possibilitou a divulgação de valores que correspondem aos interesses norte-americanos, como a imposição de seus padrões de consumo. (E) A ausência de uma base tecnológica para o desenvolvimento industrial no continente americano estimulou a expansão de hábitos e valores culturais, cujo padrão atende os interesses da elite oligárquica dominante, na região.


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