Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Regional na Primeira República.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(URCA - 2017)Número Original: 53Código: 10040148

Segundo Semestre - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre as práticas políticas, econômicas e sociais na região do Cariri cearense na Primeira República .f Ceará.b

Questão de Vestibular - URCA 2017
Exibir texto da questão

- “Naquelas eras faziam os poderosos a justiça a seu modo. Ora pelo bacamarte, ora a cacete, ou por outros processos originais, a mangas de gibão, por exemplo. Eram as mangas de gibão uns vasos de couro de bode bem curtido, de meio metro de comprimento e de cerca de dez centímetros de diâmetro, cosidos com uma delgada correia ou por meio fio de algodão bem encerados com cera de abelha. A uma das extremidades adaptavam um cano de taquara” (PINHEIRO, Irineu. O Cariri. Fortaleza: Edições UFC, 2010, p. 188). Sobre as práticas políticas no cairiri, nos primeiros anos da República (1889-1930), assinale a única alternativa CORRETA: A abundância e fertilidade da terra evitou os conflitos entre os proprietários fundiários da região, sendo comum se unirem contra os agressores que vinham de outras regiões; Em épocas de conflitos por motivos locais, o governo do Estado evitava se envolver, fazendo apenas o papel de árbitro entre os contendores; Apesar do poderio da terra garantir a exploração da mão-de-obra barata dos despossuídos, para os conflitos armados, os poderosos “coronéis” buscavam força militar nas regiões vizinhas para evitar o desperdício da força de trabalho nas contendas armadas; Era comum a constituição das comunas caririenses, nos primeiros anos da República. Verdadeiros “feudos” políticos, eram autênticos senhores de poder político e militar baseado principalmente na propriedade da terra; A eleição de Campos Sales para a presidência do Brasil pôs fim às práticas dos comerciantes e fazendeiros do Cariri auxiliarem seus parentes nas eleições locais e nas lutas armadas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 33Código: 11751221

Inverno - Conhecimentos Gerais e Redação - Azul (Direito)

Conflitos envolvendo as fronteiras amazônicas durante a Primeira República .f


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
Exibir texto da questão

A história das fronteiras amazônicas foi muito marcada, durante a Primeira República, por conflitos internacionais que envol- veram a exploração extrativista mencionada no texto. Esses conflitos (A) (B) (C) (D) (E) caracterizaram disputas internacionais envolvendo a França e o Brasil pela posse e colonização do Amapá, região cobiça- da por seus seringais e localização estratégica no extremo norte, que favorecia as exportações do látex. resultaram em tratados decorrentes das gestões do Barão do Rio Branco no campo diplomático, dentre os quais o que estabeleceu a compra do Acre e de parte do Mato Grosso antes pertencentes ao Peru e à Bolívia, respectivamente. envolveram tensões diplomáticas e enfrentamentos militares entre os governos brasileiro e estadunidense, uma vez que empresas americanas se instalaram na região fronteiriça da Amazônia com a Bolívia, com o objetivo de acelerar o pro- cesso de fabricação da borracha. estiveram presentes na história do Acre e no episódio conhecido como questão acreana, que mobilizou confrontos militares e negociações financeiras entre Brasil e Bolívia pela posse da região. foram permeados por ações emancipacionistas, caso das tentativas de formação de repúblicas independentes no Acre (Re- volução Acreana) e no Amapá (Questão do Amapá), quando as oligarquias locais se aperceberam do potencial econômico dos seringais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ETEC- SP - 2008)Número Original: 23Código: 5057586

Segundo Semestre

Processo de desenvolvimento econômico e social de São Paulo na Primeira República.g

Questão de Vestibular - ETEC 2008
Exibir texto da questão

A diversidade arquitetônica de Higienópolis no início do século XX, bairro da metrópole de São Paulo, foi descrita por um observador da época nos seguintes termos: “Havia desde a pureza de uma frontaria fria à normanda, dos arabescos sinuosos ilógicos da arte-nova até o risonho “cottage” inglês, dos pontiagudos chalés da neve aos alpendrados espanhóis, às cúpulas e minaretes orientais, às varandas cobertas do norte, às vilas graciosas da Itália, às galerias do renascimento, ao exagero do barroco ou do plateresco, ao rústico suíço, até a horrivel simetria esburacada do estilo pombalino.” (Souza Pinto, citado em MORAES, José G. V. Cidade e cuitura urbana na Primeira República. São Paulo: Atual, 1984, p.53). Essa grande diversidade cultural da Capital, refletida em sua arquitetura, está relacionada a uma sequência histórica de processos socioeconômicos e territoriais no estado de São Paulo, entre eles A economia cafeeira, imigração européia, urbanização e industrialização. B economia industrial, migrações intemas e modernização do campo. economia açucareira, imigração européia e abolição da escravatura. e D) economia cafeeira, emigração do país, urbanização e exportação industrial E economia de serviços, metropolização, segregação e globalização cultural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.