Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Expansão marítima inglesa.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 50Código: 6341397

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre o Ato de Navegação da Inglaterra do século XVII .f Inglaterra.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Leia um fragmento do Ato de Navegação inglês de 1660. Para o progresso do armamento marítimo e da navega- ção que soube a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e o poderio deste reino. nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios, pertencentes a Sua Majestade ouem possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que sem nenhuma fraude perten- cem a súditos ingleses, irlandeses ou gauleses, ou ainda a habitantes destes países, ilhas, plantações e temitórios, e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses... (English Historical Documents) A determinação inglesa pode ser considerada (A) liberal, uma vez que a interferência do Estado se resu- mira a estabilizar a entrada e a saída de mercadorias da nação. (B) fisiocrata, porque reforçou a tendência inglesa de bus- car as rendas do Estado na produção agrícola. (C) iluminista, já que atendeu às demandas das camadas mais modernas da nobreza de terras e da burguesia industrial. (D) monopolista, visto que permitiu a livre circulação de mercadorias pela maior parte do continente europeu e da Ásia. (E) mercantilista, pois permitiu a proteção e a consequente prosperidade da marinha e do comércio britânicos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNITAU - 2022)Número Original: 16Código: 11855047

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Aspectos do comércio triangular realizado pela Inglaterra no contexto dos sistemas coloniais .f Inglaterra.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Exibir texto da questão

A importância da descoberta da América repousa não nos metais preciosos que ela forneceu, mas no novo e inesgotável mercado que propiciou às mercadorias europeias. Um de seus efeitos principais foi o de “elevar o sistema mercantil a um grau de esplendor e glória que de outro modo nunca teria sido alcançado”. O comércio mundial alcançou um crescimento sem precedentes. WILLIAMS, Eric. Capitalismo e escravidão. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 89. No século XVIII, a Inglaterra era o maior império colonial de então, dominando o tráfico de escravizados e explorando suas colônias na África e na América, por meio do comércio triangular. Esse sistema estimulava três vezes as manufaturas britânicas pois a) da Inglaterra partia uma carga de produtos coloniais, como o rum, que era trocado, com lucro, na África pela mão de obra escravizada, comercializada com lucro, no Caribe, em troca de açúcar e café, enviados à metrópole. b) da Inglaterra partia uma carga de produtos das colônias, que era trocada, com lucro no Caribe francês por atricanos escravizados, comercializados, por sua vez, com lucro, nas treze colônias inglesas, em troca de algodão, enviado à metrópole. c) da Inglaterra partia uma carga de produtos manufaturados, que era trocada, com lucro, na África, pela mão de obra escravizada, comercializada na América, com lucro, em troca de produtos coloniais, que eram enviados à metrópole. d) a Inglaterra fornecia produtos manufaturados, que eram trocados, com lucro, na América, por mão de obra africana escravizada, comercializada, por sua vez, com lucro, por vinhos produzidos nas colônias francesas, que eram enviados à metrópole. e) a Inglaterra fornecia uma carga de produtos coloniais, especialmente café, produzido no Caribe, que era trocado, com lucro, na África, pela mão de obra escravizada, comercializada na América, com lucro, em troca de rum e melaço, enviados à metrópole.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ESPCEX - 2020)Número Original: 38Código: 9264246

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Diferenças e semelhanças entre os sistemas coloniais da Inglaterra e de Portugal na Idade Moderna .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2020
Exibir texto da questão

Alguns historiadores distinguem dois modelos de colonização inglesa adotados na América do Norte. Qual conjunto de colônias inglesas assemelhava-se ao modelo de colonização portugu- és no Brasil - produção agrícola dedicada à exportação e realizada em grandes propriedades ru- rais? [A] Não houve semelhança. [B] O conjunto de colônias do Pacífico. [C] O conjunto de colônias do Norte. [D] O conjunto de colônias do Sul. [E] O conjunto de colônias do Centro-Sul.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 86Código: 7456208

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Primeiros movimentos da Inglaterra no contexto das expansões marítimas europeias do século XVI.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

A ocasião fez o ladrão: Francis Drake travava sua guerra de pirataria contra a Espanha papista quando roubou as tropas de mulas que levavam o ouro do Peru para o Panamá. Graças à cumplicidade da rainha Elizabeth |, ele reincide e saqueia as costas do Chile e do Peru antes de regressar pelo Oceano Pacífico, e depois pelo Índico. Ora, em Ternate ele oferece sua proteção a um sultão revoltado com os portugueses; assim nasce o primeiro entreposto inglês ultramarino. FERRO, M. História das colonizações. Das colonizações às independências. Séculos XIll a XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1996. A tática adotada pela Inglaterra do século XVI, conforme citada no texto, foi o meio encontrado para restabelecer o crescimento da economia mercantil. conquistar as riquezas dos territórios americanos. legalizar a ocupação de possessões ibéricas. ganhar a adesão das potências europeias. fortalecer as rotas do comércio marítimo. VODOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEA - 2019)Número Original: 4Código: 7841596

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Aspectos e características políticas, econômicas e sociais do sistema colonial inglês na Idade Moderna
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
Exibir texto da questão

Barcos norte-americanos levavam produtos coloniais a ilhas Britânicas, a outros centros europeus e às Antilhas, sobretudo tabaco, artigos navais e madeira. Em troca, impor- tavam da Inglaterra os manufaturados. (Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.) O excerto descreve as relações comerciais no Império Britá- nico em meados do século XVIII, referindo-se (A) à inexistência de domínio colonial inglês sobre as colô- nias anglo-saxás do continente americano. (B) à participação de destaque das colônias nos intensos movimentos comerciais atlânticos. (C) ao surgimento de interesses comuns entre os grupos economicamente dominantes nas colônias da América. (D) à oposição dos comerciantes da colônia aos impostos arrecadados pela Coroa da Inglaterra. (E) aos processos gradativos de industrialização das econo- mias das colônias na Nova Inglaterra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?