A)
B)
o
D)
E)
Leia:
"§ 195 - Se um filho bateu em seu pai, cortarão sua mão.
§ 196 - Se um awilum destruiu o olho de outro awilum,
destruirão seu olho.
$ 197 - Se quebrou o osso de um awilum, quebrarão o seu
osso.
$ 198 - Se destruiu o olho de um muskênum ou quebrou
o osso de um muskênum, pesará uma mina de prata.
$ 199 - Se destruiu o olho do escravo de um awilum, ou
quebrou o osso do escravo de um awilum, pesará a me-
tade de seu preço. .
$ 200 - Se um awilum arrancou um dente de um awilym
igual a ele, arrancarão o seu dente.
§ 201 - Se arrancou o dente de um muskênum, pesará 1/3
de uma mina qe prata".
Trecho do "Código" de Hammurábi, rei da Babilônia
(In; BOUZON, Emanuel. O Código de Hammurabi. Pe-
trópolis: Editora Vozes, p.181-182): Vocabulário: Awi-
lum - homem livre com todos os direitos de cidadão. Mus-
kênum - grupo social intermediário, que não gozava de
todos os direitos.
O trecho do "Código" de Hammurabi acima diz res-
peito à famosa "Lei do Talião", o célebre “olho por olho,
dente por dente". Sobre a aplicação do Talião na antiga
Babilônia, à época de Hammurabi é correto afirmar que:
O Talião era aplicado de forma igualitária, independente da
condição social e do status da pessoa que cometia o delito.
O Talião-era aplicado somente entre os estrangeiros que co-
metessem crimes dentro do território de jurisdição da Ba-
bilônia. é
O Talião era aplicado somente entre os estrangeiros que co-
metessem crimes, fossem em territórios babilônicos, fossem
em outros territórios.
O Talião era aplicado conforme a condição social ¢ o status
da pessoa: os privilegiados sofriam sanções mais leves se
cometessem crimes aos considerados inferiores.
O Talião para ser aplicado dependia da avaliação de Ham-
murabi, que julgava cada caso separadamente.