Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2023)Número Original: 19Código: 13024015

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

África e Ásia na antiguidade.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

Considere o seguinte trecho: Economia e Sociedade no Egito Antigo O Reino Antigo compreende as dinastias IV a VIII, entre 2575 e 2134 [a.C.], com apogeu na primeira de tais dinastias, época da construção de enormes sepulcros, as três grandes pirâmides de Guiza, perto de Mênfis, pelos faraós Khufu (o Quéops dos gregos), Khafra (Quéfren) e Menkaura (Miquerinos); os dois primeiros, em especial, levantaram monumentos de tal magnitude que supõem um sistema tanto político quanto econômico muito bem-organizado. (CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 51-52.) A partir do excerto acima e dos conhecimentos acerca da política e da economia do Egito Faraônico e das antigas sociedades africanas, é correto afirmar: a) b) c) d) e) A escravidão era a base econômica do Antigo Egito, e a construção de pirâmides e outras obras públicas dependia do trabalho forçado. À medida que a sociedade egípcia se tornou politicamente mais complexa, pirâmides deixaram de funcionar como sepulcros e se tornaram templos conhecidos como “zigurates”. Na sociedade egípcia, o faraó era o único proprietário de terras, e essa concentração econômica permitia o gasto em obras monumentais como pirâmides e templos. A aproximação política e econômica entre as dinastias egípcias do Reino Antigo e as Cidades-estados gregas trouxe as técnicas e o conhecimento arquitetônico necessário para a construção das pirâmides de Guiza. A estrutura econômica egípcia permitia a contratação de trabalhadores assalariados para atuarem em construções públicas, como pirâmides e obras de irrigação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 71

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

África e Ásia na antiguidade.g

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(UECE - 2023)Número Original: 31Código: 12798099

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Egito.b Aspectos políticos, culturais e econômicos das sociedades do Egito e da Mesopotâmia da Antiguidade .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

“O Egito voltou à moda. O mais interessante é que nem todos os livros, filmes e exposições são suficientes para louvar a história egípcia e sua influência no mundo atual” SIMONETTI, Eliana. O Egito está na moda, Veja, São Paulo, 27/10/1999. A civilização do Antigo Egito até hoje provoca fascínio e encantamento, principalmente no que diz respeito às ruínas das grandes pirâmides. Sobre a civilização do Antigo Egito, podemos afirmar corretamente que A) a maioria dos trabalhadores do Egito era composta de escravos, que eram, geralmente, estrangeiros e prisioneiros de guerra. B) no Antigo Egito, os sacerdotes eram responsáveis pela organização das leis, fiscalização das atividades econômicas e outras importantes funções públicas. C) asociedade do Egito Antigo atribuía a condição de deuses e deusas às forças da natureza. D) os deuses egípcios eram representados de forma zoomórfica, ou seja, em forma de animais, como o gato eo falcão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(URCA - 2021)Número Original: 1Código: 11707092

Segundo Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre o código de Hammurábi da civilização babilônica .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

A) B) o D) E) Leia: "§ 195 - Se um filho bateu em seu pai, cortarão sua mão. § 196 - Se um awilum destruiu o olho de outro awilum, destruirão seu olho. $ 197 - Se quebrou o osso de um awilum, quebrarão o seu osso. $ 198 - Se destruiu o olho de um muskênum ou quebrou o osso de um muskênum, pesará uma mina de prata. $ 199 - Se destruiu o olho do escravo de um awilum, ou quebrou o osso do escravo de um awilum, pesará a me- tade de seu preço. . $ 200 - Se um awilum arrancou um dente de um awilym igual a ele, arrancarão o seu dente. § 201 - Se arrancou o dente de um muskênum, pesará 1/3 de uma mina qe prata". Trecho do "Código" de Hammurábi, rei da Babilônia (In; BOUZON, Emanuel. O Código de Hammurabi. Pe- trópolis: Editora Vozes, p.181-182): Vocabulário: Awi- lum - homem livre com todos os direitos de cidadão. Mus- kênum - grupo social intermediário, que não gozava de todos os direitos. O trecho do "Código" de Hammurabi acima diz res- peito à famosa "Lei do Talião", o célebre “olho por olho, dente por dente". Sobre a aplicação do Talião na antiga Babilônia, à época de Hammurabi é correto afirmar que: O Talião era aplicado de forma igualitária, independente da condição social e do status da pessoa que cometia o delito. O Talião-era aplicado somente entre os estrangeiros que co- metessem crimes dentro do território de jurisdição da Ba- bilônia. é O Talião era aplicado somente entre os estrangeiros que co- metessem crimes, fossem em territórios babilônicos, fossem em outros territórios. O Talião era aplicado conforme a condição social ¢ o status da pessoa: os privilegiados sofriam sanções mais leves se cometessem crimes aos considerados inferiores. O Talião para ser aplicado dependia da avaliação de Ham- murabi, que julgava cada caso separadamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFRGS - 2023)Número Original: 31Código: 13024398

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Egito.b Aspectos políticos, culturais e econômicos das sociedades do Egito e da Mesopotâmia da Antiguidade .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2023
Exibir texto da questão

Leia o segmento abaixo. A descoberta de artefatos, sarcófagos e a estruturação de sítios arqueológicos no Egito datam do século XIX. Muitas dessas descobertas encontram-se em museus fora do Egito, e isso está relacionado, entre outros fatores, ao imperialismo e ao colonialismo das potências europeias daquele período. Uma das descobertas mais conhecidas é a de 1922 do túmulo de Tutancâmon (1.333 a.C. e 1.323 a.C.) em uma pirâmide no Vale dos Reis. Em abril de 2022, na cidade do Cairo, no Egito, aconteceu um grande desfile público de 22 sarcófagos com múmias. Elas foram levadas do Museu Egípcio para o recém- inaugurado Museu Nacional da Civilização Egípcia. Um forte esquema de segurança e de tecnologia para o armazenamento das múmias garantiu que o cortejo acontecesse sem danos nas peças transportadas. No mês seguinte, foi anunciada a descoberta de mais de 250 sarcófagos, estátuas e um papiro com cerca de nove metros de comprimento em um sítio arqueológico perto da cidade do Cairo. Nesse papiro, há trechos do Livro dos Mortos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as sociedades do Egito Antigo e o conhecimento que se tem delas. ( ) Os faraós homens eram os únicos a serem mumificados. () As descobertas arqueológicas permitem ampliar o conhecimento sobre as antigas sociedades. () A dominação imperialista de algumas potências do século XIX gerou grande parte dos acervos de grandes museus fora do Egito. () O papiro é uma planta que existia em grande quantidade no Egito antigo e era usada, entre outras coisas, para o registro escrito de diferentes tipos de informações. A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(URCA - 2021)Número Original: 1Código: 11678638

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Egito.b Aspectos políticos, culturais e econômicos das sociedades do Egito e da Mesopotâmia da Antiguidade .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

"Pirâmides, templos, esfinges, sacerdo- tes e hieróglifos, cultos religiosos os mais esquisitos, exer- ciam uma atração misteriosa sobre os próprios intelectu- ais gregos que não hesitavam em peregrinar pelo vale do Nilo em busca da solução para os grandes problemas da humanidade. (...) hoje em dia a fascinação do velho Egito continua a exercer-se principalmente pela Antiguidade de sua civilização". «crorvam 1969, pógss. Sobre o Egito antigo é incorreto afirmar: A) O faraó se encontrava no cume da pirâmide social e era visto como uma encarnação da divindade. B) Apesar de possuir o poder temporal e espiritual, o faraó não exercia domínio sobre a terra, as propriedades e os súditos. C) Os sacerdotes e os escribas formavam a classe dos intelectu- ais. D) O felá, camponês egípcio, constituía a maioria da população e ao longo da história do Egito, foi a categoria social que menos mudou. E) A mumificação contribuiu eficazmente para os progressos da medicina, tal costume permitiu a familiaridade com a dispo- sição e constituição dos órgãos internos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM - 2021)Número Original: 74Código: 11215803

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Processos e fatos históricos sobre o código de Hammurábi da civilização babilônica .f Oriente Médio.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

196º — Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho. 197º — Se ele quebra o osso a um outro, se lhe deverá quebrar o osso. 198º — Se ele arranca o olho de um liberto, deverá pagar uma mina. 199º — Se ele arranca um olho de um escravo alheio, ou quebra um osso ao escravo alheio, deverá pagar a metade de seu preço. go de Hamers. pel ene wine. be Acenda em: ez 217 Esse trecho apresenta uma característica de um código legal elaborado no contexto da Antiguidade Oriental explicitada no(a) O recusa do direito natural para expressão da vontade divina. caracterização do objeto do delito para a definição da pena. engajamento dacoletividade para a institucionalização da justiça. flexibilização das normas para garantia do arbítrio dos magistrados. cerceamento da possibilidade de defesa para preservação da autoridade. “0 0 o


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?