Leia o trecho abaixo:
“A superação da narrativa mitológica pela HISTÓRICA coincide com a substituição da escrita
(narrativa) poética pela prosa. Heródoto designava o registro do tempo pelo homem, sem mais a
presença dos deuses, como “Historiai” enquanto pesquisa, informação, relatório, atividade de
exploração e descrição do real”.
(BARROS, Armando Martins de. Breves notas ao Ensino de História da Educação. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços
Editoriais, 2004, p. 129. Adaptado).
O autor do trecho fala da distinção fundamental entre mito e história na Grécia. Qual das alternativas a
seguir representa o MITO, e não a HISTÓRIA?
a) “(...) Diante disso, Dario enviou uma mensagem a Megabizo, que o havia deixado na Trácia à
frente de um exército (...)” (Heródoto. História, Livro V: XIV).
b) “Duros sois todos os deuses e mais invejosos que os homens, que vos zangais, quando, acaso,
uma deusa se acolhe no leito de homem mortal” (Homero. A Odisseia, Canto V: 118-120).
c) “No dia seguinte, Ciro reuniu seus soldados e lhes falou assim: Amigos, está a chegar o dia da
batalha. Os adversários vêm se aproximando” (Xenofonte. Ciropédia, Livro II).
d) “(...) a tarefa do historiador: ordenar os acontecimentos de forma bela e mostrá-los da maneira
mais clara possível.” (Luciano de Samósata. Como se deve escrever a História, 51).
e) “Não entendo os longos discursos dos atenienses, pois, embora elogiando-se muito eles, em parte
alguma, negam estar maltratando nossos aliados e o Peloponeso” (Tucídides. A Guerra do Peloponeso,
Livro |: 86).