No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relacio-
na intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas
quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica.
Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações en-
tre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis
de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça
humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se rea-
lizassem as festas de ação de graças como descanso para
suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio
como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina
comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre
os homens.
(Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.)
O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia
Antiga, caracteriza
(A) a dimensão material dos sentimentos e das ações políti-
cas dos homens, sustentada pela filosofia clássica.
(B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vin-
culo desse mito com manifestações de caráter público.
(C) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a inca-
pacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a
sociedade.
(D) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de cul-
pa posteriormente apropriados pelo cristianismo.
(E) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhe-
cimento por essa democracia da igualdade entre os ho-
mens livres.