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1(ESPCEX - 2018)Número Original: 41Código: 9257691

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e medidas políticas do Ato Adicional de 1834 .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2018
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Em 1834, numa tentativa de harmonizar as diversas forças em conflito no País, grupos políti- cos, como o dos moderados, promoveram uma reforma na Constituição do Império, mediante a promulgação do Ato Adicional. Observe os enunciados abaixo. I- Criação do Conselho de Estado. II- Criação das Assembleias Legislativas provinciais. III- A regência deixava de ser trina para se tornar una. IV- Fundação do Clube da Maioridade. Assinale a opção em as afirmativas estão relacionadas ao Ato Adicional. [A]lell [B] Ie Iv [C] Ile Ill [D] le IV [E] III e IV


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(FATEC - 2017)Número Original: 18Código: 7876811

Primeiro semestre

Brasil.b Processos e fatos políticos no contexto do Período Regencial .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2017
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Leia o texto. Em abril de 1831, Dom Pedro | abdicou ao trono do Brasil em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara que tinha, então, cinco anos de idade. Uma Regência foi criada para governar até que Dom Pedro II, como ficaria conhecido, atingisse a maioridade e pudesse ser coroado. Durante o Período Regencial, a política brasileira foi marcada (A) pela intensificação da política expansionista do regente Feijó, que acentuou os conflitos internacionais no Cone Sul (Guerras da Cisplatina e do Paraguai), e pelo aumento progressivo da dívida externa brasileira. (B) pela fragmentação do Império, marcada pela perda de territórios fronteiriços (Província Cisplatina, Amazônia Colombiana) nos combates com as tropas de Simón Bolívar e José de San Martin. (C) pelo pacto federativo, conduzido pelo jovem imperador, que favoreceu as demandas dos regionalistas, concedendo autonomia administrativa as províncias. (D) pela promulgação da primeira Constituição do Império, que sofreu forte resistência das elites regionais por seu caráter centralizador, pela criação do poder Moderador e pela extensão do direito de voto aos analfabetos. (E) pela criação das Assembleias Legislativas Provinciais e pela eclosão de rebeliões em diversas províncias, sendo algumas de caráter popular (como a Cabanagem) e outras comandadas pelas elites regionais (caso da Guerra dos Farrapos).


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     B     
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     D     
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3(UFRGS- RS - 2011)Número Original: 12Código: 6393205

Quarto Dia

Aspectos do cargo de juiz de paz regulamentado pelo Código de Processo Criminal de 1832 .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Questão de Vestibular - UFRGS 2011
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O cargo de juiz de paz teve suas funções regulamentadas pelo Código de Processo Criminal de 1832. Esses juízes representavam o liberalismo brasileiro durante o período regencial. Esses magistrados eram (A) nomeados diretamente pelo Imperador, exercendo as funções de chefe de polícia. (B) designados diretamente pelo ministro da Justiça, exercendo as funções de promotor público. (C) eleitos pelos cidadãos para exercer funções conciliatórias e de qualificação eleitoral. (D) eleitos pelos deputados gerais para administrar os bens dos órfãos e de pessoas ausentes. (E) indicados pelo presidente provincial para pacificar os conflitos pela terra.


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     A     
     B     
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     D     
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4(FGV - SP - 2014)Número Original: 53Código: 6347941

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Projeto político que ganhou força a partir do final do período regencial brasileiro .f Região Sudeste.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Em contraste com a estagnação e mesmo a decadência de outras regiões do Império, o vale do Paraíba do Sul apresentava- -se em franco progresso, especialmente a partir da década de 1830-1840. Em torno dos novos-ricos dessa região, formar-se-ia um novo bloco de poder, cuja hegemonia, durante muitos anos, não seria contestada. (Hamilton M. Monteiro, Brasil Império. p. 36. Adaptado) Sobre o projeto político hegemônico, é correto considerá-lo como (A) o resultado de uma ampla negociação entre as elites do Centro-Sul e as nordestinas, pela qual o modelo político- -administrativo descentralizado era aceito por todos os grupos regionais, desde que o modelo agroexportador fosse protegido em Minas Gerais, a província mais rica do Segundo Reinado. cias ampliou-se a autonomia das províncias e houve um alargamento dos direitos políticos, com a concessão do voto universal masculino desde 1837. (C) uma articulação bem costurada entre liberais e conservado- res, desde a aprovação da Reinterpretação do Ato Adicional em 1841, que garantiu a estabilidade do poder a partir do reforço do papel do Parlamento, especialmente do Senado, e o isolamento político do imperador Dom Pedro II. (D) um processo desencadeado com o chamado Regresso Con- servador, que defendia a anulação das medidas liberais pre- sentes no Ato Adicional de 1834, o que resultou em uma série de práticas centralizadoras do poder, como a restaura- ção do Conselho de Estado em 1841. (E) uma ação decisiva das elites nordestinas e sulinas, muito preocupadas com a possibilidade de fragmentação político- «territorial em função das rebeliões regenciais, colaborando decisivamente para a reforma constitucional de 1840, que trouxe princípios federalistas.


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5(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 13Código: 6396125

Quarto Dia

Instituições políticas e culturais criadas no Brasil durante a regência de Araújo Lima .f Questões de identificações (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Durante a regência de Araújo Lima (1837- 1840), foram criadas algumas instituições político-culturais, com o objetivo de produzir uma história da nação, que conferisse aos brasileiros um sentimento de pertencimento e de nacionalidade, e assim de auxiliar na centralização e fortalecimento do Estado. Uma dessas instituições foi (A) a Guarda Nacional. (B) o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. (C) a Academia Imperial de Belas Artes. (D) a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional. (E) a Academia Brasileira de Letras.


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