Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Período Imperial no Brasil
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UDESC - 2019)Número Original: 31Código: 9717177

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Brasil.b Representações do imaginário no Brasil do Século XIX Questões com imagens (Hist.) Fatos e processos históricos do Brasil durante o século XIX nas suas expressões culturais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2019
Exibir texto da questão

Observe a imagem abaixo. (acervo do Museu Paulista da USP - http://www.mp.usp.br/acervo) A pintura do quadro "Independência ou Morte" (ou o Grito do Ipiranga) é considerada a representação mais difundida do momento da Independência do Brasil. A obra é de autoria de Pedro Américo, encomendada pelo Conselheiro Imperial Joaquim Inácio Ramalho, data de 1888 e encontra-se, atualmente, no Museu Paulista da USP. Considerando autor, o tema e a data de produção da obra, é correto afirmar que: A. ( ) aobra pode ser considerada como o retrato exato do evento que apresenta. B. ( ) Pedro Américo era um observador privilegiado dos eventos e, por isso, pôde capturar e registrar na tela a Independência do Brasil no exato momento em que esta ocorreu. C. ( ) a obra deve ser analisada considerando a intencionalidade dos sujeitos que atuaram em sua produção, assim como as características do seu tempo. D. ( ) o quadro de Pedro Américo se refere, na verdade, à participação de Dom Pedro Il nos eventos da Proclamação da República. E. ( ) quadros como o de Pedro Américo não podem ser considerados como fontes para análise histórica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(CFOPM-RJ- RJ - 2014)Número Original: 32Código: 2455056

Prova 01

Independência do Brasil Representações do imaginário no Brasil do Século XIX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - CFOPM-RJ 2014
Questão de Vestibular - CFOPM-RJ 2014
Exibir texto da questão

Observe a figura e leia o texto a segui figura É Pedro Américo, o pintor do quadio "ladependência ou Morte + (Disponível em: Acesso em: 15 abril2014) “O destino cruzou o caminho de D. Pedro em situação de desconforto e nenhuma elegância. Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, às 16h30 de 7 de setembro de 1822, o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga. A causa dos distúrbios intestinais é desconhecida. Acredita-se que tenha sido algum alimento malconservado ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista, ou água contaminada das bicas e chafarizes es . (GOMES, Laurentino. 1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2010. p.29.) Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o processo de independência brasileira, considere as afirmativas a seguir: 1- A montaria usada por D. Pedro nem de longe lembrava o fogoso alazão que, meio século mais tarde, o pintor Pedro Américo colocaria no quadro “Independência ou Morte”, também chamado de “O Grito do Ipiranga”, a mais conhecida cena do acontecimento. II - O príncipe regente não estava vestido com trajes reais. Suas vestimentas no dia da proclamação da independência brasileira eram de um simples tropeiro e ainda por cima com cólicas intestinais. HI - D. Pedro era um homem corajoso e decidido, no dia 7 de setembro de 1822, leu uma correspondência oficial portuguesa informando sobre um embarque de soldados lusitanos para atacar a cidade do Rio de Janeiro, e após uma breve reflexão, proferiu as palavras de “Independência ou morte”. IV - Segundo o relato do Padre Belchior, presente na hora do ato de independência, demonstra um príncipe menos heroico, que se manifestou perante poucas pessoas, de forma mais branda: “ De hoje em diante estão quebradas as nossas relações. Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil, para sempre, separado de Portugal.”. Pela descrição do padre Belchior não houve sobre a colina do Ipiranga o brado “Independência ou Morte”. Assinale a alternativa correta: a) Apenas as afirmativas I e IV são corretas. b) Apenas as afirmativas III e IV são corretas. c) Apenas as afirmativas 1 II e III são corretas. d) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 65Código: 9010720

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos políticos, sociais e econômicos do período regencial brasileiro .f Aspectos da instabilidade política e social durante o governo de D. Pedro I.f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Depois da Independência, em 1822, o país enfrentaria problemas que com frequência emergiram durante a formação dos Estados nacionais da América Latina. Em muitas regiões do Brasil, essas divergências foram acompanhadas de revoltas, inclusive contra o imperador D. Pedro |. Com a abdicação deste, em 1831, o país atravessaria tempos ainda mais turbulentos sob o regime regencial. REIS, J. J. Rebelião escrava no Brasil: a história do Levante dos Malês em 1835. São Paulo: Cia. das Letras, 2003 (adaptado). A instabilidade política no país, ao longo dos períodos mencionados, foi decorrente da(s) (A) disputas entre as tendências unitarista e federalista. tensão entre as forças do Exército e Marinha nacional. (C) dinamicas demograficas nas fronteiras amazonica e platina. (D) extensao do direito de voto aos estrangeiros e ex-escravos. reivindicações da ex-metrópole nas esferas comercial e diplomática.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 4292

Segunda Fase

Golpe da Maioridade Confederação do Equador
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Exibir texto da questão

Passar de Reino a Colônia É desar [derrota] É humilhação que sofrer jamais podia brasileiro de coração. A quadrinha acima reflete o temor vivido no Brasil depois do retorno de D. João Vl a Portugal em 1821. Apesar de seu filho Pedro ter ficado como regente, acirrou-se o antagonismo entre "brasileiros" e "portugueses" até que, em dezembro de 1821, as Cortes de Portugal determinaram o retorno do príncipe. Se ele acatasse, tudo poderia acontecer. Inclusive, dizia d. Leopoldina, "uma Confederação de Povos no sistema democrático como nos Estados Livres da América do Norte". (Adaptado de Eduardo Schnoor, "Senhores do Brasil", Revista de História da Biblioteca Nacional, nº. 48. Rio de Janeiro, set. 2009, p. 36.) a) Identifique os riscos temidos pelas elites do centro-sul do Brasil com o retorno de D. Joao VI a Lisboa e a pressão das Cortes para que D. Pedro | retornasse a Portugal. b) Explique o que foi a Confederação do Equador.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(USP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 5971

Segunda Fase

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Voluntários da Pátria Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2009
Exibir texto da questão

Imagem de Ângelo Agostini sobre o impacto da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira. Fonte: Ricardo Salles. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Biblioteca Nacional, 2003. Observando a ilustração, explique a) o impacto social a que ela se refere; b) os desdobramentos políticos dessa guerra.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?