Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(CFOPM-RJ - 2014)Número Original: 32Código: 2455056

Prova 01

Independência do Brasil Representações do imaginário no Brasil do Século XIX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - CFOPM-RJ 2014
Questão de Vestibular - CFOPM-RJ 2014
Exibir texto da questão

Observe a figura e leia o texto a segui figura É Pedro Américo, o pintor do quadio "ladependência ou Morte + (Disponível em: Acesso em: 15 abril2014) “O destino cruzou o caminho de D. Pedro em situação de desconforto e nenhuma elegância. Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, às 16h30 de 7 de setembro de 1822, o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga. A causa dos distúrbios intestinais é desconhecida. Acredita-se que tenha sido algum alimento malconservado ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista, ou água contaminada das bicas e chafarizes es . (GOMES, Laurentino. 1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2010. p.29.) Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o processo de independência brasileira, considere as afirmativas a seguir: 1- A montaria usada por D. Pedro nem de longe lembrava o fogoso alazão que, meio século mais tarde, o pintor Pedro Américo colocaria no quadro “Independência ou Morte”, também chamado de “O Grito do Ipiranga”, a mais conhecida cena do acontecimento. II - O príncipe regente não estava vestido com trajes reais. Suas vestimentas no dia da proclamação da independência brasileira eram de um simples tropeiro e ainda por cima com cólicas intestinais. HI - D. Pedro era um homem corajoso e decidido, no dia 7 de setembro de 1822, leu uma correspondência oficial portuguesa informando sobre um embarque de soldados lusitanos para atacar a cidade do Rio de Janeiro, e após uma breve reflexão, proferiu as palavras de “Independência ou morte”. IV - Segundo o relato do Padre Belchior, presente na hora do ato de independência, demonstra um príncipe menos heroico, que se manifestou perante poucas pessoas, de forma mais branda: “ De hoje em diante estão quebradas as nossas relações. Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil, para sempre, separado de Portugal.”. Pela descrição do padre Belchior não houve sobre a colina do Ipiranga o brado “Independência ou Morte”. Assinale a alternativa correta: a) Apenas as afirmativas I e IV são corretas. b) Apenas as afirmativas III e IV são corretas. c) Apenas as afirmativas 1 II e III são corretas. d) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 64

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Independência do Brasil

Exibir Questões - CFOPM-RJ

Questões Parecidas

1(UFPR - 2023)Número Original: 24Código: 13024021

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

Considere o excerto que a historiadora Lilia Schwarcz escreveu sobre a Independência do Brasil em 1822: A independência brasileira resultou, além do mais, de um projeto muito conservador que pretendia manter, mais do que mudar. (SCHWARCZ, Lilia. 2022 é aqui e agora. Nexo Jornal, São Paulo, 17 jan. 2022.) A partir dos conhecimentos sobre o período da Independência do Brasil e do período do Império brasileiro, assinale a alternativa que indica corretamente aspectos que o referido projeto conservador manteve no Brasil após a Independência. a) O sistema imperialista, a propriedade colonial e o poder moderador. b) O sistema feudalista, a propriedade comunal e o gabinete de conciliação. c) O sistema mercantilista, a propriedade estatal e o parlamentarismo às avessas. d) O sistema oligopolista, a propriedade multicultora e a política do café-com-leite. e) Osistema escravista, a propriedade latifundiária e a política restrita à elite.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 5034

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

Não parece fácil determinar a época em que os habitantes da América lusitana, dispersos pela distância, pela dificuldade de comunicação, pela mútua ignorância, pela diversidade, não raro, de interesses locais, começam a sentir-se unidos por vínculos mais fortes do que todos os contrastes ou indiferenças que os separam, e a querer associar esse sentimento ao desejo de emancipação política. No Brasil, as duas aspirações — a da independência e a da unidade — não nascem juntas e, por longo tempo ainda, não caminham de mãos dadas. Sérgio Buarque de Holanda, “A herança colonial — sua desagregação”. História geral da civilização brasileira, tomo Il, volume 1, 2º ed., São Paulo: DIFEL, 1965, p. 9. a) Explique qual a diferença entre as aspirações de “independência” e de “unidade” a que o autor se refere. b) Indique e caracterize ao menos um acontecimento histórico relacionado a cada uma das aspirações mencionadas no item a).


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 54Código: 6077774

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

FOLHA — Estamos vivendo um momento de novas interpre- tações em relação ao período imperial? MAXWELL —(...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Coma rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 159. (Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S Paulo, 25.11.2007) “A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas”, pois (A) em 1824 foi promulgada a primeira constituição do Brasil, caracterizada pela divisão e autonomia dos três poderes e por uma legislação social avançada para os padrões da época, pois garantia o direito de voto a todos os brasileiros. (B) com a grave crise estrutural que atingiu as atividades produtivas da Europa no início do século XIX, restou ao Brasil um papel relevante no processo de recuperação das bases econômicas industriais, com o fornecimento de algodão, tabaco e açúcar. (C) os princípios e as práticas liberais do príncipe-regente Dom Pedro se chocavam com o conservadorismo das elites coloniais do centro-sul, defensoras de restrições mercantilistas com o intuito de conter a ganância brité- nica pela riqueza brasileira. (D) com as invasões napoleônicas, desorganizaram-se os contatos entre a metrópole espanhola e seus espaços coloniais na América, situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa. (©) aclite colonial nordestina — voltada para o mercado inter- no, defensora do centralismo político-administrativo e da abolição da escravatura — apostava na liderança e na continuidade no Brasil de Dom João VI para a efetivação desse projeto histórico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(FAMEMA - 2023)Número Original: 28Código: 12988507

Prova 2

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
Exibir texto da questão

Na construção do Estado brasileiro [...] as continuida- des seriam muitas e fortes. [...] muito da legislação e das práticas jurídicas anteriores a 1822 continuaria em vigên- cia; e as bases territoriais do antigo Império, com sua orga- nização hierárquica entre regiões e a concessão de certos espaços autônomos de exercício e decisões políticas, não seriam totalmente desarticuladas. (João Paulo Pimenta. “Questão nacional e Independência do Brasil: um problema de 200 anos”. Revista USP, nº 133, 2022.) Pode-se exemplificar a afirmação contida no excerto com a manutenção (A) do sistema federativo de governo e da economia manu- fatureira. (B) do pacto colonial e do controle mercantil. (C) da proibição do tráfico de escravos e do movimento abolicionista. (D) do regime monárquico e do trabalho escravo. (E) da Constituição liberal e do exército colonial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNICAMP - 2023)Número Original: 60Código: 12877641

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Exibir texto da questão

Observe abaixo duas pinturas históricas oitocentistas que se tornaram cânones visuais da História do Brasil, e que são acio- nadas, por exemplo, nas comemorações do Bicentenário da In- dependência. (Independência ou Morte, Pedro Américo, 1888.) A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito da produção do passado histórico. a) As duas telas encenam dois fatos históricos fundamentais da memória nacional: o descobrimento do Brasil e a funda- ção da nação independente. Inseridas no panteão histórico nacional, elas valorizam a história global e a Europa. b) Prática do ideário nacionalista oitocentista, a celebração, na pintura histórica, dos fatos nacionais estava associada à pro- dução — do ponto de vista dos trabalhadores retratados na tela — de uma visão de passado da nação. c) Celebrar eventos do passado foi estratégico para as iden- tidades coloniais criadas no século XIX. Assim, pertencer a uma nação significava herdar um passado de valorização da diversidade étnica e igualdade social. d) Estas pinturas inseriam-se em políticas de memória que construíam e traduziam valores fundamentais das identida- des nacionais. Elas ensinavam sobre as origens da nação e estabeleciam referências identitárias para os cidadãos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?