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1(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 1Código: 6387441

Segunda Fase

Aspectos das relações entre fé e ciência na Alta Idade Média do mundo islâmico .f Características políticas e culturais da península arábica pré-islâmica .f Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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A palavra árabe iman provém de uma raiz que significa ‘ter certeza” e designa fé, no sentido da certeza. A fé, por conseguinte, não contradiz o conhecimento nem a compreensão. Pelo contrário, o desejo de saber é uma obrigação religiosa, e os tempos pré-islâmicos (século VI) na Arábia são chamados pelos islâmicos de jahiliya, ignorância. (Adaptado de Burkhard Scherer (org.), As Grandes religiões: temas centrais comparados. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 77.) a) Cite uma caracteristica política e uma característica religiosa da península arábica pré-islâmi b) Como conviveram fé e conhecimento científico no mundo islâmico na Alta Idade Média?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(FAMEMA - 2018)Número Original: 26Código: 7817826

Prova 2

Aspectos e características dos fundamentos científicos desenvolvidos pelo mundo islâmico na Idade Média
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
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lon al-Khatib, médico e filósofo muçulmano de Granada, escreveu sobre a Peste Negra no século XIV: “A existência do contágio é estabelecida pela experiência, investigação, evidência dos sentidos e relatos dignos de fé. O fenômeno do contágio torna-se claro para o investigador que verifica como aquele que entra em contato com os enfermos apanha a doença, enquanto o que não está em contato permanece são, e como a transmissão se efetua através do vestuário, vasilhame e atavios.” (Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. A Península Ibérica entre o Oriente e o Ocidente, 2002. Adaptado.) Esse comentário sobre a epidemia revela (A) o predomínio de superstições típicas da mentalidade medieval. (B) a oposição entre estudos teóricos e investigação científica. (C) a importância da religião na explicação das causas do fenômeno. (D) as bases do método científico desenvolvido no mundo islâmico. (E) os vínculos entre ciência e fé na realização de expe- riências.


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3(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 15Código: 4552

Segunda Fase

Cultura e Ciência no mundo islâmico Retorno às Influências da Antiguidade Clássica
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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A partir do século IX, aumentou a circulação da ciência e da filosofia vindas de Bagdá, o centro da cultura islâmica, em direção ao reino muçulmano instalado no Sul da Espanha. No século XII, apesar das divisões políticas e das guerras entre cristãos e mouros que marcavam a península ibérica, essa corrente de conhecimento virou um rio caudaloso, criando uma base que, mais tarde, constituiria as fundações do Renascimento no mundo cristão. Foi dessa maneira que o Ocidente adquiriu o conhecimento dos antigos. No quadro pintado pelo italiano Rafael, A escola de Atenas (1509), o pintor daria a Averróis, sábio muçulmano da Andaluzia, um lugar de honra, logo atrás do grego Aristóteles, cuja obra Averróis havia comentado e divulgado. (Adaptado de David Levering Lewis, God's Crucible: Islam and the Making of Europe, 570-1215. New York: W. W. Norton, 2008, p. 368-69, 376-77.) a) Identifique no texto dois aspectos da relação entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval. b) Relacione as características do Renascimento cultural europeu à redescoberta dos valores da Antiguidade clássica.


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