O Brasil é líder mundial na produção do etanol, que
substitui grande parte da gasolina. Um dos fatores a
considerar nessa substituição é a geração de CO, no
processo global de produção e uso. O impacto na etapa
final de uso pode ser avaliado por um cálculo simplificado.
Por exemplo, um carro médio consome 1.000 g de etanol
combustível ou 700 g de gasolina comercial para percorrer
10 km. Nessas condições, a queima de 700 g de gasolina
comercial leva à formação de 1.962 g de CO». Assim, nas
condições apresentadas, a diferença em massa de dióxido
de carbono emitido na combustão, quando se substitui a
gasolina comercial por etanol combustível, é de
aproximadamente
a) 1649; a relação estequiométrica C5H,0:0, é de 1:3,5.
b) 499; a relação estequiométrica C,H,0:0; é de 1:3.
c) 1649; a relação estequiométrica C5H,0:0; é de 1:3.
d) 499; a relação estequiométrica C5H,0:0, é de 1:3,5.
Dados: 1.000 gramas de etanol combustível apresentam
940 g de etanol e 60 g de água: massas molares (g mol’):
C.H,O = 46; CO, = 44.