Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Poesia (Romantismo)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 119Código: 3498

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

Álvares de Azevedo Segunda Geração Romântica

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Soneto Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto! O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade. Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive! AZEVEDO, A. Obra completa Fio de Janio: Nova Aguiar 2000. O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é o o o o e a angústia alimentada pela constatação da ireversibilidade da morte. a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda. o descontrole das emoções provocado pela autopiedade. o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa. o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2009)Número Original: 2Código: 8234

Segunda série

Poesia (Romantismo) Gonçalves Dias Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
Exibir texto da questão

O O O O Considerando os traços estilísticos desse poema, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): O poema é lírico, enfocando o amor a partir de uma visão romântica, comparando o ser amado a uma dádiva dos céus. O poema apresenta versos de métrica regular (7 sílabas), estruturado em forma de soneto. O poema caracteriza-se pelo tom subjetivista e sentimentalista, revelando a preocupação do eu lírico com os seus sentimentos. O poema foge à estética romântica, fazendo referência de forma explícita ao amor físico. A segiiência correta é: a) VFVF c) FVVF e) FFVF b) VFFV d) VVFV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 8Código: 17089

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Poesia (Romantismo) Castro Alves Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
Exibir texto da questão

O crítico Alfredo Boss, ao referir-se ao poeta Castro Alves, afirma: “A palavra do poeta baiano seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta” Todas as alternativas abaixo justificam a expressão usada pelo crítico, EXCETO: a) diferentemente dos poetas da segunda geração romântica, voltados para o culto do eu, Castro Alves tematizou questões sociais. b) opoeta produziu poesia altissonante, com forte apelo ao enunciatário, dando destaque à função conativa da linguagem. c) usou imagens da natureza que expressam o sentido de amplidão, vastos horizontes, adequadas à temática desenvolvida pelo poeta. d) o tom grandiloquente de seus versos apoia-se em linguagem mais coloquial, com vocabulário de uso corriqueiro, sintaxe simples, em busca de uma comunicação fácil e imediata com os leitores. e) como representante da terceira geração romântica, a chamada “geração condoreira”, criou um eu poético que representa o porta-voz das multidões, clamando por ideais liberais e abolicionistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2009)Número Original: 1Código: 8233

Segunda série

Gonçalves Dias Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
Exibir texto da questão

Com base na 1º estrofe do poema, é correto afirmar que o eu lírico a) tem convicção de que ama, mesmo não se sentindo amado. b) mostra-se inconstante em relação a seus sentimentos. c) considera o amor um sentimento indefinível. d) tem dúvidas acerca do que significa amar. e) nega a existência do amor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2008)Número Original: 2Código: 8539

Segunda série

Poesia (Romantismo) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

O nativismo é um traço característico da nossa produção literária romântica. A valorização do gentio e da nossa natureza é flagrante em: a) “ “Teus longos cabelos, / são loiros, são belos? ” (versos 41, 42) b) “Meus olhos são garços, são cor das safiras” (verso 7) e) “ “Eu amo a estatura flexível, ligeira / Qual duma palmeira) ” (versos 31, 32) d) SÉ alvo meu rosto da alvura dos lírios)” (verso 17) e) “Meus loiros cabelos em ondas se anelam” (verso 37)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.