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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2013)Número Original: 8Código: 17089

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Poesia (Romantismo) Castro Alves Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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O crítico Alfredo Boss, ao referir-se ao poeta Castro Alves, afirma: “A palavra do poeta baiano seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta” Todas as alternativas abaixo justificam a expressão usada pelo crítico, EXCETO: a) diferentemente dos poetas da segunda geração romântica, voltados para o culto do eu, Castro Alves tematizou questões sociais. b) opoeta produziu poesia altissonante, com forte apelo ao enunciatário, dando destaque à função conativa da linguagem. c) usou imagens da natureza que expressam o sentido de amplidão, vastos horizontes, adequadas à temática desenvolvida pelo poeta. d) o tom grandiloquente de seus versos apoia-se em linguagem mais coloquial, com vocabulário de uso corriqueiro, sintaxe simples, em busca de uma comunicação fácil e imediata com os leitores. e) como representante da terceira geração romântica, a chamada “geração condoreira”, criou um eu poético que representa o porta-voz das multidões, clamando por ideais liberais e abolicionistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Poesia (Romantismo) - Castro Alves - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UFPR- aa - 2016)Número Original: 17Código: 6388536

Primeira Fase

Poesia (Romantismo) Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar é esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o mar traz à praia, eo que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o áspero, um vaso sem flor, um chão de ferro, eo peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina. Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita O poema “Amar” integra a segunda parte, “Notícias Amorosas”, do livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Sobre esse poema, assinale a alternativa correta. a) As indagacées repetitivas, nas duas primeiras estrofes, reiteram a inviabilidade do amor diante de um mundo em que tudo é perecível. b) O poeta estabelece uma intensidade da manifestação do amor com relação ao belo diferente da intensidade do amor dispensado ao grotesco. c) Para acentuar a condição inexorável de amar, o poema enumera coisas que, por sua concretude e delicadeza naturais, justificam o amor que já recebem. d) O poema postula uma condição universal, na qual se fundem o sujeito, a ação praticada e os objetos a que essa ação se dirige. e) Aúltima estrofe é a chave explicativa desse soneto e reitera a ineficácia do amor diante de um mundo caótico e insensível.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 9Código: 19579

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Poesia (Romantismo) Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Assinale a alternativa correta. a) O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção poética de Castro Alves. b) O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na produção literária de Castro Alves. c) Aorecorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor insinua como o poeta romântico viveu solitário e casto. d) Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu exclusivamente textos de natureza biográfica, tal como no fragmento apresentado. e) As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado dialogam, uma vez que os autores pertencem à mesma escola literária.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 69Código: 7507805

Primeira Fase - Prova Q e X

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Texto | Leia os versos iniciais da peca Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come (1966), de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar. Em formato de cordel, os versos são cantados por todos os atores. Se corres, bicho te pega, amô. Se ficas, ele te come. Ai, que bicho será esse, amô? Que tem braço e pé de homem? Com a mão direita ele rouba, amô, e com a esquerda ele entrega; janeiro te dá trabalho, amô, dezembro te desemprega; de dia ele grita “avante”, amd, de noite ele diz: "nao va": Será esse bicho um homem, amô, ou muitos homens será? (Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966, p. 3.) Texto II Observe a charge de Laerte que fez parte da mostra Maio na Paulista, em 2019. Tg Mad É Pega (Laerte, Exposição Maio na Paulista, de ech e Angeli, 2019. Disponivel em https://ga.globo.com/Cultura/ noticia/2019/05/ laerte-e-angeli-participam-de-exposicao-ao-ar- livre-na-avenida-paulista.html. Acessado em 02/06/2019.) Considerando a relação entre os textos | e Il, conclui-se que a charge a) resgata a temática do cordel, rompendo com o impasse vivido pelos personagens. b) reafirma o dilema dos personagens da peça, parafraseando os versos iniciais do cordel. c) evidencia a tradição popular nordestina, utilizando a imagem para sofisticar os versos. d) confirma a força transformadora da versificação popular, reproduzindo-a em imagens.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 2Código: 6991668

Segunda Fase

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Atrás dos olhos das meninas sérias Mas poderei dizer-vos que elas ousam? Ou vão, por injunções muito mais sérias, lustrar pecados que jamais repousam? O texto acima encontra-se no livro A teus pés, de Ana Cristina Cesar. Leia-o atentamente e responda às questões. a) Indique a quem se referem, no texto, a segunda pessoa do plural ('vos”) e a terceira pessoa do plural (“elas”). b) Por meio da partícula “Ou”, o poema estabelece uma alternativa entre duas situações: a ousadia e a ação de “lustrar pecados”. Explique de que maneira a primeira situação é diferente da segunda, levando em consideração o título do poema.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Errei     




5(UNESP - 2019)Número Original: 26Código: 6988761

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema. Cite três elementos que evidenciam o caráter narrativo desse poema.


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     Acertei     
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