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1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 14Código: 12935

Verão

Fusos Horários _ Sistema de Coordenadas Geográficas _
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
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Considerando que na cidade de Torres, litoral do Rio Grande do Sul, o sol nasce, pela manhã, em média, 30 minutos antes que na cidade de Uruguaiana, situada na margem esquerda do rio Uruguai, no mesmo esta- do, é correto afirmar que A) a cidade de Torres encontra-se na mesma longitu- de que a cidade de Uruguaiana, porém em latitu- de diferente. B) a cidade de Uruguaiana está situada a leste de Torres, na região da Depressão Periférica C) a cidade de Torres está situada numa longitude a leste da cidade de Uruguaiana, com uma distân- cia longitudinal inferior a 15º. D) a cidade de Torres está situada ao sul da cidade de Uruguaiana, numa distância latitudinal supe- rior a 15°, portanto em outro fuso horário. E) ambas estão situadas na mesma latitude, porém devem estar separadas por uma distância de 15º de longitude.


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2(UFPB- PB - 2011)Número Original: 3Código: 8978

Primeira série

Fusos Horários _ Sistema de Coordenadas Geográficas _
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Questão de Vestibular - UFPB 2011
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O sistema de coordenadas geográficas possibilita localizar os lugares no espaço geográfico, bem como definir os seus diferentes fusos horários. Nesse sentido, tome por base a situação hipotética da localização de dois pontos, A e B, admitindo que: * o ponto A localiza-se a 45º de Longitude Oeste de Greenwich, tendo 21h como a hora de referência, tratando-se de uma cidade brasileira; * o ponto B localiza-se a 60º de Longitude Leste de Greenwich, com o horário normal. A partir do exposto, é correto afirmar que, no ponto B, são: a) 4h do dia seguinte d) 2h do dia anterior b) 13h do mesmo dia e) 14h do mesmo dia c) 3h do dia seguinte


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3(USP- SP - 2015)Número Original: 56Código: 5780326

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Longitude Ciclo Trigonométrico Latitude Rec
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Questão de Vestibular - USP 2015
Questão de Vestibular - USP 2015
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Diz-se que dois pontos da superfície terrestre são antípodas quando o segmento de reta que os une passa pelo centro da Terra. Podem ser encontradas, em sites da internet, representações, como a reproduzida abaixo, em que as áreas escuras identificam os pontos da superfície terrestre que ficam, assim como os seus antípodas, sobre terra firme. Por exemplo, os pontos antípodas de parte do sul da América do Sul estão no leste da Ásia. Se um ponto tem latitude x graus norte e longitude y graus leste, então seu antipoda tem latitude e longitude, respectivamente, a) xgraussule y graus oeste. b) x graus sule (180 — y) graus oeste. c) (90— x) graus sul e y graus oeste. d) (90 — x) graus sul e (180 — y) graus oeste. e) (90 — x) graus sul e (90 — y) graus oeste.


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4(ENEM- BR - 2020)Número Original: 66Código: 8950438

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

_ Dificuldades de Usabilidade de Orientação por Coordenadas Geográficas _
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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“Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por ai...” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “.. sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes). CARROLL, L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas, Através do espelho e outros textos. São Paulo: Summus, 1980. O texto descreve uma confusão da personagem em relação O ao tipo de projeção cartográfica. aos contornos dos fusos horários. à localização do norte magnético. aos referenciais de posição relativa. v OVO às distorções das formas continentais.


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5(FAMERP - 2020)Número Original: 40Código: 7891445

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

_ Identificação dos elementos representados no esquema _ Interpretação de esquema (Geografia).m
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Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Questão de Vestibular - FAMERP 2020
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Examine o esquema. Meridiano de Greenwich (Paulo A. Duarte. Fundamentos de cartografia, 2008. Adaptado.) O esquema corresponde (A) à inclinação dos raios solares, ângulo que orienta as qua- tro estações do ano. (B) aos fusos horários, fragmentação que estabelece as coordenadas geográficas na Terra. (C) à inclinação dos raios solares, condição que determina os períodos diurno e noturno. (D) aos fusos horários, sistema que responde ao movimento de rotação da Terra. (E) aos fusos horários, convenção que determina os parale- los que cortam a Terra.


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