Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Apartheid
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR - 2019)Número Original: 4Código: 7945580

Segunda Fase

Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Aspectos do apartheid sul-africano na segunda metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o excerto do documento abaixo: CARTA DA LIBERDADE (Charter of Freedom) , Adotada no Congresso do Povo, em Kliptown, em 26 de junho de 1955 (Africa do Sul) Nós, o Povo da África do Sul, declaramos para o conhecimento de todo nosso país e para o mundo: Que a África do Sul pertence a todos que nela vivem, negros e brancos, e que nenhum governo pode reivindicar autoridade legítima a menos que esteja baseado na vontade do povo; Que nosso povo tem sido privado de seu direito à terra, à liberdade e à paz por uma forma de governo fundada na injustiça e na desigualdade; Que nosso país nunca será próspero ou livre até que nosso povo viva em irmandade, desfrutando de direitos e oportunidades iguais; Que somente um estado democrático, baseado na vontade de todo o povo, pode assegurar a todos seus direitos natos sem distinção de cor, raça, sexo ou crença; E por isso, nós, o povo da Africa do Sul, negros e brancos [...] adotamos essa Carta da Liberdade; E juramos lutar juntos, sem poupar nenhuma força ou coragem, até que as mudanças democráticas determinadas aqui sejam conquistadas. [...] (Tradução livre - Fonte: . Acesso em 31 de agosto de 2018). Identifique a forma de governo que é criticada nesse documento e defina o funcionamento de sua política de atuação em relação a brancos e a negros na África do Sul, entre 1948 e 1994. Em seguida aponte um fator externo e um fator interno à África do Sul que levaram ao término dessa forma de governo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(URCA - 2021)Número Original: 13Código: 11707069

Segundo Semestre - Segundo Dia

África do Sul.b Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

Il. Il. A Africa do Sul, pais do continente afri- cano, ficou conhecida pelo regime com uma rigorosa le- gislação separatista denominada " Apartheid". Tal polí- tica iniciou-se em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. Dentre elas destacamos: 1948 - Lei de Proibição de Casamentos Mistos (entre ne- gros, brancos e mestiços). 1950 - Emenda à Lei de Imoralidade: tornou ato crimi- noso uma pessoa branca ter relações sexuais com uma pessoa de raça diferente. A Lei de Supressão ao Comunismo: eliminava qualquer partido de oposição ao governo que o governo decidisse catalogar como "comunista". 1953 - Lei de Reserva de Benefícios Sociais Separados: proibiu pessoas de diferentes etnias de usar as mesmas instalações públicas como bebedouros, banheiros e assim por diante. 1971 - Lei de Cidadania da Pátria Negra: mudou o esta- tuto dos nativos das *pátrias” de forma que eles não fos- sem mais considerados cidadãos da África do Sul, não tendo assim mais nenhum direito associado a essa cida- dania. Sobre a derrota da política do Apartheid e seu fim na África do Sul: No ano de 1987, Margaret Thatcher, então primeira-ministra do Reino Unido, se opôs à adoção de sanções ao governo da África do Sul, na reunião internacional do Commonwe- alth em Vancouver, Canadá, em outubro de 1987, além de se recusar em estabelecer negociações com o Congresso Naci- onal Africano (CNA). A principal força política de apoio dos negros ao Apartheid era o Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nel- son Mandela, que participou dos governos da África do Sul entre 1962 e 1990. A principal força de oposição interna ao Apartheid foi o Congresso Nacional Africano (CNA), influenciado pelas re- beliões populares e revoluções soc: que ocupavam um crescente espaço na vida política africana nos anos 60 e 70 do século XX. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação 1 está correta. B) Estão corretas as afirmações 1 e HI. C) Estão corretas as afirmações I e TI. D) Todas as afirmações estão corretas. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 50Código: 9010651

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

África do Sul.b Aspectos do apartheid sul-africano na segunda metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes. CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: Africa desde 1935. Brasília: Unesco, 2010. A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam (A) bloquear as manifestações violentas dos bôeres. atender às disposições jurídicas internacionais. fomentar as divisões étnicas da oposição. (C) suprimir as organizações dissidentes atuantes. (E) aliciar as lideranças tribais nativas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UERJ - 2021)Número Original: 56Código: 10203236

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

África do Sul.b Questões com imagens (Hist.) Rupturas e continuidades socioeconômicas após o fim do regime do apartheid na África do Sul .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2021
Exibir texto da questão

| A Áfricado Sul comemora, em 11 de fevereiro de 2020, o 30º aniversário da saída de Nelson Mandela da prisão. “O dia 11 de fevereiro de 1990 sempre será lembrado como um dos dias mais memoráveis da história do mundo, não apenas da história da África do Sul. O dia em que Madiba foi libertado foi o dia em que todos sabíamos que o apartheid estava morto”, disse o atual presidente Ramaphosa à multidão que se reuniu para ouvi-lo. Adaptado de noticias.r7.com, 11/02/2020. Perto de Joanesburgo, uma autoestrada separa duas comunidades contrastantes: o bairro burguês majoritariamente branco de Primrose e a povoação de Makause, onde os mineiros desempregados se apropriaram de terras na década de 1990. Quase todos os seus moradores são negros. Há 30 anos, a libertação de Nelson Mandela, na África do Sul, significou que o regime de apartheid “estava morto”, conforme a reportagem. Na atualidade, a fotografia aérea de logradouros da cidade de Joanesburgo representa a seguinte herança desse regime: (A) rigidez do planejamento urbano (B) modernização do transporte público (C) aprimoramento do manejo ambiental ( D) permanência da segregação espacial


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP - 2019)Número Original: 88Código: 6983287

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Significados dos eventos históricos na construção e desenvolvimento da democracia sul-africana no final do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul-africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela. Esse acontecimento esportivo (A) é um dos marcos do fim do Apartheid, devido à constituição de uma primeira seleção multirracial representando a África do Sul. (B) tornou-se uma das justificativas para o veto à participação da África do Sul em eventos esportivos devido à proibição da presença de atletas brancos. (C) permitiu a vitória eleitoral de Mandela, apoiado massivamente pelos bôeres insuflados pelo nacionalismo sul-africano. (D) desencadeou uma série de conflitos raciais entre negros e brancos devido às rivalidades entre os atletas da seleção sul-africana. (E) foi realizado graças a um esforço conjunto de Nelson Mandela e de Frederik de Klerk, agraciados, por isso, com o prêmio Nobel da Paz.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?