Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • África nos séculos XX e XXI.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR - 2019)Número Original: 4Código: 7945580

Segunda Fase

Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Aspectos do apartheid sul-africano na segunda metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o excerto do documento abaixo: CARTA DA LIBERDADE (Charter of Freedom) , Adotada no Congresso do Povo, em Kliptown, em 26 de junho de 1955 (Africa do Sul) Nós, o Povo da África do Sul, declaramos para o conhecimento de todo nosso país e para o mundo: Que a África do Sul pertence a todos que nela vivem, negros e brancos, e que nenhum governo pode reivindicar autoridade legítima a menos que esteja baseado na vontade do povo; Que nosso povo tem sido privado de seu direito à terra, à liberdade e à paz por uma forma de governo fundada na injustiça e na desigualdade; Que nosso país nunca será próspero ou livre até que nosso povo viva em irmandade, desfrutando de direitos e oportunidades iguais; Que somente um estado democrático, baseado na vontade de todo o povo, pode assegurar a todos seus direitos natos sem distinção de cor, raça, sexo ou crença; E por isso, nós, o povo da Africa do Sul, negros e brancos [...] adotamos essa Carta da Liberdade; E juramos lutar juntos, sem poupar nenhuma força ou coragem, até que as mudanças democráticas determinadas aqui sejam conquistadas. [...] (Tradução livre - Fonte: . Acesso em 31 de agosto de 2018). Identifique a forma de governo que é criticada nesse documento e defina o funcionamento de sua política de atuação em relação a brancos e a negros na África do Sul, entre 1948 e 1994. Em seguida aponte um fator externo e um fator interno à África do Sul que levaram ao término dessa forma de governo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(USP- SP - 2019)Número Original: 5Código: 6991069

Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos e características do reino da Etiópia e suas diferenças em relação aos demais países da África no século XIX.g Aspectos da diáspora africana na Idade Moderna e suas ressignificações para os afrodescendentes inspirados no imperador Haile Selassie Construção do imaginário no culto à personalidade do imperador da Etiópia Selassie relacionado aos descendentes do rei Salomão.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

As letras das canções abaixo fazem menção ao rei Haile Selassie (1892-1975), que governou a Etiópia entre 1916 e 1930, como regente, e entre 1930 e 1974, como imperador. Haile Selassie Selassie é a Capela (...) Haile Selassie é a Capela Rastafári Poder da Trindade (Trindade, Trindade é Ele) Concentre-se nessa direção Sirva o Deus vivo e viva (Deus vivo e vivo) Leve seus problemas para Selassie Ele é o único Rei dos Reis (Rei dos Reis, o Rei dos Reis é ele) Conquistando o Leão de Judá Foi reconhecido pelo povo Triunfalmente, todos nós devemos cantar (todos devem cantar, todos Rude boys na população devem cantar) Foi condecorado o mais novo ras! (...) Rastafári da libertação Ele nasceu na Etiópia Descendente do rei Salomão Buscou verdade e as respostas Na Babilônia da escravidão Bob Marley. Álbum The complete Bob Marley & The Wailers (1967-1972) v.1, Jad Haile Selassie é! Records, 1997. Tradução livre. (...) Natural Mystic. Álbum Salve Roots, 2016. Industrial Music Com base nas canções e em seus conhecimentos, responda ao que se pede. a) Explique a relação entre a descendência do rei Salomão atribuída a Selassie e a construção religiosa do culto à sua personalidade. b) Selassie foi cultuado por afrodescendentes estabelecidos fora do continente africano, em um processo conhecido como “diáspora negra”. Explique esse processo. c) No século XIX, a situação da Etiópia contrastava com a imensa maioria do continente africano. Explique tal situação.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(ETEC - 2017)Número Original: 28Código: 7808818

Primeiro semestre

África.b Aspectos e características das relações históricas entre a África e o Ocidente e suas consequências para o continente nos séculos XX e XXI
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ETEC 2017
Questão de Vestibular - ETEC 2017
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo, observado no continente de origem da escritora, de uma forma de dominação de um povo sobre outros. (A) (B) A escravidão, que obrigou habitantes da Ásia a se refugiarem em outros países no início do século XX. A imposição do uso do latim, tanto em transações comerciais quanto na vida política da Ásia do século V. O imperialismo, que dividiu territórios da África entre as potências europeias a partir do final do século XIX. A adesão de um único modelo de governo, que obrigou adoção de uma única religião na África do século XVIII. O regime do apartheid, que promoveu a segregação racial em países africanos como Nigéria e Haiti, no século XIV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(URCA - 2021)Número Original: 13Código: 11707069

Segundo Semestre - Segundo Dia

África do Sul.b Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

Il. Il. A Africa do Sul, pais do continente afri- cano, ficou conhecida pelo regime com uma rigorosa le- gislação separatista denominada " Apartheid". Tal polí- tica iniciou-se em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. Dentre elas destacamos: 1948 - Lei de Proibição de Casamentos Mistos (entre ne- gros, brancos e mestiços). 1950 - Emenda à Lei de Imoralidade: tornou ato crimi- noso uma pessoa branca ter relações sexuais com uma pessoa de raça diferente. A Lei de Supressão ao Comunismo: eliminava qualquer partido de oposição ao governo que o governo decidisse catalogar como "comunista". 1953 - Lei de Reserva de Benefícios Sociais Separados: proibiu pessoas de diferentes etnias de usar as mesmas instalações públicas como bebedouros, banheiros e assim por diante. 1971 - Lei de Cidadania da Pátria Negra: mudou o esta- tuto dos nativos das *pátrias” de forma que eles não fos- sem mais considerados cidadãos da África do Sul, não tendo assim mais nenhum direito associado a essa cida- dania. Sobre a derrota da política do Apartheid e seu fim na África do Sul: No ano de 1987, Margaret Thatcher, então primeira-ministra do Reino Unido, se opôs à adoção de sanções ao governo da África do Sul, na reunião internacional do Commonwe- alth em Vancouver, Canadá, em outubro de 1987, além de se recusar em estabelecer negociações com o Congresso Naci- onal Africano (CNA). A principal força política de apoio dos negros ao Apartheid era o Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nel- son Mandela, que participou dos governos da África do Sul entre 1962 e 1990. A principal força de oposição interna ao Apartheid foi o Congresso Nacional Africano (CNA), influenciado pelas re- beliões populares e revoluções soc: que ocupavam um crescente espaço na vida política africana nos anos 60 e 70 do século XX. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação 1 está correta. B) Estão corretas as afirmações 1 e HI. C) Estão corretas as afirmações I e TI. D) Todas as afirmações estão corretas. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP - 2022)Número Original: 65Código: 11677433

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

África.b Processos e fatos históricos sobre a guerra civil em Ruanda na década de 1990 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
Exibir texto da questão

Texto 1 Minha pele, Luanda Antessala, Aruanda Tipo T'Challa, Wakanda Veneno Black Mamba Bandoleiro em bando Qué o comando dessas banda? 'Sa noite cês vão ver mais sangue Do que Hotel Ruanda Texto 2 Não sei onde ela tinha ido à escola, mas ela sabia ler e escrever. Saber escrever era algo perigoso se você tinha um pai exilado no Burundi. Logo começam a suspeitar que está se correspondendo com os tutsis que preparam seu retorno a Ruanda, que você é uma espiã dando informações aos que estão desse lado da fronteira e poderia facilitar a volta dos tutsis. Esses textos foram retirados, respectivamente, da música “Pantera Negra”, de Emicida, e do livro “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga, e fazem referência à guerra civil em Ruanda. Sobre esse conflito, é correto afirmar: A) Ocorrido no início do século XX, teve como principal estopim a disputa por recursos minerais no território de Ruanda, na divisa com Senegal. B) Ex-colônia belga e inglesa, Ruanda conquistou sua independência com auxílio norte-americano nos anos 2000, desencadeando a guerra civil. C) Trata-se de um conflito resultante da disputa entre diferentes grupos religiosos, que resultou na morte de mais de 800 mil Hutus e Tutsis. D) Apoiados pelos russos e pelos franceses, os Tutsis tomaram o poder com um golpe de estado na década de 1970, iniciando as tensões que resultaram na guerra civil. E) Ocorrido na década de 1990, teve como origem a disputa étnico-cultural (Tutsis e Hutus) nos territórios de Ruanda e Burundi.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?