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1(USP- SP - 2013)Número Original: 1Código: 4877

Segunda fase - Terceiro dia

Arte Gótica na idade média Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - USP 2013
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Leia o texto e examine a imagem. A arte gótica reúne e desenvolve os fermentos novos [..] € os organiza em sistema; e esse sistema tem um lugar seguro na mais vasta organização do saber. G.C. Argan. História da arte italiana. Da Antiguidade a Duccio. São Paulo: Cosac & Naif, 2003, v. 1, p. 337. Adaptado. a) Identifique, a partir da imagem, dois elementos característicos do chamado estilo gótico. b) Do ponto de vista cultural, apresente e explique uma característica do “sistema”, que, segundo o texto, “tem um lugar seguro na mais vasta organização do saber”. Abadia de Fossanova (Itália), interior, iniciada em 1187 e consagrada em 1208.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UFPR - 2023)Número Original: 3Código: 13024308

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de História

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e culturais do barroco no período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Leia o excerto do historiador Victor-Lucien Tapié sobre o movimento artístico barroco: “Até o fim do século XVIII, o barroco, enquanto refluía na Europa, tomava um novo impulso na América, por tão numerosas e curiosas obras, pela história da arquitetura e da arte monumental, um imenso campo de estudo apenas esboçado.” TAPIÉ, Victor-Lucien. O barroco. São Paulo: Cultrix: Ed. da USP, 1983. p. 84. Segundo os conhecimentos sobre História da Europa no período moderno e História da América portuguesa, responda o que se pede. Relacione o surgimento das expressões culturais do barroco ao seu contexto histórico religioso europeu, destacando duas características das produções barrocas. Considerando que o excerto acima refere-se ao movimento barroco na América, explique o contexto econômico de surgimento e desenvolvimento do barroco no período colonial da América portuguesa, na segunda metade do século XVIII.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 26Código: 12924

Verão

Barroco - Brasil Colonial (História)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
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INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre o Barroco brasilei- ro do Período Colonial. A arte do Barroco surgiu, no contexto de reorga- nização da Igreja Católica, pela necessidade de expandir a fé cristã no Novo Mundo. O Barroco baiano produziu igrejas de pequeno porte e de decoração austera, devido à deca- dência da economia do açúcar. A riqueza advinda da mineração possibilitou o florescimento do Barroco mineiro, cujos mestres e artistas, vários deles mestiços, introduziram elementos originais da cultura local (negra e indígena). Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho de Vila Rica, foi um dos mais destacados escultores e decoradores do período, tendo produzido uma das obras mais importantes do barroco brasilei- ro no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG). Estão corretas apenas as alternativas A) B) Cc) D) E) tell. lelll. I, Ile lv. He lll. lle lV.


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4(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 48Código: 17721

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Arte no Período Colonial
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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O altar Mor da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, acima reproduzido, pode ser apontado como um bom exemplo do Barroco brasileiro (século XVIII) ou Rococó. Acerca do tema, assinale a alternativa correta. a) b) e) d) Esse movimento artistico foi importante instrumento didatico de propaganda evangelizadora utilizado pela Igreja Católica, nesse contexto. A arte foi uma das prioridades da administração metropolitana no Brasil, uma vez que permitia o desenvolvimento de nossa identidade nacional. O artista português Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi enviado ao Brasil para influenciar a arte brasileira a partir de características das matrizes portuguesas. Não existiu qualquer influência da arte europeia nas manifestações artísticas coloniais, sendo, essas, consideradas importantes focos de resistência ao domínio metropolitano. Não existe relação entre o ciclo do ouro e o movimento artístico em questão, uma vez que a Igreja Católica proibia aos fiéis qualquer atividade que gerasse lucro excessivo.


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5(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 34Código: 4463

Primeira Fase - Prova Q e Z

Barroco - Brasil Colonial (História) História da Arte (Brasil) Intradisciplinar UFO (História)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.) Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras ‘de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.


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