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1(UFU - 2022)Número Original: 84Código: 12917824

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Debates sociológicos sobre as influências de Durkheim nos trabalhos e pesquisas dos sociólogos do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Ao analisar os sistemas de classificação que garantem a preeminência da mão direita, o sociólogo Robert Hertz, aluno de Durkheim, afirma: Portanto, não é porque seja fraca, ou sem poder, que a mão esquerda é desprezada: o contrário é verdade. Esta mão é submetida a uma verdadeira mutilação, que apesar disso não é marcada porque afeta a função e não a forma externa do órgão, porque é fisiológico e não anatômica. Os sentimentos de um canhoto, numa sociedade atrasada, são análogos àqueles de um homem não circuncisado em sociedades nas quais a circuncisão é lei. O fato é que não se aceita ou se cede à desteridade como uma necessidade natural: ela é um ideal ao qual todos precisam conformar-se e o qual a sociedade nos força a respeitar por meio de sanções positivas. HERTZ, Robert. A preeminência da mão direita: um estudo sobre a polaridade religiosa. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 6, p. 99-127, 1980. Essa passagem demonstra a influência da teoria de Durkheim, considerando que Robert Hertz, autor do trecho, A) leva em conta o papel da coerção social como força originada pela livre associação entre indivíduos. B) denuncia o caráter arbitrário e preconceituoso dos fatos sociais, causador da anomia social. C) alinha-se à ideia de que os valores e representações sociais podem ser analisados objetivamente, a partir da dinâmica social. D) concebe a vida social como uma entidade superior e perfeita, embora subordinada à dimensão biológica.


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2(UFU - 2022)Número Original: 85Código: 12917825

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Conceitos sociológicos sobre a produção humana no modo de produção capitalista na obra de Karl Marx .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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O futuro terá menos empregos e mais trabalho [...]. Com o passar dos anos, os vínculos empregatícios começam a ser desfeitos, abrindo espaço para outras formas de gerar renda que não exigem presença física do funcionário. [...] Formatos tradicionais serão substituídos por contratos esporádicos e temporários, em que o vínculo entre as partes se encerra após a entrega. O expert pode trabalhar em dois, três lugares diferentes participando de projetos distintos. RODRIGUES, Robson G. Tecnologias alteram modelos de trabalho, que passam a ser mais flexíveis. Correio Braziliense, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. Temos de reconhecer que nosso trabalhador sai do processo de produção diferente de quando nele entrou. [...] O contrato pelo qual ele vende sua força de trabalho ao capitalista prova — por assim dizer, põe o preto no branco — que ele dispõe livremente de si mesmo. Fechado o negócio, descobre-se que ele não era “nenhum agente livre”, que o tempo de que livremente dispõe para vender sua força de trabalho é o tempo em que é forçado a vendê-la, que, na verdade, seu parasita não o deixará “enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue para explorar”. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I. p. 373-374. A partir da comparação entre a notícia sobre o avanço do modelo de trabalho flexível e as considerações de Marx acerca da posição do trabalhador no mercado capitalista, é correto concluir que, na perspectiva marxista, A) a liberdade de escolha do local em que se realiza o trabalho impede a alienação em relação ao que é produzido. B) as formas flexíveis de trabalho podem aumentar a jornada de trabalho ao eliminarem a distinção entre tempo livre e tempo de trabalho. C) as novas tecnologias possibilitaram a flexibilização da jornada de trabalho, valorizando os direitos trabalhistas. D) os novos modelos de trabalho resolvem a contradição entre trabalho e lazer.


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3(UFU - 2022)Número Original: 86Código: 12917826

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações sociológicas sobre o conceito de dominação no pensamento de Max Weber .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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O princípio carismático de legitimidade, interpretado em seu sentido original como autoritário, pode ser reinterpretado como antiautoritário, pois a vigência efetiva da autoridade carismática repousa, na realidade, inteiramente sobre o reconhecimento dos dominados condicionado por ratificação [...]. WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: Unb, 1994. v. 1. p. 176. Essa análise sobre a relação entre carisma e democracia reflete a preocupação de Max Weber em A) definir a coerção social e a racionalidade como fundamentos de toda forma de poder. B) provar como a burocracia em regimes democráticos nega qualquer crença como fundamento da dominação. C) demonstrar como o autoritarismo se torna legítimo ao se basear exclusivamente no controle violento dos dominados. D) apresentar como toda forma de dominação necessita de uma justificativa para se legitimar entre os dominados.


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4(UEG - 2016)Número Original: 49Código: 9578082

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Epistemologia da Sociologia.g
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Questão de Vestibular - UEG 2016
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Karl Marx e Emile Durkheim são considerados autores clássicos da sociologia. Ambos discutiram a questão das representações. A esse respeito, tem-se o seguinte: a) para Marx, as representações são sempre verdadeiras, tais como a religião e as ideologias vigentes. oO para Marx, as representações são expressões, falsas ou verdadeiras, das relações sociais. O ) para Durkheim, as representações coletivas são categorias inatas do pensamento tal como Kant as concebeu. O para Durkheim, as representações coletivas são sempre falsas, tais como o totemismo e a religião.


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5(UECE - 2023)Número Original: 33Código: 12798193

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Fundamentos teóricos sobre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica no pensamento sociológico de Émile Durkheim .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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O conceito de solidariedade em Durkheim significa a maneira como as sociedades estabelecem as funções de cada indivíduo e de cada instituição e é o que faz manter a coesão social. Para Durkheim, as sociedades tradicionais são caracterizadas pela organização de um tipo de solidariedade denominada “mecânica”, e as sociedades modernas organizam- se sob a forma de uma solidariedade chamada “orgânica”. Nas sociedades de solidariedade mecânica, os indivíduos vivem de maneira semelhante e, geralmente, ligados por crenças e sentimentos comuns. Existe, nesse tipo de solidariedade, maior consciência coletiva, menos complexidade na divisão do trabalho, mais proximidade entre os seus membros e mais controle sobre as condutas de todos. Diferentemente, nas sociedades de solidariedade orgânica — típicas do mundo moderno —, são muitas as funções e as atividades de indivíduos e instituições sociais, e isso provoca mais complexidade na divisão do trabalho e, assim, o desenvolvimento de menos consciência coletiva e mais isolamento individual. O que mantém coesas as sociedades modernas é a grande interdependência entre as atividades dos membros dessas sociedades. Partindo do exposto, marque a alternativa correta. A) Nas sociedades de solidariedade mecânica, as normas e os costumes morais são mais relaxados, o que incentiva mais individualização. B) Nas sociedades de solidariedade orgânica, a forma como acontece a divisão social do trabalho é que mantém a coesão entre seus membros. C) Nas sociedades modernas com mais divisão do trabalho, há mais coletividade e é maior o grau de controle social sobre cada indivíduo. D) Agrande interdependência das funções divididas de cada membro das sociedades tradicionais é o principal elemento de coesão social.


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