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1(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 13Código: 4779

Segunda Fase

Teatro na Grécia Clássica Intradisciplinar Surgimento da Filosofia Helenismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Nada é mais presente na vida cotidiana da coletividade do que a oratória, que partilha com o teatro a característica de ser a manifestação cultural mais popular e mais praticada na Atenas clássica. A civilização da Atenas clássica é uma civilização do debate. As reações dos atenienses na Assembléia eram influenciadas por sua experiência como público do teatro e vice-versa. Trata-se de uma civilização substancialmente oral. O grego era educado para escutar. O caminho de Sócrates a Aristóteles ilustra perfeitamente o percurso da cultura grega da oralidade à civilização da escrita, que corresponde, no plano político e social, à passagem da cidade-estado ao ecumenismo helenístico. (Adaptado de Agostino Masaracchia, “La prosa greca del V e del IV secolo a.C.”. In: Giovanni D'Anna (org.). Storia della letteratura greca. Roma: Tascabile Economici Newton, 1995, p. 52-54.) a) Estabeleça relações entre o modelo político vigente na Atenas clássica e a importância assumida pelo teatro e pela oratória nesse período. b) Aponte características do período helenístico que o diferenciam da Atenas clássica.


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2(UNESP - 2019)Número Original: 1Código: 6988725

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos da condição política, social e econômica da mulher ateniense na Grécia antiga .f Representações artísticas no século XX referentes à sociedade ateniense da Grécia antiga.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas Cadenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas Quando eles embarcam, soldados Elas tecem longos bordados Mil quarentenas E quando eles voltam sedentos Querem arrancar violentos Carícias plenas Obscenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar o carinho De outras falenas Mas no fim da noite, aos pedaços Quase sempre voltam pros braços De suas pequenas Helenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas Elas não têm gosto ou vontade Nem defeito nem qualidade Têm medo apenas Não têm sonhos, só têm presságios O seu homem, mares, naufrágios Lindas sirenas Morenas [...] Cite duas referências míticas presentes na canção. (Chico Buarque, letra e música, 1989.) Identifique duas características da condição da mulher na Atenas antiga, citando o trecho da canção que as menciona.


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3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 13Código: 6991593

Segunda Fase

Causas e consequências da perseguição do imperador Justiniano às correntes de pensamento não cristãs.g Aspectos e características do pensamento filosófico de Hipátia no contexto do neoplatonismo no Egito dominado pelos romanos.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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13. Havia em Alexandria uma filósofa chamada Hipátia que foi admitida na escola de Platão, demonstrando competência para ensinar as ciências a todos os que o desejassem. Hipátia interrogava: “Por que as estrelas não caem do céu?” E respondia: “Porque seguem a rota mais perfeita, que é o círculo do céu em torno da Terra, que, por sua vez, é centro do cosmos.” Acreditando nesta tradição e movida pela curiosidade, ela instigava: “Se você não questiona aquilo em que acredita, não pode acreditar.” Além disso, acrescentava: “Eu acredito na filosofia e é preciso nos livrarmos de todas as ideias preconcebidas de qualquer natureza.” Na história da filosofia, Hipátia é considerada uma expoente do neoplatonismo. A oposição entre o neoplatonismo e o cristianismo teria marcado o tempo em que ela viveu. Para o filósofo Pierre Hadot, o neoplatonismo foi um foco de resistência ao cristianismo. Essa resistência continuou até 529, quando o imperador Justiniano proibiu os pagãos de ensinar, fechou as escolas filosóficas de Atenas e passou a perseguir filósofos em Alexandria. Nesse contexto, a matemática Hipátia foi assassinada em 415, em Alexandria, por cristãos fanáticos. (Adaptado de Salma Tannus Muchail, Notícias de Hipátia. Labrys, estudos feministas, v. 23, jan./jun. 2013. Disponível em https:/Avww .labrys.net.br/ labrys23/ filosofia/salma.htm. Acessado em 10/07/2017.) A partir do texto acima e de seus conhecimentos históricos e filosóficos, a) identifique dois princípios filosóficos defendidos por Hipátia; b) aponte e explique uma motivação do imperador Justiniano para perseguir correntes de pensamento não cristãs.


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4(USP- SP - 2009)Número Original: 1Código: 5974

Segunda Fase

Teatro na Grécia Clássica Competições e Esportes na Grécia Clássica
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Questão de Vestibular - USP 2009
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No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma Olimpíada. No mundo, peças teatrais estão sendo continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpíadas e teatro (ocidental) foram uma criação da Grécia antiga. Discorra sobre a) o significado dos jogos olímpicos para os antigos gregos; b) as características do teatro na Grécia antiga.


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5(FGV - SP - 2015)Número Original: 1Código: 6348647

Primeiro Semestre - Administração - Módulo Discursivo - Administração Pública

Semelhanças e diferenças entre o Cristianismo e o Judaísmo no contexto político e cultural da Mesopotâmia antiga .f Aspectos políticos, sociais e econômicos do Império romano na Antiguidade Clássica .f Itália.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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De fato, era João Batista um verdadeiro profeta, iluminado, irascível e veemente, em revolta declarada contra as hierarquias política e religiosa judaicas. Líder de uma seita milenarista, anunciava a iminência do Reino, mas sem reivindicar o título de Messias. O seu apelo foi coroado de grande êxito. Entre as pessoas que, aos milhares, acorriam de toda a Palestina para receber o batismo, encontrava-se Jesus, originário de Nazaré, na Galileia. Segundo reza a tradição cristã, João Batista reconheceu nele o Messias. jiosas. De Gautama Buda ao Triunfo do Cristianismo. io de Janeiro: Zahar Editores, 1983, tomo ll, vol. 2, p. 98. ELIADE, M. Historia das crenças e das ideias rel Trad, A Explique a vinculação originária entre o Cristianismo e o Judaísmo. B Apresente duas características políticas do Estado Romano à época do surgimento do Cristianismo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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