Nada é mais presente na vida cotidiana da coletividade do que a oratória, que partilha com o teatro a característica
de ser a manifestação cultural mais popular e mais praticada na Atenas clássica. A civilização da Atenas clássica é
uma civilização do debate. As reações dos atenienses na Assembléia eram influenciadas por sua experiência como
público do teatro e vice-versa. Trata-se de uma civilização substancialmente oral. O grego era educado para escutar.
O caminho de Sócrates a Aristóteles ilustra perfeitamente o percurso da cultura grega da oralidade à civilização da
escrita, que corresponde, no plano político e social, à passagem da cidade-estado ao ecumenismo helenístico.
(Adaptado de Agostino Masaracchia, “La prosa greca del V e del IV secolo a.C.”. In: Giovanni D'Anna (org.). Storia della letteratura greca. Roma: Tascabile Economici
Newton, 1995, p. 52-54.)
a) Estabeleça relações entre o modelo político vigente na Atenas clássica e a importância assumida pelo teatro e pela
oratória nesse período.
b) Aponte características do período helenístico que o diferenciam da Atenas clássica.